Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

terça-feira, 31 de maio de 2011

Fontes de energia renováveis

A energia eólica é um tipo de energia alternativa
No início do século XX o mundo começou a sofrer com a exploração de seus recursos naturais, bem como com a poluição da atmosfera e com a degradação do solo. Um exemplo da exploração desenfreada do homem é o petróleo que se antes era considerado uma fonte tradicional de energia, foi tão continuamente extraído que seus poços já começam a se esgotar, pouco menos de 100 anos após o início de sua utilização efetiva. Não só o petróleo, mas o carvão também é considerado um recurso esgotável, enquanto que a energia nuclear apresenta perigos resultantes de seus resíduos radioativos. Por esses motivos o uso das fontes tradicionais de energia tem entrado em declínio não só pelo fato de serem esgotáveis, mas por que estas são uma ameaça ao meio ambiente.
Frente a tudo isso surgiu as chamadas “fontes alternativas de energia”. Estas outras além de não prejudicarem a natureza, são renováveis, e, portanto inesgotáveis. Por essa razão ganham um espaço cada vez maior numa sociedade em que as pessoas já começam a pensar em questões relacionadas ao meio ambiente e a sua preservação. Exemplos de fontes renováveis incluem a energia solar, a energia eólica, a energia hídrica e a biomassa.
Muitos acreditam que a utilização da energia por fontes renováveis será incapaz de atender à grande demanda de um país continental. Mas é importante entendermos que a utilização desses tipos de energias alternativas não pressupõe o abandono imediato dos recursos tradicionais, o que não muda o fato de que sua utilização minimiza os impactos causados pelas fontes de energia tradicionais e, portanto a sua capacidade não deve ser subestimada. A Alemanha, por exemplo, provou como o uso das fontes renováveis pode ser útil ao Estado, à população e ao meio-ambiente. O país é responsável por cerca de um terço de toda a energia eólica instalada no mundo, representando metade da potência gerada em toda a Europa.
Painel solar fotovoltáico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem aqui!