A Engenharia ambiental é um ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, com vista a promover o desenvolvimento sustentável. O engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causa dos pelas atividades humanas. Sua principal função é preservar a qualidade da água, do ar e do solo. Realiza estudos de impacto ambiental, propondo soluções que visam ao aproveitamento racional dos recursos naturais. Elabora e executa planos, programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, saneamento básico, tratamento de resíduos e recuperação de áreas contaminada sou degradadas. Pode ocupar-se, ainda, do estudo de várias fontes de energia e da avaliação do potencial energético de uma região.
A Engenharia Ambiental é um curso novo mas que, devido a crescente preocupação com as questões voltadas ao meio ambiente, tende a ser uma profissão bastante cotada. O engenheiro ambiental tem como algumas das suas atribuições ajudar em projetos para diminuição do aquecimento global, evitando o envio dos gases ricos em CO2 para a camada de ozônio, a reestruturação de rios e afluentes, controlar e amenizar a poluição da água, entre inúmeras outras funções, que colocam a engenharia ambiental como a "profissão do futuro".
O mercado de trabalho
O mundo vive hoje uma grande preocupação frente aos problemas ambientais que estão afetando o planeta. Muitos já perceberam a importância da preservação do meio ambiente e a cada dia que se passa, novas políticas ambientais vão sendo adotadas por grandes empresas. É devido a esses e outros fatores, como o endurecimentos de leis relativas ao meio ambiente, que novas oportunidades de trabalho veem surgindo para os graduados em engenharia ambiental. Sempre que um novo empreendimento industrial vai ser instalado, é necessário o trabalho de um trabalho de um engenharia ambiental para realizar estudos de impacto ambiental ( buscando minimiza-lo ).
O engenheiro ambiental também atua em projetos de reflorestamento de áreas esgotadas e degradadas, utilizando técnicas de engenharia ambiental e manejo para recuperar o ambiente natural original. O lado negativo é que o mercado de trabalho ainda não é suficiente para absorver o grande número de profissionais que se formam nessa área.
Atividades previstas para o Engenheiro Ambiental
*Supervisão, coordenação e orientação técnica;
*Estudo, planejamento, projeto e especificação;
*Estudo de viabilidade técnico-econômica;
*Assistência, assessoria e consultoria;
*Direção de obra e serviço técnico;
*Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e Parecer técnico;
*Desempenho de cargo e função técnica;
*Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão;
*Elaboração de orçamento;
*Padronização, mensuração e controle de qualidade;
*Execução de obra e serviço técnico;
*Fiscalização de obra e serviço técnico;
*Produção técnica e especializada;
*Condução de trabalho técnico;
*Execução de desenho técnico.
O curso
O currículo é multidisciplinar e engloba matérias das áreas de exatas, biológicas e sociais aplicadas. Assim, as aulas de matemática, física, química e estatística alternam-se com as de ecologia, geologia, hidrologia, topografia e hidráulica. A partir do terceiro ano, o aluno aprofunda o estudo de conteúdos profissionalizantes, que incluem o tratamento de resíduos, o cálculo de emissões na atmosfera e a avaliação de impactos ambientais, entre outros.
Fonte: Guia do Estudante
Wikipedia
Guia da Carreira
Fonte: Guia do Estudante
Wikipedia
Guia da Carreira
Curso de Férias com preço promocional
ResponderExcluirSistema de Gestão Ambiental - Implantação do SGA
www.biotecnal.com.br
Apresentação:
A fase de implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é um dos processos mais importantes para o sucesso ambiental de um empreendimento ou atividade. Trata-se de um momento de implantação de uma nova filosofia e quebra de paradigmas, além de um grande conhecimento das formas de aplicabilidade das Normas da série ISO 14.000.
Público alvo:
Profissionais de nível médio, técnico e superior de ensino, concluído ou em curso, interessados em conhecer e se especializar nos conceitos de implantação de Sistemas de Gestão Ambiental.
Carga horária:
10 horas (com certificação)
Conselho Regional de Biologia do Rio de Janeiro (CRBio/2)
Rua Álvaro Alvin, 21 - 12º andar - Centro
Próximo ao Metrô Cinelândia
Data: dia 26 de janeiro de 2012
das 09:00 as 18:00 h
Investimento:
R$ 150,00
Matrículas realizadas até o dia 20 de janeiro com desconto de 20%
O valor poderá ser pago em 2x iguais.
- a primeira no ato da inscrição e a segunda parcela no dia do curso
Programa:
UD I – Introdução
- Evolução da Questão Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Crescimento Econômico, Crises e Impactos Ambientais.
UD II – Revisão da Norma
- Série ISO 14.000 e a Norma ISO 14001:2004.
UD III – Implantação do SGA
- SGA: Objetivos e Finalidades, Roteiro para um Sistema de Gestão Ambiental, Estabelecimento de Diretrizes Ambientias e Política Ambientais dentro da Corporação.
UD IV – Ação e Reação
- Fator humano, Resistência e Inércia Corporativa.
UD IV – Considerações Gerais
- Ciclo PDCA, Melhoria contínua, Análise dos resultados, reformulação do SGA
Instrutor:
Alberto Ferreira da Silva
Titulação:
Pós-Graduado em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional (FUNCEFET), Auditor Líder das Normas ISO 14001:2004, Auditor das Normas ISO 22000:2005 (ABNT NBR ISO 22000:2006) , Auditor Interno de Gestão Integrada ( ISO 9000, ISO 14001 E OHSAS 18001). Consultor ambiental.
Inscrições pelo site: www.biotecnal.com.br
http://engenheirosambientais.blogspot.com/
ResponderExcluirPerfeito!
ResponderExcluirhttp://www.valdeirvieira.com/porto-maravilha/
Excelente artigo!
ResponderExcluirO setor de engenharia ambiental está carente de profissionais da área. Tanto aqui na Savetax como em parceiros, as vagas estão sempre em aberto. Já não é a profissão do futuro, é a do presente!
ResponderExcluir