Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Qual a diferença da Engenharia elétrica para a Engenharia de telecomunicações?

Engenharia de telecomunicações ou Engenharia de Telecom é na verdade um ramo da Engenharia Elétrica.

Na habilitação em telecomunicação o engenheiro deve projetar sistemas que, interligados, transmitem informação para diversos pontos. As informações podem ser áudio (voz), imagem (vídeo) ou dados. Os meios em que serão transmitidas são os mais variados: pelo ar (por ondas eletromagnéticas via radiofrequência ou micro-ondas), via cabos metálicos, fibra óptica (sinais luminosos) e até através de linhas de energia elétrica.

Telecomunicação é a transmissão, emissão ou recepção, por fio, radioelectricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza.

Estação de telecomunicações é o conjunto de equipamentos ou aparelhos, dispositivos e demais meios necessários à realização de telecomunicação, seus acessórios e periféricos, e, quando for o caso, as instalações que os abrigam e complementam, inclusive terminais portáteis.

É bom saber que, assim como a engenharia de telecomunicações, existem outros ramos da engenharia elétrica: engenharia eletrotécnica, engenharia eletrônica, engenharia de computação e também a engenharia de controle e automação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem aqui!