Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

sábado, 29 de maio de 2010


Como perceber a diferença

Fã da ciência
-Quantos dígitos do Pi você memorizou?
-1681 e eu adiciono um a cada dia.


Cientista
-Quantos dígitos do Pi você memorizou?
-…. um?

Fonte: SMBC

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Você estuda!


Cálculo numérico é uma disciplina que tem por objetivo estudar esquemas numéricos (algorítimos numéricos)para resolução de problemas que podem ser representados por um modelo matemático. Suas aplicações são largamente utilizadas em diversos processos da engenharia. Sua utilização vai desde aplicações para determinação de raízes de equações, passando por interpolação de valores tabelados, até integração numérica entre outros. Desta forma, torna-se cada vez mais comum a necessidade de programar-se tais aplicações para a resolução de problemas do cotidiano do profissional da área de engenharia.



Físico-Química é a ciência que estuda as reações e os fatores que as influenciam, ela engloba conteúdos como a Cinética Química e  a Termoquímica, que contém os princípios fundamentais da termodinâmica. Estuda então as propriedades físicas e químicas da matéria, sendo considerada por isso a combinação de duas ciências: a física e a química. A Físico-química é usada também para definir: a ciência dos materiais, as soluções e suas propriedades coligativas. A Eletroquímica traz o estudo da eletrólise de pilhas e baterias, e os equilíbrios químicos mostram que tudo coopera para que reagentes se transformem em produtos iônicos.



Fonte: Apostilas

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Engenharia de alimentos. O que faz???


Engenharia de alimentos ou engenharia alimentar é o ramo da engenharia referente à industrialização de alimentos. O engenheiro de alimentos é o profissional que conhece um alimento desde a sua chegada numa empresa (as matéria-primas), até o produto final(processado, embalado e rotulado). Para que todo esse processo ocorra, ele utilizará seus vastos conhecimentos em química, bioquímica, biologia, física, métodos matemáticos entre várias áreas da física. Esse profissional cuida de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal e vegetal. Seleciona a matéria-prima, como leite, carnes, peixes, legumes e frutas, e define a melhor forma de armazenagem, acondicionamento e preservação dos produtos, projetando embalagens. Cria e testa formulações, a fim de determinar o valor nutricional de alimentos industrializados, seu sabor, sua cor e consistência. A indústria alimentícia é, sem dúvida, seu principal campo de atuação. Mas pode trabalhar, ainda, em indústrias fornecedoras de equipamentos, embalagens e aditivos.


Atuação do engenheiro de alimentos:
O engenheiro de alimentos pode atuar dentro dos seguintes segmentos:
*Indústria de produtos alimentícios(no tratamento de resíduos e estudo da viabilidade econômica de materiais, bem como realização de projetos de indústrias de alimentos utilizando conhecimentos de desenho técnico, além de cálculos de dimensionamento de máquinas para processos nessas industrias)
*Indústria de insumos para processos e produtos (matérias-primas, equipamentos, embalagens, aditivos)
*Empresas de serviços
*Órgãos e instituições públicas
*Controlo da qualidade na restauração (HACCP)
*Desenvolvimento de novos produtos alimentares e embalagens para alimentos
*Laboratórios de bromatologia e microbiologia alimentar (análise de alimentos)
*Investigação Cientifica

O mercado de trabalho:
A aposta é que o mercado se mantenha estável para o engenheiro de alimentos. Historicamente, empresas alimentícias e agroindústrias de todos os portes abrem as portas para o especialista nas áreas de controle de qualidade, produção, pesquisa e desenvolvimento, projetos e vendas técnicas.

O curso:
É preciso lembrar que se trata de um curso da área de Engenharia, que estuda Matemática, Física e Química, além das disciplinas de aplicação tecnológica. (aliás esse é o mesmo problema encontrado pelos alunos que decidem cursar engenharia ambiental; muitos acham que não verão matérias relacionadas a cálculo, etc. IMPOSSÍVEL). Os assuntos estudados podem ser agrupados em 3 conjuntos:
a) Disciplinas de Engenharia: Matemática, Física, Química, Fenômenos de Transporte, Resistência dos Materiais, Operações Unitárias, Refrigeração e Biotecnologia;
b) Ciências: Bioquímica, Microbiologia, Processos Térmicos;
c) Tecnologia: transformações das matérias primas.
Os dois primeiros anos são de formação básica com aulas de matemática, química, bioquímica, físico-química e termodinâmica. Depois, o currículo enfatiza as disciplinas mais técnicas ligadas à produção e à conservação dos vários tipos de alimento. Os conteúdos das áreas de economia e administração dão fundamento para o futuro profissional atuar em gerenciamento industrial. O estágio é obrigatório no último ano.

