Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

domingo, 19 de junho de 2011

Engenharia de Petróleo e Gás

O bacharel em Engenharia de Petróleo, ou engenheiro de petróleo, tem como campo de atividade petroleiros, refinarias, plataformas marítimas e petroquímicas. Com seus conhecimentos em engenharia, geofísica, mineração e geologia, ele trabalha na descoberta de jazidas de petróleo e também em poços de gás natural. É da responsabilidade desse profissional desenvolver projetos que visem à exploração e à produção desses bens sem prejuízo ao meio ambiente nem desperdício de material. Além disso, cuida do transporte do petróleo e seus derivados, desde o local da exploração até a chegada na refinaria. É requisito da profissão conhecer a legislação internacional que regula as atividades ligadas ao petróleo e seus derivados.

O Curso
Aqueles que pretendem entrar neste curso estudarão disciplinas repletas de cálculos, principalmente nos dois primeiros anos. Física, química, geologia, geometria, álgebra, lógica, estatística, mecânica e fenômenos de transporte são algumas das disciplinas que fazem parte da grade curricular do estudante de engenharia de petróleo e gás. A partir do terceiro ano, entram matérias mais específicas, como fontes alternativas de energia, técnicas de exploração e refino do petróleo, prospecção de petróleo, matérias na indústria do petróleo, engenharia de reservatório, métodos de elevação, ciências dos materiais, entre outras. Na grade curricular também há disciplinas ligadas à gestão do negócio, como marketing, empreendedorismo, gestão ambiental e direito internacional. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios para se formar na graduação. Na UFBA (Universidade Federal da Bahia), o curso é uma habilitação de Engenharia de Minas.

Mercado de Trabalho
O Brasil é, atualmente, um dos 30 países do mundo com maior reserva de petróleo, a principal fonte de energia da nossa cadeia produtiva. O mercado do pré-sal está impulsionando a corrida para formar 250 mil novos profissionais até 2016 - entre eles, o engenheiro de petróleo. Com um salário médio inicial de R$ 3000, o egresso pode atuar ainda no setor de exportação e importação, lidando com vendedores e compradores, além de pesquisas de preços. O interessado em ingressar neste curso superior já deve ir procurando um curso de Inglês, já que as principais empresas do setor, mesmo as que atuam em território brasileiro, são estrangeiras. É grande a procura por esse profissional em toda a cadeia produtiva (exploração, extração, técnicas de perfuração, distribuição e importação e exportação do produto). Companhias como Ipiranga, Shell e Petrobras são os maiores empregadores desse engenheiro. Empresas que fabricam equipamentos para o setor, como a Halliburton e a Schlumberger, também empregam boa parte da mão-de-obra. O estado do Rio de Janeiro concentra o maior número de empregadores. Em cidades litorâneas de São Paulo, Espírito Santo e Bahia, a demanda vem crescendo, o que gera boas perspectivas para os profissionais que desejam atuar nessas regiões.

Onde estudar?

Instituições de ensino
Região Nordeste
Bahia
: FIB

Ceará: UFC
Paraíba: UFCG
Rio Grande do Norte: UNP
Sergipe: UFS; UNIT
Região Norte
Amazonas: UFAM


Região Sudeste
Espírito Santo
: UFES; UCL; UNES

Rio de Janeiro: UFF; UFRJ; UENF; PUC-Rio; UVA; UCP; Estácio
São Paulo: UNISANTA; UniSantos


Região Sul
Rio Grande do Sul: UFPel
Santa Catarina: UDESC

4 comentários:

  1. Para os que deseja se preparar da melhor forma possível para tentar um concurso público da Petrobras, na área de Engenharia de Petróleo, vou indicar um curso preparatório online muito bom:

    http://http://brengenheiro.com.br/

    Bons estudos!!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se o curso de engenharia de petróleo, gás e energia da FMU em São Paulo é bom. Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Apenas uma correção, Bahia (UFBA) e Alagoas (UFAL) também têm o curso de Engenharia de Petróleo.

    ResponderExcluir
  4. Apoio imensamente esta área. Trabalhando na indústria de petróleo mas sou de TI. Vivemos um momento com muitas oportunidades, podendo ser considerado como "uma nova Bacia de Campos". Diversas empresas estão ampliando os investimentos no Brasil e a Petrobras cresce com metas ambiciosas. Eu e um amigo estamos escrevendo sobre este assunto http://www.cursoogh.com.br/course/aulaopetrobrasengenharia/.

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem aqui!