Fenômenos naturais como os tsunamis mostram o grande poder dos oceanos |
O homem ao longo do tempo vem explorando as mais variadas formas de fontes de energia. Porém uma destas ainda não é explorada. A energia marítima que possui um potencial teórico muito grande (em torno de 80.000 Terawatts por ano apenas para as ondas) encontra-se bastante atrasada.
Segundo estudos foram identificados quatro maneiras de converter a energia marítima em eletricidade limpa. São estas:
· Energia do movimento das ondas
· Energia das correntes marítimas e das marés
· Energia da temperatura da água quente e fria
· Energia da diferença de pressão entre água doce e salgada.
A energia das ondas e das marés está mais perto de ser comercializada, embora a tecnologia necessária para isto ainda não tenha sido identificada. Tecnicamente falando, a energia das marés já foi provada. Desde 1966, a central de energia das marés de La Rance, na França, tem produzido uma média de 600 Gigawatts de eletricidade por ano.
A energia marítima ainda tem um longo caminho pela frente, mas os governos agora oferecem tarifas feed-in (tarifas definidas pelos governos para incentivo às energias renováveis) e algumas empresas de energia anunciaram investimentos em desenvolvedores de energia marinha.
A chave do sucesso para a energia marítima será o suporte governamental apoiado pela iniciativa privada para manter a indústria funcionando.
Fonte: Perfil da energia eólica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua mensagem aqui!