Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Engenharia Mecânica e algumas curiosidades

Desde a pré-história, o homem sempre procurou facilitar suas tarefas diárias, visando automatizá-las e reduzir seu trabalho. O emprego de dispositivos mecânicos - como os que hoje engenheiros mecânicos utilizam, porém com maior tecnologia e adaptados à realidade atual - remonta aos tempos antigos. Entre os primeiros exemplos destes sistemas, pode-se citar controles de vazão e nível nos reservatórios de água na Roma Antiga, o relógio mecânico inventado no século XII e a máquina aritmética da Pascal, do século XVII.
Com a Revolução Industrial, a mecanização ganhou novo fôlego e deu um salto tecnológico, com a criação de evoluídas máquinas de tecelagem, moagem, a vapor e até de criptografia, como a criação das gráficas de jornais (época do surgimento da imprensa).
Nos tempos atuais, o advento dos computadores e constante digitalização são fatores que mais contribuem para aplicação e modernização dos sistemas de controle desenvolvidos há centenas de anos pelo homem; e a engenharia mecânica tem importante espaço neste setor. Ela contribui com a concepção e manutenção de novos projetos que visem facilitar e acelerar o desenvolvimento tecnológico e humano.


Curiosidades sobre a mecânica de Leonardo DaVinci
  • Leonardo Da Vinci planificou várias máquinas voadoras, entre elas, o parafuso aéreo que inspirou o primeiro modelo de helicóptero!
  • Leonardo Da Vinci acreditava que a visão era o sentido mais importante de todos! Foi através da experiência empírica que este construiu grande parte da sua obra no ramo da engenharia e mecânica valorizando dessa forma uso dos sentidos. Os esboços de um tanque semelhante a uma tartaruga e os de um “Ornithopter” (máquina voadora com asas movíveis semelhantes as das aves) são alguns exemplos.
  • Leonardo da Vinci desenhou o que se pensa ser o primeiro fato de mergulho funcional do mundo, apesar de tal feito ter sido atribuído ao alemão Karl Heinrich Klingert em 1797.
  • Leonardo esboçou várias máquinas de guerra entre elas, um tanque de combate e catapultas de contra-peso e braço flexível, contribuindo assim para o avanço da engenharia militar.
    No entanto, apenas o fazia como meio de subsistência na medida em que mostrava um enorme desprezo pelas guerras humanas.

2 comentários:

Deixe sua mensagem aqui!