Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Engenharia de materiais

Engenharia de Materiais é a ciência que estuda e desenvolve tecnologias para a produção de novos produtos.Considerada uma categoria de engenharia bem científica ( exige bastante experimentação prática e simulações ), é função do Engenheiro de Materiais ( profissional de Engenharia de Materiais ) estudar os novos materiais em todas as suas características, verificando as propriedades ópticas, resistência, corrosão, durabilidade e condutibilidade ( capacidade do dado material conduzir energia elétrica ou calor ). O bacharel atua na gestão, supervisão e orientação técnica de projetos e processos de produção, transformação e uso de materiais. Esse profissional pesquisa e cria materiais, como resinas, plásticos, cerâmicas e ligas metálicas. Aperfeiçoa suas propriedades e estabelece novas combinações, que resultam em produtos inéditos. Ele também estuda alternativas de aplicação de materiais já conhecidos em diversos tipos de produto. Esse engenheiro se responsabiliza por todo o processo, da seleção da matéria-prima e definição dos métodos de produção à utilização do material. Podem ser boas as perspectivas de trabalho em indústrias petroquímicas, siderúrgicas e automobilísticas e no desenvolvimento de tecnologias de reciclagem de plásticos.


O mercado de trabalho
O principal ponto negativo que o profissional de engenharia de materiais pode encontrar é a insalubridade. Assim como acontece com o engenheiro de minas, o engenheiro de materiais também pode estar sujeito a trabalhar em ambientes inóspitos sendo exposto a poeira, alta temperatura, baixa temperatura e até mesmo materiais tóxicos.
As indústrias petroquímica e siderúrgica são as que mais empregam esse profissional, que, pelo aquecimento da economia nacional, vem encontrando boas oportunidades de trabalho. A Vale é um tradicional empregador. Além disso, a instalação da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) no país abre expectativas de emprego para os que já possuem experiência e também para os recém-formados. "O engenheiro é procurado para trabalhar no projeto, desenvolvimento e produção de novos materiais, também para controlar os processos de fabricação e atuar na transformação da matéria-prima mineral", afirma Cláudio Geraldo Schön, coordenador do curso da USP. A área de metais é a que mais recebe investimentos no país e tem a maior demanda por profissionais. A indústria de polímeros também acena com boa expectativa devido ao aumento da produção petrolífera e à possibilidade de criação de novos produtos. No Sul, predomina a indústria cerâmica, com as áreas de pisos, revestimentos e porcelanas. Cecrisa, Eliane, Portinari são tradicionais empregadores nesse ramo. A preocupação com o meio ambiente também incentiva as indústrias a contratar o profissional para o desenvolvimento de tecnologias de reciclagem e reaproveitamento de resíduos, com as quais ele cria produtos que possam ser recolocados no mercado. São Paulo, pelo tamanho do parque industrial, concentra boa parte das vagas. No Rio, a presença da CSA aumenta as oportunidades. Além disso, a região conhecida como Vale do Aço, no leste do estado de Minas Gerais, pode demandar muitos profissionais. 
Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).

O curso
Depois da formação básica, no terceiro ano é preciso optar por uma das três especializações: metais, cerâmicas ou polímeros. A partir daí, o currículo dá ênfase às disciplinas relacionadas com a escolha que tiver sido feita. Boa parte da carga horária é passada em laboratório, onde o aluno se familiariza com as propriedades e as aplicações desses materiais. Nas aulas práticas, ele pesquisa e desenvolve novas ligas metálicas, compostos cerâmicos e polímeros, como borrachas, resinas, plásticos, acrílicos e materiais supercondutores. Algumas escolas oferecem habilitação em uma área específica, como cerâmica, materiais metálicos e polímeros. O estágio é obrigatório, assim como a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.

5 comentários:

  1. Caro colega, muito bom seu blog, e sua iniciativa de publicar na internet...
    Para seus leitores que se interessem no assunto de Engenharia de Material, há no site abaixo links para apostilas no assunto.
    Mais uma vez parabéns.
    https://sites.google.com/site/estudantesengenharia/apostilas/engenharias-de-materiais

    ResponderExcluir
  2. Meus Caros;

    Estou desenvolvendo uma atividade onde necessito de informações referente ao assunto de Engeharia de Materiais. Meu nome é Felippe sou Engenheiro Agrimensor, e estudante no 3º ano de Engenharia de Produção Mecânica.

    A questão é o seguinte (O QUANTO DAS IMPERFEIÇÕES EM SÓLIDOS AFETAM PROFUNDAMENTE AS PROPRIEDADES DOS MATERIAIS PROCESSADOS NA INDÚSTRIA EM QUE O PROFISSIONAL TRABALHA.)

    Estou no aguardo de opiniões, grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal, sou recém formado em engenharia de materiais e gostaria de saber as atribuições do meu curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ê colega, tá ruim pra vc! formado e nao saber, deveria ter desistido na cadeira de introdução.

      Excluir
  4. parabéns pelo blog, seu texto sobre a engenharia de materiais está impecável, só faltou frizar que é a engenharia base de todas as outras(rsrsrs).posso dizer que está entre as grandes engenharias existentes e que é sem dúvida uma das mais difíceis. aqui cito os melhores cursos de eng. de materiais do Brasil:
    -UFscar, São carlos,são paulo
    -UFCG, campina grande, paraíba
    -UFRN, natal, rio grande do norte
    -UFC, juazeiro do norte, ceará

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem aqui!