Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Energia marítima: Uma fonte de energia ainda não explorada

Fenômenos naturais como os tsunamis mostram o grande poder dos oceanos
O homem ao longo do tempo vem explorando as mais variadas formas de fontes de energia. Porém uma destas ainda não é explorada. A energia marítima que possui um potencial teórico muito grande (em torno de 80.000 Terawatts por ano apenas para as ondas) encontra-se bastante atrasada. 

Segundo estudos foram identificados quatro maneiras de converter a energia marítima em eletricidade limpa. São estas: 
· Energia do movimento das ondas 
· Energia das correntes marítimas e das marés 
· Energia da temperatura da água quente e fria 
· Energia da diferença de pressão entre água doce e salgada. 

A energia das ondas e das marés está mais perto de ser comercializada, embora a tecnologia necessária para isto ainda não tenha sido identificada. Tecnicamente falando, a energia das marés já foi provada. Desde 1966, a central de energia das marés de La Rance, na França, tem produzido uma média de 600 Gigawatts de eletricidade por ano. 

A energia marítima ainda tem um longo caminho pela frente, mas os governos agora oferecem tarifas feed-in (tarifas definidas pelos governos para incentivo às energias renováveis) e algumas empresas de energia anunciaram investimentos em desenvolvedores de energia marinha. 

A chave do sucesso para a energia marítima será o suporte governamental apoiado pela iniciativa privada para manter a indústria funcionando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem aqui!