Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

sábado, 30 de janeiro de 2010

Engenharia Química: Impossível viver sem ela

A engenharia química é um ramo da engenharia que combina conhecimentos de química, biologia , física e matemática para projetar, construir, e operar plantas químicas de matérias-primas em produtos finais através de processos químicos, biológicos ou físicos, chamados de Operações Unitárias.

Numa definição mais formal, dada pelo American Institute of Chemical Engineers (AIChe), “Engenharia Química é a área/profissão que dedica-se à concepção, desenvolvimento, dimensionamento, melhoramento e aplicação dos Processos e dos seus Produtos. Neste âmbito inclui-se a análise econômica, dimensionamento, construção, operação, controle e gestão das Unidades Industriais que concretizam esses Processos, assim como a investigação e formação nesses domínios"

Esta área da engenharia está voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, bem como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose. Desenvolve produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias mais eficientes. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais. Pesquisa e implanta processos industriais não poluentes, de acordo a normatização e o desenvolvimento sustentável.
O trabalho do engenheiro químico é absorvido por vários segmentos, seja nas indústrias química, petroquímica e alcooquímica, seja na área de química fina para farmacêutica, na biotecnologia, na engenharia genética e na tecnologia de polímeros e outros materiais. A indústria automobilística é outra opção para quem pretende trabalhar com combustíveis. Entre as maiores empresas empregadoras estão Petrobras, Sabesp, Comgás, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e até o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, no qual há uma divisão de Engenharia Química.
  
Perfil do Engenheiro Químico:

O Engenheiro Químico deve ser um profissional apto a aperfeiçoar e elaborar novos métodos para fabricação de produtos químicos e outros produtos sujeitos a tratamento químico, projetar e controlar a construção, a montagem e o funcionamento de instalação e fábricas onde se realiza o preparo ou o tratamento químico, realizar investigações com o objetivo de verificar as diferentes etapas operacionais, as possibilidades de produção para fins comerciais e a maneira pela qual se podem reduzir os custos de produção e conseguir um melhor controle de qualidade, fiscalizar a montagem de instalações novas ou modificações de instalações já existentes, e inspecionar e coordenar atividades dos trabalhadores encarregados dos equipamentos e sistemas químicos.
Algumas da características de formação profissional são:
 *Formação abrangente, porém aprofundada. 
 *Sólida formação em ciências básicas (Matemática, Física e Química). 
 *Profundo conhecimento em Termodinâmica e Fenômenos de Transporte, que permita o domínio das Operações Unitárias, do Cálculo de Reatores, da Modelagem, da Simulação e do Controle de Processos (matérias que constituem o núcleo tradicional e fundamental da engenharia química e que fornecem a essência do conhecimento que não se torna obsoleto). 
 *Familiarização com as ferramentas de informática, inclusive linguagem de programação. 
 *Habilidade no trato das relações interpessoais, com atitude baseada na ética geral e profissional. 
 *Sólidos conhecimentos em Economia, Administração e Controle da Produção. 
 *Visão crítica e interdisciplinar, por intermédio de uma formação alicerçada nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

    Saiba mais sobre Engenharia Química no site da ABEQ - Associação Brasileira de Engenharia Química

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe sua mensagem aqui!