Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

sábado, 28 de maio de 2011

Máquina de escrever

Embora ultrapassada, por muito tempo a máquina de escrever foi utilizada por pessoas que precisavam digitar textos. Hoje a sua utilização é rara, sendo comum o uso de computadores em seu lugar. É um instrumento mecânico, electromecânico ou eletrônico com teclas que, quando premidas, causam a impressão de caracteres num documento, em geral de papel.
Pouca gente sabe mas a idéia original foi do Padre Francisco João de Azevedo que criou uma máquina, mais parecida com um piano de 24 teclas que imprimiam letras num papel, no ano de 1861.
Infelizmente sua invenção foi roubada em 1868 por Christopher Latham Sholes e readaptada para o atualmente reconhecido padrão QWERTY, que ele apresentou como se fosse seu próprio.

Francisco João de Azevedo morreu em 1880 e foi enterrado no cemitério de João Pessoa. Falece sem completar o seu sonho que era patentear sua invenção. "O invento do brasileiro porém já era bastante conhecido no Brasil, tanto que os primeiros cursos de datilografia no Brasil exibiam na parede retratos do padre e tornou-se o patrono nacional da máquina de escrever."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem aqui!