Fenômenos de transporte: Fenômenos de Transporte é uma disciplina que envolve conceitos associados à Mecânica dos Fluidos, Termodinâmica e Transmissão de Calor. Os mesmos são comumente estudados por alunos de engenharia e outros interessados. Refere-se ao estudo sistemático e unificado da transferência de momento, energia e matéria.
Exemplo de fenômeno onde é possível observar a transferência de calor |
Os fenômenos de transporte podem dividir-se em dois tipos: transporte molecular e transporte convectivo. Estes, por sua vez, podem ser estudados em três níveis distintos: nível macroscópico, nível microscópico e nível molecular.
O estudo e a aplicação dos fenômenos de transporte é essencial para a engenharia contemporânea, principalmente nas áreas de engenharia mecânica, engenharia de alimentos e engenharia química.
O estudo e a aplicação dos fenômenos de transporte é essencial para a engenharia contemporânea, principalmente nas áreas de engenharia mecânica, engenharia de alimentos e engenharia química.
Pesquisa Operacional: A Pesquisa Operacional (PO) trata da modelagem matemática de fenômenos estáticos ou dinâmicos. É um ramo interdisciplinar da matemática aplicada que faz uso de modelos matemáticos, estatísticos e de algoritmos na ajuda à tomada de decisões. É usada sobretudo para analisar sistemas complexos do mundo real, tipicamente com o objectivo de melhorar ou optimizar a performance. Os problemas de PO existem desde longa data. Somente a partir da 2a Grande Guerra, todavia, passaram a ser tratados a partir de uma abordagem organizada, sendo organizados na forma de uma disciplina ou área do conhecimento. Os primeiros casos reportados de aplicação da POforam, em virtude de sua origem, de caráter militar. Somente após o final da Segunda Grande Guerra, problemas civis passaram a ser estudados pela PO. Dois eventos motivaram o rápido desenvolvimento da PO. O primeiro foi o desenvolvimento de um algoritmo simples para solucionar problemas de programação linear (isto é, problemas determinísticos de PO), denominado algoritmo simplex e proposto por George Dantzig em 1947. Tal algoritmo permitiu a resolução manual de diversos problemas de PO, especialmente aqueles de baixa complexidade. O segundo foi a proliferação dos microcomputadores e o rápido aumento em sua velocidade de processamento. Problemas de PO são usualmente modelados na forma de uma função objetivo (por exemplo, maximizar o lucro da empresa) e diversas restrições (associadas, por exemplo, à disponibilidade de matérias-primas, mão-de-obra, etc.).
Fonte: Pesquisa Operacional
Pesquisa Operacional - Wikipedia
Fenômenos de Transporte - Wikipedia
Fonte: Pesquisa Operacional
Pesquisa Operacional - Wikipedia
Fenômenos de Transporte - Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua mensagem aqui!