Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

domingo, 7 de agosto de 2011

Engenharia de Minas

Esse é o ramo da engenharia que se ocupa da pesquisa, da prospecção, da extração e do aproveitamento de recursos minerais. O engenheiro de minas atua na área de tecnologia mineral, desde a prospecção (busca de depósitos minerais), a lavra (extração do minério) até o beneficiamento (processamento, separação e concentração do material extraído) para adequá-lo às especificações produtivas. Além de localizar jazidas, ele analisa o tamanho das reservas e a qualidade do minério no local. Estuda as possibilidades técnicas e econômicas da exploração do depósito mineral. Caso esta seja viável, elabora e executa o projeto de extração, escolhendo os equipamentos adequados e determinando os recursos humanos e materiais necessários ao trabalho. Em geral, o engenheiro de minas atua em companhias mineradoras, mas pode trabalhar também em pedreiras, construtoras de estradas e empresas de demolição. Lida com tecnologias de última geração e com reciclagem de produtos industriais ou com a prospecção de jazidas. A legislação ambiental exige que esse profissional tenha como objetivo minimizar o impacto da extração sobre o meio ambiente. A engenharia de minas é um dos mais antigos ramos da engenharia, mas, hoje em dia, é apenas uma das vertentes da engenharia geotécnica a qual tem um âmbito mais abrangente, atuando em todos os aspetos da interação da geologia com a engenharia e não apenas nos aspetos relativos à extração de minérios.
O Brasil devido ao seu tamanho tamanho continental e tipo de solo (rochas metamórficas, ígneas e sedimentares) é um país que tem um enorme potencial mineral. As maiores reservas minerais do Brasil são Ferro, Alumínio e Ouro. As regiões onde há mais potencial para descoberta e abertura de novas minas atualmente no Brasil são o Centro-Oeste e Amazônia, propiciando um vasto campo potencial para o trabalho de engenharia de minas.


O profissional
Pode atuar na abertura de vias subterrâneas, definindo a melhor técnica para extração de minerais, inclusive de água subterrânea; no beneficiamento e processamento, definindo os processos físico-químicos adequados à separação das substâncias que compõem o minério; na lavra, planejando e supervisionando a exploração de minas subterrâneas ou a céu aberto. Definir os métodos de remoção, transporte e estocagem do material extraído; na prospecção, trabalhando em atividades de localização de depósitos minerais com o uso, inclusive, de imagens colhidas por satélites, entre outras atividades.
Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).


O curso
Tem duração média de 5 anos. Nos primeiros anos, o aluno cursa as disciplinas básicas de engenharia. Nos anos finais, aprofunda-se o estudo das rochas e seu beneficiamento, com disciplinas de física, química, mineralogia, topografia, geologia e reciclagem de rejeitos e resíduos. Também são realizadas visitas a empresas de mineração. Durante todo o curso, é intensa a atividade em laboratórios de ensaios e em projetos de engenharia. O estágio supervisionado é obrigatório, assim como a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.



Fonte: Guia do Estudante
Wikipedia
Guia da carreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem aqui!