Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Engenharia Ambiental: A engenharia do futuro

A Engenharia ambiental é um ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, com vista a promover o desenvolvimento sustentável. O engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causa dos pelas atividades humanas. Sua principal função é preservar a qualidade da água, do ar e do solo. Realiza estudos de impacto ambiental, propondo soluções que visam ao aproveitamento racional dos recursos naturais. Elabora e executa planos, programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, saneamento básico, tratamento de resíduos e recuperação de áreas contaminada sou degradadas. Pode ocupar-se, ainda, do estudo de várias fontes de energia e da avaliação do potencial energético de uma região.
A Engenharia Ambiental é um curso novo mas que, devido a crescente preocupação com as questões voltadas ao meio ambiente, tende a ser uma profissão bastante cotada. O engenheiro ambiental tem como algumas das suas atribuições ajudar em projetos para diminuição do aquecimento global, evitando o envio dos gases ricos em CO2 para a camada de ozônio, a reestruturação de rios e afluentes, controlar e amenizar a poluição da água, entre inúmeras outras funções, que colocam a engenharia ambiental como a "profissão do futuro".

O mercado de trabalho
O mundo vive hoje uma grande preocupação frente aos problemas ambientais que estão afetando o planeta. Muitos já perceberam a importância da preservação do meio ambiente e a cada dia que se passa, novas políticas ambientais vão sendo adotadas por grandes empresas. É devido a esses e outros fatores, como o endurecimentos de leis relativas ao meio ambiente, que novas oportunidades de trabalho veem surgindo para os graduados em engenharia ambiental. Sempre que um novo empreendimento industrial vai ser instalado, é necessário o trabalho de um trabalho de um engenharia ambiental para realizar estudos de impacto ambiental ( buscando minimiza-lo ).
O engenheiro ambiental também atua em projetos de reflorestamento de áreas esgotadas e degradadas, utilizando técnicas de engenharia ambiental e manejo para recuperar o ambiente natural original. O lado negativo é que o mercado de trabalho ainda não é suficiente para absorver o grande número de profissionais que se formam nessa área.

Atividades previstas para o Engenheiro Ambiental 
  *Supervisão, coordenação e orientação técnica;
  *Estudo, planejamento, projeto e especificação;
  *Estudo de viabilidade técnico-econômica;
  *Assistência, assessoria e consultoria;
  *Direção de obra e serviço técnico;
  *Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e Parecer técnico;
  *Desempenho de cargo e função técnica;
  *Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão;
  *Elaboração de orçamento;
  *Padronização, mensuração e controle de qualidade;
  *Execução de obra e serviço técnico;
  *Fiscalização de obra e serviço técnico;
  *Produção técnica e especializada;
  *Condução de trabalho técnico;
  *Execução de desenho técnico.

O curso
O currículo é multidisciplinar e engloba matérias das áreas de exatas, biológicas e sociais aplicadas. Assim, as aulas de matemática, física, química e estatística alternam-se com as de ecologia, geologia, hidrologia, topografia e hidráulica. A partir do terceiro ano, o aluno aprofunda o estudo de conteúdos profissionalizantes, que incluem o tratamento de resíduos, o cálculo de emissões na atmosfera e a avaliação de impactos ambientais, entre outros.

Fonte: Guia do Estudante
Wikipedia
Guia da Carreira

5 comentários:

  1. Curso de Férias com preço promocional
    Sistema de Gestão Ambiental - Implantação do SGA
    www.biotecnal.com.br

    Apresentação:
    A fase de implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é um dos processos mais importantes para o sucesso ambiental de um empreendimento ou atividade. Trata-se de um momento de implantação de uma nova filosofia e quebra de paradigmas, além de um grande conhecimento das formas de aplicabilidade das Normas da série ISO 14.000.

    Público alvo:
    Profissionais de nível médio, técnico e superior de ensino, concluído ou em curso, interessados em conhecer e se especializar nos conceitos de implantação de Sistemas de Gestão Ambiental.

    Carga horária:
    10 horas (com certificação)
    Conselho Regional de Biologia do Rio de Janeiro (CRBio/2)
    Rua Álvaro Alvin, 21 - 12º andar - Centro
    Próximo ao Metrô Cinelândia

    Data: dia 26 de janeiro de 2012
    das 09:00 as 18:00 h

    Investimento:
    R$ 150,00
    Matrículas realizadas até o dia 20 de janeiro com desconto de 20%
    O valor poderá ser pago em 2x iguais.
    - a primeira no ato da inscrição e a segunda parcela no dia do curso

    Programa:
    UD I – Introdução
    - Evolução da Questão Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Crescimento Econômico, Crises e Impactos Ambientais.
    UD II – Revisão da Norma
    - Série ISO 14.000 e a Norma ISO 14001:2004.
    UD III – Implantação do SGA
    - SGA: Objetivos e Finalidades, Roteiro para um Sistema de Gestão Ambiental, Estabelecimento de Diretrizes Ambientias e Política Ambientais dentro da Corporação.
    UD IV – Ação e Reação
    - Fator humano, Resistência e Inércia Corporativa.
    UD IV – Considerações Gerais
    - Ciclo PDCA, Melhoria contínua, Análise dos resultados, reformulação do SGA

    Instrutor:
    Alberto Ferreira da Silva

    Titulação:
    Pós-Graduado em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional (FUNCEFET), Auditor Líder das Normas ISO 14001:2004, Auditor das Normas ISO 22000:2005 (ABNT NBR ISO 22000:2006) , Auditor Interno de Gestão Integrada ( ISO 9000, ISO 14001 E OHSAS 18001). Consultor ambiental.

    Inscrições pelo site: www.biotecnal.com.br

    ResponderExcluir
  2. Perfeito!

    http://www.valdeirvieira.com/porto-maravilha/

    ResponderExcluir
  3. O setor de engenharia ambiental está carente de profissionais da área. Tanto aqui na Savetax como em parceiros, as vagas estão sempre em aberto. Já não é a profissão do futuro, é a do presente!

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem aqui!