Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Engenharia nuclear


Explorar os incríveis poderes dos átomos é um antigo sonho humano. A Engenharia Nuclear foi criada justamente para controla-los.

Engenheiros nucleares pesquisam e desenvolvem os processos, instrumentos e sistemas para laboratórios governamentais, indústrias privadas e universidades que aproveitam os benefícios da radiação e da energia nuclear em prol da sociedade. Eles planejam como usar materiais radioativos em manufatura, agricultura, medicina, geração de energia e diversas outras formas. Muitos engenheiros nucleares projetam, desenvolvem, monitoram e operam usinas nucleares, usadas para gerar energia. Eles podem trabalhar no ciclo de combustível nuclear - a produção, manuseio e uso de combustível nuclear e o processamento seguro do lixo produzido pela geração de energia nuclear. Outros pesquisam a produção de energia por fusão nuclear. Alguns se especializam no desenvolvimento de fontes de energia para espaçonaves utilizando materiais radioativos. 

Outros ainda desenvolvem e mantêm a tecnologia de imagens nucleares usada para diagnosticar e tratar problemas médicos.

Este ramo da Engenharia busca pesquisar e controlar o incrível poder potencial que existe dentro dos átomos.
Este poder, chamado de Energia Nuclear ou então Energia Atômica é um dos maiores poderes conhecidos pela raça humana, sendo a base também para a construção de nossa arma mais poderosa, no caso, as Bombas Atômicas.

Sendo usada para o bem, gerando Energia Elétrica e contribuindo para a Medicina, ou então para o mal na construção de Armas de Guerra, a questão da Energia Nuclear é um dos ramos da ciência mais promissores atualmente.

Considerada durante boa parte do século XX, uma mera especialização da Engenharia Química, a Engenharia Nuclear só passou a ser considerada uma Engenharia Plena (ou independente) a partir da Segunda Guerra Mundial.

A partir desta época com o desenvolvimento das primeiras Usinas Nucleares e também da Bomba Atômica poucos anos depois, a Engenharia Nuclear deu um grande avanço, passando de uma ciência teórica para se tornar uma ciência cada vez mais prática.


O curso
Assim como todos os cursos de Engenharia considerados como difíceis, o Curso de Engenharia Nuclear começa com uma forte base teórica, nas áreas de Matemática, Física e Química.
A partir do segundo ano o curso de Engenharia Nuclear começa a ficar mais direcionado e o aluno tem matérias muito interessantes tais como Reações Nucleares, Termodinâmca e Física Quântica.
A partir do terceiro ano, muitos laboratórios de Física e Química devem ser realizados e os estudos avançados continuam com Mecânica dos Fluidos, Máquinas Térmicas e princípios de funcionamento dos vários tipos conhecidos de Reatores Nucleares.
Nas Universidades Públicas onde é dado, o curso de Engenharia Nuclear, exige que seja feito um trabalho de Conclusão de Curso ( TCC ) no final da graduação. O estágio é obrigatório em algumas instiuições, mas nem em todas.

O mercado de trabalho
Como o Brasil não se dedica a produção de Armas Nucleares e também tem poucas Usinas Nucleares o principal mercado para o profissinal de Engenharia Nuclear é mesmo a indústria.
A Indústria de Medicina Nuclear é uma forte empregadora, também existindo boas oportunidades em setores industriais tais como fabricação e manutenção de Máquinas, tais como equipamentos de Raios X.
O aluno que tiver interesse em pesquisa na área Atômica também pode fazer Mestrado e Doutorado passando a atuar como Acadêmico.
O Governo é o principal empregador dos pesquisadores e as melhores oportunidades estão no estado do Rio de Janero onde está localizado o Complexo Nuclear de Angra.
Informações do curso

Engenharia Nuclear 

Habilitação: Engenheiro Nuclear 

Duração do Curso: 5 anos 

Área: Engenharia 

Atributos do Profissional: Raciocínio Lógico e Persistência

Salário Médio: R$ 2925,00

Pontos positivos e negativos da Engenharia Nuclear
A Engenharia Nuclear é um ramo em constante expansão e cada vez mais vão ser necessários profissionais de Engenharia para impulsionar a Indústria. O setor de Energia Nuclear, em especial no Brasil, vai sofrer uma grande evolução nos próximos anos com a instalação de novas Usinas Nucleares no Nordeste. Devido a grande quantidade de Urânio que temos em nossas minas, é bastante vantajoso que novas Usinas Nucleares sejam construídas por aqui, ainda mais hoje em dia, que temos Reatores Nucleares muito mais seguros, confiáveis e econômicos.

Por ser um ramo de Engenharia relativamente recente, embora tenha um grande potencial, ainda não há muitas vagas de trabalho disponíveis para profissionais de Engenharia Nuclear. Outro ponto negativo é que fora do Sudeste, as vagas são praticamente contadas sem falar nos riscos constantes para a saúde. Embora possamos dizer que os equipamentos de Radioproteção Modernos sejam muito seguros, sempre há o risco de acidentes que podem colocar em risco a vida dos Engenheiros Nucleares.
Informações mais detalhadas sobre engenharia nuclear estão disponíveis na página Nuclear Engineering do Sloan Career Cornerstone Center.

Um comentário:

  1. Tem como deixa uma Lista de Onde podemos achar o Curso de Engenharia Nuclear no Brasil e No ceara ?

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem aqui!