Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Você estuda!


Cartografia: A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. Na cartografia, as representações de área podem ser acompanhadas de diversas informações, como símbolos, cores, entre outros elementos. A cartografia é essencial para o ensino da Geografia e tornou-se muito importante na educação contemporânea, tanto para as pessoas atenderem às necessidades do seu cotidiano quanto para estudarem o ambiente em que vivem. Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O mais antigo mapa já encontrado foi confeccionado na Suméria, em uma pequena tábua de argila, representando um Estado. A confecção de um mapa normalmente começa a partir da redução da superfície da Terra em seu tamanho. Em mapas que figuram a Terra por inteiro em pequena escala, o globo se apresenta como a única maneira de representação exata. A transformação de uma superfície esférica em uma superfície plana recebe a denominação de projeção cartográfica.

Geodésia: Geodésia é a ciência que se ocupa da determinação da forma, das dimensões e do campo de gravidade da Terra. Seus dados e informações são necessários porque servem como referências precisas a diversos projetos de engenharia - construção de estradas, pontes, barragens, etc. -, mapeamento, geofísica, pesquisas científicas, dentre outros. Quem coordena as atividades geodésicas no Brasil é o IBGE, instituição responsável no país por essas atividades. Suas ações caracterizam-se pela implantação e manutenção do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB). As atividades geodésicas têm experimentado uma verdadeira revolução com o advento do Sistema de Posicionamento Global (GPS). A capacidade que este sistema possui de permitir a determinação de posições, estáticas ou cinemáticas, aliando rapidez e precisão muito superiores aos métodos clássicos de levantamento, provocou a necessidade de revisão das características do SGB. A implantação da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) representa a conseqüência desta rediscussão. Com o seu funcionamento, os usuários de informações do IBGE passarão a contar com uma infra-estrutura ativa e compatível com os métodos atuais de posicionamento baseados no GPS. Entretanto, a componente altimétrica do SGB ainda não está totalmente contemplada, em virtude de desconhecermos com suficiente precisão a forma real da Terra (geóide). Com isto, há a necessidade de concentrar-se esforços nas atividades de nivelamento geodésico, de maregrafia e de gravimetria, que levarão a um maior conhecimento do geóide, com todas as suas anomalias, segundo a escala dos geodesistas. Será possível, então, o uso da ferramenta GPS em um espectro mais amplo de aplicações onde se busca preferencialmente a determinação dos valores de altitude.


Bioengenharia: A bioengenharia é considerada uma ciência que adapta equipamentos elétricos, eletrônicos e mecânicos em seres vivos. É uma área de conhecimento interdisciplinar apoiada na Medicina, Biologia, Fisioterapia, Matemática, Física, Química e na própria Engenharia.
Tem por objetivo oferecer sustento e suporte à vida, por meio da construção de órgãos artificiais, instrumentos médicos e biomateriais. A bioengenharia se expande conforme o aumento por equipamentos para a saúde de pacientes.
A Engenharia Biomédica desenvolve dispositivos, softwares e instrumentações em tratamentos e pesquisas. A Bioengenharia desenvolve modelos quantitativos de fenômenos biológicos, como por exemplo, protótipos que dão assistência à circulação sanguínea.
No Brasil, a bioengenharia atua mais em hospitais, em laboratórios de análises clínicas e na indústria que produz para a instrumentação hospitalar, biológica e na área da engenharia biológica. Esta indústria aparelha os hospitais com centros cirúrgicos com toda aparelhagem avançada e dispositivos que substituem por um tempo ou permanentemente um órgão.

Fonte: Só Geografia
GeoMundo
InfoEscola

Um comentário:

  1. Nossa cara, meus parabens, eu sou aluno de engenharia mecanica e achei seu blog sensacional, nao pare, ele eh fundamental pra aqueles que ainda nao sabem o que querem fazer ou ate mesmo aqueles que ja estao na faculdade mas queriam mais informacoes sobre o curso e a profissao, parabens (y)

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem aqui!