Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Algoritmos


ALGORITMO 
O Algoritmo é uma ferramenta utilizada para resolução de problemas por um computador, baseada numa seqüência de passos/operações e a forma como os dados serão armazenados. Ou seja, se define como “um conjunto finito de regras que fornece uma seqüência de operações para resolver um problema específico (CRUZ, 1997)”.

Um algoritmo possui cinco características importantes: Finitude, definição, entradas, saídas, efetividade. O algoritmo tem que terminar após um número finito de passos. Estes passos têm de estar bem definidos. Ele também deve ter zero ou mais entradas e uma ou mais saídas que tem relação com o numero de entradas oferecidas para seu início. E por fim, as operações têm de ser básicas para serem executadas com precisão em um tempo finito.

a) Programação

Um programa é um tipo de algoritmo e se define como “um conjunto de instruções que será executado pelo processador de um computador em uma determinada seqüência” (MEDINA, 2006). Ou seja o computador executa uma tarefa através de um programa. A programação de computações é feita através de um código que relaciona a linguagem da máquina, esta composta exclusivamente de números, com uma linguagem de fácil compreensão: linguagem de montagem. Para a execução dum programa pelo computador é necessário o uso de um compilador, um tipo de programa que traduz a linguagem de montagem ou código-fonte para a linguagem da máquina.

b) Linguagens de Programação

Pode ser definida como: “Um conjunto limitado de instruções (vocabulário), associado a um conjunto de regras (sintaxe) que define como as instruções podem ser associadas, ou seja, como se pode compor os programas para a resolução de um determinado problema”. Ou seja um método padronizado para expressar instruções para um computador. Dente os tipos de linguagens de programação tem- se:
1. Assembly: Criada na década de 50, o Assembly foi das primeiras linguagens de programação a aparecer. Ela usa uma sintaxe complicada e "exageradamente" difícil, isto porque, antes da década de 50 os programadores de máquinas tinham que escrever instruções em código binário para escrever uma instrução
2. Fortran: Esta linguagem Fortran (Formula Translator) é uma linguagem de Alto nível, que foi criada partindo do problema e da dificuldade apresentadas pelo Assembly. Apareceu também na década de 50 e foi considerada uma das melhores linguagens da época.
3. Pascal: Outra linguagem de Alto nível dos anos 60, bem estruturada, mas com regras rígidas, o que a torna difícil de modelar, para se criar novas idéias.
4. Cobol: Foi uma linguagem usada para a criação e estruturação de bancos de dados financeiros nos anos 60 que ainda hoje é usada por este tipo de serviços. Comparada com o Pascal e o Assembly, esta linguagem é bem amigável e bastante acessível e actualmente serve para várias tarefas
5. Linguagem C: Poder-se-ia dizer que o C é uma das maravilhas das linguagens de programação. Muitos dos programas existentes hoje foram escritos nesta linguagem. O C foi desenvolvido nos laboratórios Bell na década de 70, e possui as seguintes características:
  • Portabilidade entre máquinas e sistemas operacionais
  • Dados compostos em forma estruturada
  • Total interação tanto com o SO como com a máquina
  • Código compacto e rápido

6. C++: Uma linguagem que adiciona ao C um conjunto de recursos a mais, como o próprio nome sugere. O C++ é o C orientado a objetos.
7. Java, C #: As linguagens em ascensão no fim dos anos 90 e começo do ano 2000, são linguagens de alto poder de abstração e com boas capacidades de virtualização, o que lhes conferem boas possibilidades de independência de plataforma, embora estas características ainda estão sendo melhoradas.
8. PHP: O PHP apareceu em 1994 e pretendeu revolucionar o mercado de linguagens na criação de scripts para a internet.

c) Representação de Algoritmos

Dentre as formas de representação de algoritmos mais conhecidas podemos citar:

• Descrição Narrativa

Os algoritmos são expressos diretamente em linguagem natural. Um exemplo é uma receita de bolo. Esta representação é pouco utilizada por dá margem a imprecisões e interpretações errôneas.

• Fluxograma Convencional

É uma representação gráfica que emprega formas geométricas padronizadas para indicar as diversas ações e decisões que devem ser executadas para resolver o problema. Esta é mais precisa que a anterior, contudo não se preocupa com detalhes de implementação do programa, como tipo de variáveis.

• Pseudo- linguagem

Emprega uma linguagem intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação para descrever os algoritmos. Esta é rica em detalhes, como a definição dos tipos de variáveis.

d) Tipos de Dados

As linguagens de programação estabelecem regras par definir os dados que serão utlizados. Existem três tipos básicos de dados que a linguagem irá manipular:
1.Dados numéricos:

O algoritmo pode manipular dois tipos de dados numéricos: os dados inteiros (que não possuem componentes decimais ou fracionários) e os dados reais (que incluem os inteiros, fracionários e irracionais).
2.Dados alfa-numéricos:

Dados alfa-numéricos servem para tratamento de textos e normalmente são compostos por uma seqüência de caracteres contendo letras, algarismos e caracteres de pontuação. Nos algoritmos são normalmente representados por uma seqüência de caracteres entre aspas.
3.Dados Lógicos:

Este tipo de dados é aplicado durante o processo de tomada de decisões que o computador é obrigado a fazer. Em muitos textos este tipo de dados também é chamado de dados booleanos, devido à significativa contribuição do matemático George Boole à área da lógica matemática. Os dados deste tipo somente podem assumir dois valores: verdadeiro e falso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem aqui!