Área de especialização:
Automação de processos, Controle de qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento, Produção, Projetos Agroindustriais, Tratamento de Resíduos, Vendas Técnicas, etc.


Fonte: Guia do Estudante
Guia de Profissões do Gauss
Vestibular Brasil Escola
Wikipédia

sábado, 22 de maio de 2010

Motive-se!

"Resistir é inútil" tornou-se uma frase popular ao ser usada diversas vezes pelos Borgs, na série Star Trek.

Para quem entende um pouco sobre circuitos…

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Imagem do dia: A mulher explicada por engenheiros

Dizem por ae que não há nada mais difícil do que entender as mulheres e estou quase me convencendo de que essa afirmação é verdadeira. Verdade ou não, encontrei uma imagem interessante na net, que explica as mulheres do ponto de vista de um engenheiro. Pra quem ainda não viu, você pode conferir esta e outras "explicações" sobre as mulheres no blog O Renascer da Fênix

sábado, 15 de maio de 2010

Desafio! Escada rolante

Deseja-se descobrir quantos degraus são visíveis numa escada rolante. Para isso foi feito o seguinte: duas pessoas começaram a subir a escada juntas, uma subindo um degrau de cada vez enquanto que a outra subia dois . Ao chegar ao topo, o primeiro contou 21 degraus enquanto o outro 28. Com esses dados foi possível responder a questão. Quantos degraus são visíveis nessa escada rolante? (obs: a escada está andando).



Resposta em: Só matemática

quinta-feira, 13 de maio de 2010

O super despertador

O sistema é controlado por computador e funciona com gás comprimido. em uma versão mais calma pode funcionar como massageador! Uma coisa é certa, com esse despertador é impossível continuar dormindo

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Jogo dos dados

Mais um excelente jogo de raciocínio. Mova os dados para dentro dos quadrados tracejados! O número de pontos de cada dado indica quantos movimentos você deve fazer antes de encaixá-lo.
Jogue em: Jogolandia

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Desafio! Quantos triângulos?

EXISTEM N TRIÂNGULOS DISTINTOS COM OS VÉRTICES NOS PONTOS DA FIGURA. QUAL É O VALOR DE N ?
Resposta em: Só Matemática

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Jogo de raciocínio lógico

Este é um jogo de raciocínio lógico muito interessante, onde o seu objetivo é ir virando o tijolo até conseguir encaixá-lo no espaço vazio da plataforma.
Você deve tomar muito cuidado para não deixar o tijolo cair da plataforma!
Jogue em: edsouza.net

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Capa de invisibilidade

Os fãs de "Harry Potter" já podem ficar animados: a capa de invisibilidade que permite ao bruxo andar incógnito por aí é algo que pode ser obtido um dia, sem apelar para feitiços. Pelo menos teoricamente, afirmam pesquisadores dos EUA e do Reino Unido.


Em artigo publicado na edição da revista "Science" em 26/05/2006, o físico John Pendry, do Imperial College de Londres, um dos autores do estudo, provou que, ao menos pelas leis da física, seria possível alterar os campos magnéticos de um material para tornar um objeto completamente invisível. Esse material agiria como um escudo e desviaria os raios de luz que viessem na direção do objeto. Assim, ele não refletiria a luz, tornando-se invisível.

No entanto, no caso do potencial material invisível, os raios não seriam desviados em qualquer direção: eles passariam exatamente em volta do objeto, para depois voltarem à sua trajetória original.


O problema de produzir uma capa como a do personagem de J. K. Rowling seguindo o princípio demonstrado Pendry e seus colegas é que seu usuário também não conseguiria ver nada --uma vez desviados, os raios de luz tampouco chegariam até os olhos do espião.

Outro detalhe nada desprezível é que a matéria-prima para o escudo, os chamados "metamateriais", ainda não existem. "Teoricamente, eles possuem uma estrutura mais maleável e seria possível alterar seus índices de refração, ou seja, a maneira como os raios eletromagnéticos se "dobram" ao atingi-lo, desviando-os de sua trajetória", explica Pendry.

Mas enquanto os metamateriais não vêm, os pesquisadores já conseguiram fazer uma "capa" com fios de cobre ou prata de 3 milímetros de comprimento, que desviaram a trajetória de ondas de radar numa simulação de computador.
(Sistema da capa de invisibilidade utilizada nos filmes)
Fonte: Folha UOL