O conceito de engenharia existe desde a antiguidade, a partir do momento em
que o ser humano desenvolveu invenções fundamentais como a polia, a alavanca e
a roda. Cada uma destas invenções é consistente com a moderna definição de
engenharia, explorando princípios básicos da mecânica para desenvolver
ferramentas e objetos utilitários.
O termo "engenharia" em si tem uma etimologia muito mais recente,
derivando da palavra "engenheiro", que apareceu na língua portuguesa
no início do século XVI e que se referia a alguém que construía ou operava um
engenho. Naquela época, o termo "engenho" referia-se apenas a uma
máquina de guerra como uma catapulta ou uma torre de assalto. A palavra
"engenho", em si, tem uma origem ainda mais antiga, vindo do latim
"ingenium" que significa "génio" ou seja uma
qualidade natural, especialmente mental, portanto uma invenção inteligente.
Mais tarde, à medida que o projeto de estruturas civis - como pontes e
edifícios - amadureceu como uma especialidade técnica autónoma, entrou no
léxico o termo "engenharia civil" como forma de distinção entre a atividade
de construção daqueles projetos não militares e a mais antiga especialidade da
engenharia militar.
Antiguidade
O Farol de Alexandria, as Pirâmides do Egipto, os Jardins Suspensos da
Babilónia, a Acrópole de Atenas, o Parténon, os antigos aquedutos romanos, a
Via Ápia, o Coliseu de Roma, Teotihuacán e as cidades e pirâmides dos antigos
Maias, Incas e Astecas, a Grande Muralha da China, entre muitas outras obras,
mantêm-se como um testamento do engenho e habilidade dos antigos engenheiros
militares e civis.
O primeiro engenheiro civil conhecido pelo nome foi Imhotep. Como um dos
funcionários do faraó Djoser, Imhotep provavelmente projetou e supervisionou a
construção da Pirâmide de Djoser, uma pirâmide de degraus em Saqqara, por volta
de 2630 a.C.-2611 a.C.. Ele poderá também
ter sido o responsável pelo primeiro uso da coluna na arquitetura.
Os antigos gregos desenvolveram máquinas tanto no domínio civil como no
militar. A Máquina de Antikythera (o primeiro computador mecânico conhecido) e
as invenções mecânicas de Arquimedes são exemplos da primitiva engenharia
mecânica. Estas invenções requereram um conhecimento sofisticado de engrenagens
diferenciais e planetárias, dois princípios-chave na teoria das máquinas que
ajudou a projetar as embraiagens empregues na Revolução Industrial e que ainda
são amplamente utilizadas na atualidade, em diversos campos como a robótica e a
engenharia automóvel.
Os exércitos chineses, gregos e romanos empregaram máquinas e invenções
complexas como a artilharia que foi desenvolvida pelos gregos por volta do
século IV a.C.. Estes desenvolveram a trirreme, a balista e a catapulta. Na
Idade Média, foi desenvolvido o trabuco.
Renascimento
Nos séculos XV e XVI, a engenharia naval emerge em Portugal. Os novos
tipos de navios então desenvolvidos - como a caravela, a nau redonda e o galeão
- irão ser fundamentais nos grandes descobrimentos marítimos.
William Gilbert é considerado o primeiro engenheiro eletrotécnico, devido à
publicação da obra De Magnete em 1600, o qual foi o criador do termo
"eletricidade".
A primeira máquina a vapor foi construída em 1698 por Thomas Savery, que
assim é considerado o primeiro engenheiro mecânico moderno. O desenvolvimento
deste aparelho deu origem à Revolução Industrial nas décadas seguintes,
permitindo o início da produção em massa.
Com a ascensão da engenharia como profissão, durante o século XVIII, o
termo tornou-se mais estritamente empregue para designar as atividades para
cujos fins eram aplicadas a matemática e a ciência. Além disso, além das engenharias
militar e civil, também foram incorporadas na engenharia o que antes eram
conhecidas como "artes mecânicas".
Era moderna
A engenharia elétrica pode traçar as suas origens às experiências de
Alexandre Volta em 1800, às experiências de Michael Faraday, Georg Ohm e
outros, bem como à invenção do motor elétrico em 1872. O trabalho de James
Maxwell e de Heinrich Hertz no final do século XIX deram origem à eletrónica.
As invenções de Thomas Savery e de James Watt deram origem à moderna
engenharia mecânica. O desenvolvimento de máquinas especializadas e de
ferramentas para a sua manutenção durante a Revolução Industrial levaram ao
crescimento acentuado da engenharia mecânica.
A engenharia química - tal como a engenharia mecânica - desenvolveu-se no
século XIX, durante a Revolução Industrial. A produção à escala industrial
precisava de novos materiais e de novos processos. Por volta de 1880, a necessidade da
produção em larga escala de químicos era tanta que foi criada uma nova
indústria, dedicada ao desenvolvimento e fabricação em massa de produtos
químicos em novas fábricas. A função do engenheiro químico era a de projetar
essas novas fábricas e processos.
A engenharia aeronáutica lida com o projeto de aeronaves. Nos tempos
modernos, começou-se também a designá-la como "engenharia
aeroespacial", dando ênfase à expansão daquele campo da engenharia que
passou também lidar com o projeto de veículos espaciais. As suas origens podem
ser traçadas até aos pioneiros da aviação da viragem do século XIX para o
século XX. Os conhecimentos primitivos de engenharia aeronáutica eram
largamente empíricos, com alguns conceitos e perícias a serem importados de
outros ramos da engenharia. Apenas alguns anos depois dos bem sucedidos voos
dos irmãos Wright, a década de 1920 viu um desenvolvimento extensivo da
engenharia aeronáutica, através do desenvolvimento de aviões militares da época
da Primeira Guerra Mundial. Entretanto, as pesquisas, para fornecer bases
científicas fundamentais, continuaram através da combinação da física teórica
com experiências.
Durante a Segunda Guerra Mundial, inicia-se o
desenvolvimento da engenharia de computação. A expansão radical da informática
depois do final da guerra, irá tornar tanto os engenheiros de computação como
os engenheiros informáticos em alguns dos maiores grupos de profissionais da
engenharia.
Estamos no limiar do inicio de um curso de autovistoria na cidade do Rio de Janeiro; no caso das autovistorias os engenheiros eletricistas fazem parte integrante deste processo.
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Adorei! Tenho alguns textos e vídeos que talvez interesse a vc ou aos seus leitores também. Trabalho numa empresa que fabrica pontes rolantes: pontes rolantes e pórticos. Somos também, fabricantes de estruturas metálicas de diversos tipos, para variados projetos de engenharia. Grande abço!
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