Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Engenharia de pesca e Aquicultura

Pouco conhecida do grande público, a engenharia da pesca é uma profissão para quem gosta de trabalhar em equipe e aprecia atividades ao ar livre. É o setor da engenharia voltado para o cultivo, a captura e a industrialização de organismos aquáticos. O engenheiro de pesca estuda e aplica métodos e tecnologias para localizar, capturar, beneficiar e conservar peixes, crustáceos e frutos do mar. Entre as atividades de um engenheiro de pesca estão o planejamento e o gerenciamento das atividades pesqueiras voltadas para a industrialização e para a comercialização do pescado. Em aquicultura, atua na criação e na reprodução de peixes, crustáceos e moluscos em cativeiro. Dimensiona e implanta fazendas aquáticas em lagos, rios, barragens e no oceano.
A formação em engenharia de pesca é uma habilitação que integra a área das ciências agrárias e qualifica, em nível superior, profissionais para a intervenção técnico-científica em aqüicultura, pesca e tecnologia do pescado, bem como em atividades de pesquisa e extensão na área de biotecnologia e demais serviços voltados à aquicultura e pesca, constituindo-se, desta maneira, em uma área do saber que intervém na realidade com base científica própria.
Desta maneira, o engenheiro de pesca deve ser um profissional capaz de entender com clareza a dinâmica da realidade em que atua, para que possa propor efetivamente atividades que transformem o quadro atual dos produtores, industriais e pesquisadores envolvidos com atividades de pesca da região.

Mercado de Trabalho
Como a profissão ainda não é muito conhecida, as empresas acabam absorvendo a grande maioria dos profissionais logo no início da carreira. No Brasil, o grande pólo pesqueiro está no Nordeste, Norte e Sul. É importante saber que a mão-de-obra não se localiza somente no litoral, porque nosso país tem o maior potencial de água doce do mundo" As perspectivas do mercado são otimistas visto que o Brasil é um país muito jovem nesse tipo de atividade. Há opções de trabalho também no exterior e a maior dificuldade que os engenheiros de pesca encontram é a falta de reconhecimento da profissão, o que acaba dando espaço para biólogos, zoólogos e oceanólogos dentro da área. O salário inicial de um engenheiro de pesca varia entre R$ 1.700 a R$ 2.400.


O curso
O ensino da profissão é composto por disciplinas como cálculo, estatística, física e também com aulas de biologia, ecologia, bioquímica e biologia aquática. As aulas práticas, em laboratório e a bordo de barcos, ocupam boa parte da carga horária. Nelas, o aluno aprende técnicas de navegação, métodos de processamento do pescado e cultivo de peixes, moluscos e crustáceos. Para se formar é preciso fazer estágio e apresentar uma monografia. Sua graduação dura, em média, cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem aqui!