Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

sábado, 30 de janeiro de 2010

Engenheiro Civil: Projetando o futuro

Engenharia civil é o ramo da engenharia que projeta e executa obras como edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens e outras obras da engenharia hidráulica fluvial e da Hidráulica Marítima, assim como da engenharia sanitária. Os termos Construção civil e Engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a Engenharia sendo elas Civil e Militar. Cujo conhecimento por exemplo de Engenharia militar era destinada apenas aos militares e a Engenharia civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo, a Engenharia civil, que englobava todos as áreas, foi se dividindo, e hoje conhecemos vários divisões, como a elétrica, mecânica, química, naval, entre outras. Exemplos como Engenharia naval dão origem a construção naval, mas ambas eram agrupadas apenas na grande área da civil.

O engenheiro civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construção e/ou reabilitação (reformas) . Deve estudar as características dos materiais, do solo, incidência do vento, destino (ou ocupação) da construção. Com base nesses dados, desenvolve o projeto, dimensionando e especificando as estruturas, hidro-sanitárias e gás, bem como os materiais a serem utilizados.

Por possibilitar uma ampla variedade de atuação profissional, a Engenharia civil oferece ainda grande oportunidade aos seus profissionais, possibilitando que estes que se dediquem à boa formação acadêmica tenham sucesso posteriormente, na sua carreira.

Métodos
A engenharia civil utiliza, como ferramentas mais usuais, a computação, a matemática, a física, a química, e um conjunto de técnicas no desenvolvimento de suas atividades, entre as quais os modelos matemáticos e os modelos físicos nos mais diversos laboratórios de engenharia civil das diferentes modalidades. Além destas, aplica contribuições da administração e da economia. Trata-se de ciência aplicada, que incorpora contribuições de diversas áreas de conhecimento, de ciência básica, para alcançar sucesso em projeto, acompanhamento, e gerência de empreendimentos.

Na solução de problemas complexos, como aqueles associados a problemas de hidráulica, hidrologia, mecânica dos solos, mecânica dos fluidos, mecânica estrutural, de estruturas esbeltas e nanoestruturas a engenharia civil utiliza a modelagem computacional e a modelagem física.

O Mercado de Trabalho 
O mercado da engenharia civil vive um bom momento. Uma das alavancas para a profissão é o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, que abriu milhares de postos de trabalho na construção de estradas, aeroportos, moradias, infraestrutura e planejamento urbano. E a previsão para os próximos anos, apesar da atual crise financeira, é boa: com a Copa do Mundo de2014 se aproximando, a consequência natural é a criação de ainda mais empregos.Além de botar a mão na massa, gerenciando canteiros de obras, o engenheiro civil é solicitado para desenvolver atividades no escritório, fazendo cálculo de estruturas, elaborando orçamentos e planejamentos e desenvolvendo projetos. Órgãos públicos e ONGs que atuam em áreas relacionadas a saneamento básico e à infraestrutura em geral também têm portas abertas.











Fonte: Guia do Estudante
Wikipedia

5 comentários:

  1. "Deve estudar as características dos materiais, do solo, incidência do vento, destino (ou ocupação) da construção.". Eu acho sensacional!

    ResponderExcluir
  2. excelente artigo bastante esclarecedor para quem tem curiosidade de saber a história vale apena conferir.
    Como vemos no próprio artigo a tendencia é que cada vez mas subdividir em categorias assim como acontece em outras atividades a engenharia também se dividira em outras categorias

    ResponderExcluir
  3. Tecnologia Laser para construção civil:
    www.teodol.com.br
    www.nivellaser.com.br
    www.nivel-a-laser.com.br

    ResponderExcluir
  4. Famosa engenharia Ctrl C Ctrl V, sou formado e pelo q vejo é um campo que já foi explorado de maneira exaustiva, não é atoa que está sendo cada vez mais desmembrada em outras novas engenharias, devido ao absurdo de darem atribuições que nunca foram e nem serão de competência do Eng. Civil, e a própria incompetência dos engenheiros mais antigos (e alguns novatos bobalhões que saem aos montes das faculdades e os que nem sequer formaram mas falam com propriedade de um mercado que ainda nem foram introduzidos) hoje em dia esses novos engenheiros só sabem ficar de picuinha com os formandos de arquitetura igual briga de colégio, que ao meu ver fizeram muito bem em sair do CREA e fundarem o CAU, quebrando uma boa parte das contribuições do CREA, agora ficam os "machões da obra" os "pedreiros brutões" choramingando por que os arquitetos largaram eles e simplesmente os ignoraram. Lamentável o rumo que a profissão que eu escolhi e que eu acho tão bonita tomou....

    ResponderExcluir
  5. Justo o que procurava sobre vagas engenheiro civil. Obrigada

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem aqui!