Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

terça-feira, 21 de junho de 2011

Você estuda!

Mecânica dos Materiais: A Mecânica é uma ciência física aplicada que trata dos estudos das forças e dos movimentos. A Mecânica descreve e prediz as condições de repouso ou movimento de corpos sob a ação de forças. 
A finalidade da Mecânica é explicar e prever fenômenos físicos, fornecendo, assim, os fundamentos para as aplicações da Engenharia. 
A Mecânica é subdividida em três grandes ramos: Mecânica dos Corpos Rígidos, Mecânica dos Corpos Deformáveis e Mecânica dos Fluidos.
Os materiais têm uma natureza discreta, pois são constituídos por átomos e moléculas, se tratando de líquidos ou gases, ou, se tratando de sólidos, também por fibras, cristais, grânulos, associação de diferentes materiais, etc. As interações físicas entre estes constituintes determinam o comportamento dos materiais. À Mecânica dos Materiais interessa fundamentalmente o comportamento reológico, isto é, a maneira como o material se deforma quando sujeito à ação de forças.


Operações unitárias: As operações unitárias são os blocos individuais que compõem um processamento, que vai dar origem a um produto final a partir de uma certa matéria-prima. Cada uma possui técnicas comuns e está baseada nos mesmo princípios científicos, independente da matéria-prima ou do produto. Assim sendo, os processos podem ser estudados sistematicamente, de forma unificada e simples. Aqui, as operações unitárias que compõem os fluxogramas de processamento dos produtos descritos na seção anterior serão aprofundadas e discutidas, incluindo equipamentos e fabricantes respectivos. As operações unitárias podem ser classificadas de acordo com critérios variados. 
Na engenharia química e seus campos relacionados, uma operação unitária é uma etapa básica de um processo. No processamento de leite, por exemplo, homogenização, pasteurização, resfriamento, e empacotamento são as operações unitárias que estão interligadas a fim de criar o processo como um todo. Um processo tem várias operações unitárias presentes para que possa se obter produto desejado. As técnicas de projeto de operações unitárias são baseadas em princípios teóricos ou empíricos de transferência de massa, transferência de calor, transferência de quantidade de movimento, termodinâmica, biotecnologia e cinética química. Desta forma, os processos podem ser estudados de forma simples e unificada. Cada Operação Unitária é sempre a mesma operação, independente da natureza química dos componentes envolvidos. Por Exemplo: Transferência de calor é a mesma operação em um processo petroquímico ou em uma indústria de alimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem aqui!