Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

domingo, 16 de outubro de 2011

SI: Sistemas Internacional de Unidades

Desde o aparecimento do homem na terra a necessidade de contar e mensurar as coisas sempre esteve presente. Cada pais, cada região criava suas próprias medidas e isso dificultava em muito o comércio e o intercâmbio entre os povos.

Séculos se passaram até que uma comissão de físicos e matemáticos organizassem um sistema de pesos e medidas e padronizassem as medições.

A criação do Sistema Métrico Decimal foi uma contribuição  fundamental da Revolução Francesa. Ele se baseia em múltiplos de dez, daí o nome decimal.

A sua unidade básica é o Metro inicialmente definido como a décima milionésima parte do comprimento do meridiano terrestre.

Entre 1960 e 1983 foi redefinido como o comprimento de onda do isótopo 86 do Krypton; e em 1983 voltou a ser redefinido como o comprimento do percurso efetuado pela luz, no vácuo, em 1/299.792.458 segundos: medida que é reproduzível em laboratório.

Hoje, o sistema métrico decimal é universalmente aceito. Apenas os Estados Unidos (USA)  por inércia ou pela importância da sua  economia ainda não sentiram a necessidade de adaptar este sistema.

Em 1960, a 10ª Conferência Internacional de Pesos e Medidas adotou o International System of Units (SI). Este sistema é baseado em sete unidades de medida:

O Metro para unidade de comprimento (m);
O Quilograma para unidade de massa (kg);
O Segundo para unidade de tempo (s);
O Kelvin para unidade de temperatura termodinâmica (K);
A Candela para unidade de intensidade luminosa (cd);
O Ampère como unidade elétrica (A);
O Mole para a quantidade de substância (mol).
Segue abaixo algumas tabelas de conversão de unidades. Para utilizar é só imprimir e guardar no seu caderno ou classificador:









Fonte: Matemática muito fácil

2 comentários:

Deixe sua mensagem aqui!