Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Engenharia Naval: Navegando por mares nunca dantes navegados

Engenheiro Naval é o profissional responsável pelo projeto de barcos, plataformas, submarinos, robôs e todo tipo de tecnologia destinada e exploração de mares, oceanos e rios. Também cabe ao engenheiro naval, projetar máquinas, motores e equipamentos mecânicos internos para estas estruturas, cuidar da questão do projeto de guindastes para portos, tecnologias de proteção contra naufrágios e todo tipo de aparato de segurança.
Os mares, oceanos e rios são as principais vias de comunicação do mundo, sendo responsáveis pelo transporte de 80% de todo o comercio mundial. Navegar, desde os tempos mais antigos, sempre foi um dos métodos mais baratos e eficazes para se transportar mercadorias pelo planeta.

O curso
O currículo desta habilitação é igual ao de todas as outras engenharias nos dois primeiros anos do curso, mas nos três últimos anos é voltado para a área escolhida e suas principais disciplinas são desenho técnico, mecânica geral, estrutura e propriedade de materiais, sistemas de transporte aquaviário, cálculo, logística de transportes, geomorfologia fluvial, hidrodinâmica, termodinâmica, arquitetura naval, portos e oceanografia. O curso também é conhecido como Construção Naval. Um dos momentos mais interessante do curso, que acontece aproximadamente no meio da graduação são os laboratórios práticos. Neles o aluno vai construir e testar pequenos modelos de navios, robôs e estruturas. É um curso recomendado para quem tem raciocínio lógico e espacial bem desenvolvidos.

O Mercado de Trabalho
Engenharia Naval, ainda é um mercado pequeno no Brasil, porém hoje em dia com a revitalização da indústria Naval Brasileira promovida pela expansão da Petrobrás e pelo crescimento da economia, têm surgido excelentes oportunidades.
Com as descobertas recentes do petróleo do Pré-Sal e a necessidade de construção de dezenas de novas plataformas o mercado tende a se aquecer ainda mais. Assim sendo as melhores vagas para este profissional estão nas empresas de exploração de petróleo, como a Petrobras.
A área da engenharia naval vive um momento de busca por profissionais. Com a falta de profissionais no mercado, o salário inicial fica em cerca de R$ 5 mil em estaleiros e em empresas petroleiras, como a Petrobras, uma das maiores empregadoras da área. O principal aspecto negativo da carreira em Engenharia Naval é o alto nível de competição, já que o mercado para este tipo de engenheiro ainda é pequeno.

2 comentários:

  1. Legal a postagem sobre engenharia naval! Atuo nessa área e posso dizer que o mercado está muito bom e ficando cada vez melhor!

    ResponderExcluir
  2. Bom eu pretendo seguir carreira na area de engenharia naval,é uma boa escolha??

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem aqui!