Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Engenharia de alimentos. O que faz???


Engenharia de alimentos ou engenharia alimentar é o ramo da engenharia referente à industrialização de alimentos. O engenheiro de alimentos é o profissional que conhece um alimento desde a sua chegada numa empresa (as matéria-primas), até o produto final(processado, embalado e rotulado). Para que todo esse processo ocorra, ele utilizará seus vastos conhecimentos em química, bioquímica, biologia, física, métodos matemáticos entre várias áreas da física. Esse profissional cuida de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal e vegetal. Seleciona a matéria-prima, como leite, carnes, peixes, legumes e frutas, e define a melhor forma de armazenagem, acondicionamento e preservação dos produtos, projetando embalagens. Cria e testa formulações, a fim de determinar o valor nutricional de alimentos industrializados, seu sabor, sua cor e consistência. A indústria alimentícia é, sem dúvida, seu principal campo de atuação. Mas pode trabalhar, ainda, em indústrias fornecedoras de equipamentos, embalagens e aditivos.


Atuação do engenheiro de alimentos:
O engenheiro de alimentos pode atuar dentro dos seguintes segmentos:
*Indústria de produtos alimentícios(no tratamento de resíduos e estudo da viabilidade econômica de materiais, bem como realização de projetos de indústrias de alimentos utilizando conhecimentos de desenho técnico, além de cálculos de dimensionamento de máquinas para processos nessas industrias)
*Indústria de insumos para processos e produtos (matérias-primas, equipamentos, embalagens, aditivos)
*Empresas de serviços
*Órgãos e instituições públicas
*Controlo da qualidade na restauração (HACCP)
*Desenvolvimento de novos produtos alimentares e embalagens para alimentos
*Laboratórios de bromatologia e microbiologia alimentar (análise de alimentos)
*Investigação Cientifica

O mercado de trabalho:
A aposta é que o mercado se mantenha estável para o engenheiro de alimentos. Historicamente, empresas alimentícias e agroindústrias de todos os portes abrem as portas para o especialista nas áreas de controle de qualidade, produção, pesquisa e desenvolvimento, projetos e vendas técnicas.

O curso:
É preciso lembrar que se trata de um curso da área de Engenharia, que estuda Matemática, Física e Química, além das disciplinas de aplicação tecnológica. (aliás esse é o mesmo problema encontrado pelos alunos que decidem cursar engenharia ambiental; muitos acham que não verão matérias relacionadas a cálculo, etc. IMPOSSÍVEL). Os assuntos estudados podem ser agrupados em 3 conjuntos:
a) Disciplinas de Engenharia: Matemática, Física, Química, Fenômenos de Transporte, Resistência dos Materiais, Operações Unitárias, Refrigeração e Biotecnologia;
b) Ciências: Bioquímica, Microbiologia, Processos Térmicos;
c) Tecnologia: transformações das matérias primas.
Os dois primeiros anos são de formação básica com aulas de matemática, química, bioquímica, físico-química e termodinâmica. Depois, o currículo enfatiza as disciplinas mais técnicas ligadas à produção e à conservação dos vários tipos de alimento. Os conteúdos das áreas de economia e administração dão fundamento para o futuro profissional atuar em gerenciamento industrial. O estágio é obrigatório no último ano.

Área de especialização:
Automação de processos, Controle de qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento, Produção, Projetos Agroindustriais, Tratamento de Resíduos, Vendas Técnicas, etc.


Fonte: Guia do Estudante
Guia de Profissões do Gauss
Vestibular Brasil Escola
Wikipédia

2 comentários:

  1. eu pretendo muito seguir a carreira de engenheiro alimenticio.sera dificil,pois nao sou tao bom assin em matematica quimica,etc.mas com bastante luta eu conseguirei!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo Engenharia de alimentos e também não sou boa em matemática. Mas o curso é bastante motivador e instigante! Vou vencer essa limitação.

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem aqui!