Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Você estuda!

Hidrometria: é um capítulo da Hidrologia que consiste na medição das grandezas que interessam ao estudo da água na natureza, como vazões (líquidas e sólidas) e níveis de água em rios, lagos e represas, índices pluviométricos (chuva) e outros parâmetros. Pode ser aplicada também em medições de água em estações de tratamento de água ou de esgotos. Diversos aparelhos podem ser usados para a hidrometria, sendo eles manuais ou automáticos.

Fotogrametria: é a técnica que permite efetuar medições rigorosas a partir de fotografias. Com fotografias aéreas verticais são obtidas medidas de posições de pontos que vão dar origem ao desenho de cartas topográficas. As fotografias aéreas são adquiridas com alguma sobreposição, o que origina, devido a diferentes perspectivas de um mesmo local, uma percepção das três dimensões do terreno, permitindo assim medir altitudes de forma rigorosa. A Fotogrametria recorre atualmente às tecnologias informáticas, fazendo todo o processamento sobre imagens digitais. Este fato permitiu uma grande evolução na aquisição de dados geográficos.

Eletrônica: é a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons têm papel fundamental.
Divide-se em Analógica e Digital porque suas coordenadas de trabalho optam por obedecer estas duas formas de apresentação dos sinais elétricos a serem tratados.
Numa definição mais abrangente, podemos dizer que a Eletrônica é o ramo da ciência que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de representar, armazenar, transmitir ou processar informações além do controle de processos e servo mecanismos. Sob esta ótica, também se pode afirmar que os circuitos internos dos computadores (que armazenam e processam informações), os sistemas de telecomunicações (que transmitem informações), os diversos tipos de sensores e transdutores (que representam grandezas físicas - informações - sob forma de sinais elétricos) estão, todos, dentro da área de interesse da Eletrônica.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem aqui!