Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Engenharia Aeronáutica

É o ramo da engenharia que se ocupa do projeto e da manutenção de aeronaves e do gerenciamento de atividades aeroespaciais. Este profissional atua na projeção e na construção de todos os tipos de aeronave, como aviões, helicópteros, foguetes e satélites, tendo um papel fundamental para a segurança de qualquer voo. O engenheiro aeronáutico é o responsável pelo processo de manutenção, pela realização de reparos e pelas inspeções periódicas da estrutura e dos equipamentos, como asas, motores e fuselagem. Também é responsável por cuidar dos sensores e instrumentos de controle. Além de fabricar aviões, pode gerenciar obras e serviços ligados à infraestrutura aeronáutica, como a construção de aeroportos, o planejamento de linhas e o gerenciamento de tráfego aéreo. Especializado em todo tipo de veículo aéreo, desde pequenos aviões, até grandes naves espaciais, o profissional de Engenharia Aeronáutica também pode trabalhar em uma série de setores ligados a atividade aérea, tais como o projeto de novos aeroportos, ampliação de aeroportos já existentes e o gerenciamento do fluxo do tráfego aéreo controlando os aviões que pousam, decolam e voam.

O curso
O vestibular para Engenharia Aeronáutica é um dos mais concorridos do país. O curso de Engenharia Aeronáutica é um curso tem uma forte carga de matérias exatas. Nos dois primeiros anos, onde é feita a formação básica do engenheiro aeronáutico será estudado muito cálculo, desenho técnico e principalmente física ( resistência dos materiais, termodinâmica e aerodinâmica ). A partir do terceiro ano, começam as matérias específicas da Aeronáutica tais como tecnologia aérea, eletrônica, mecânica de vôo e dinâmica estrutural para aeronaves. Os dois anos de formação básica trazem bastante conteúdo das disciplinas física, química, matemática e computação. A partir do terceiro ano, começam as matérias tecnológicas, como eletrônica e dinâmica de sistemas de controle, além das específicas. Em aerodinâmica, o aluno estuda dinâmica de gases e fluidos. Em estruturas e materiais, ele passa a conhecer resistência de materiais, cálculo e dinâmica estrutural. E, em mecânica de voo, aprende dinâmica do voo, desempenho e estabilidade e controle. Em algumas escolas, o aluno pode optar por uma área de especialização, no terceiro ano. No fim do curso é obrigatório apresentar um trabalho de conclusão. O curso tem duração média de 5 anos.

O mercado de trabalho
Por se tratar de um curso de engenharia avançado e complexo, a Engenharia Aeronáutica está entre as carreiras de engenharia mais valorizadas do mercado. Uma boa oportunidade para os Engenheiros Aeronáuticos está na cidade de São Paulo, onde temos a maior frota de helicópteros do mundo.


2 comentários:

  1. Olá Galera da Engenharia!

    Neste sábado, dia 15/10, haverá em SP uma palestra chamada "O QUE SÃO FOGUETES"?. O evento será realizado na Alpha Channel, escola de Computação Gráfica e o palestrante será um aluno do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

    Após o dia 15, quem não for de SP poderá acessar ao material da palestra através de vídeo.

    Confiram: http://www.alphachannel.net.br/palestras/2012/09/o-que-so-foguetesu

    Os interessados deverão mandar e-mail para atendimento@alphachannel.net.br

    ResponderExcluir
  2. Aqui tem um ótimo material pra essa profissão, conceituadissimo só a nata da aviação focado em aerodinamica, ta no SCRIBD pra baixar é Facil faça uma conta depois envie algums Pdf`s para sua conta, cada pdf que enviar vc pode baixar outro e voçe pode baixar gratis o material que escolher eu indico essa apostila aqui

    https://pt.scribd.com/document/416383276/Fundamentos-de-Engenharia-Aeronautica

    bons estudos...

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem aqui!