Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

domingo, 27 de novembro de 2011

#16 Por livre e espontânea pressão

"mais mudanças..."

[5º SEMESTRE]

5º semestre começando e como de costume mais mudanças. Desta vez toda minha turma foi transferida para a noite, por livre e espontânea pressão.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

#15 Stand-up comedy

"Lição de sobrevivência nº 1: Sempre ria das piadas sem graça do seu professor"

Todo mundo no mundo já teve algum professor comédia. Aquele professor que a galera adora assistir as aulas e que por ser engraçado chama muito a atenção. Mas nem todo mundo no mundo tem talento para ser comediante. E quando a gente não tem graça o melhor mesmo é não tentar fazer gracinha nenhuma.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

#14 Mulheres e suas fofocas

"como as mulheres falam..."

Professora Elisa era uma amor de pessoa. Sempre muito sorridente, muito alegre e muito bonita também. Quem via pensava até que era modelo. Só tinha um defeitinho: adorava um resenha!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

#13 Vou alí tomar um cafezinho...

"Até amanhã então professor!"

Minha matéria preferida no 4º semestre se chamava Pesquisa Operacional I, ou simplesmente PO, e era lecionada pelo Professor Cássio Calado. Uma figura inconfudível: baixinho, gorducho e adorava contar vantagens em belíssimas narrativas da sua vida.

sábado, 19 de novembro de 2011

#12 Uma sala vazia

"cri cri cri"

[4º SEMESTRE]

Não sei se com todo mundo é assim, mas pelo menos comigo estudar em uma faculdade está sendo um eterno processo de adaptação.

Ao contrário do ensino fundamental e do ensino médio, onde nós alunos tínhamos um ano inteiro de estabilidade (mesmos colegas, mesmos professores, mesma sala, mesmas disciplinas) e que muitas vezes esta estabilidade se mantinha no ano seguinte, estar estudando numa faculdade, muito desorganizada por sinal, tem sido para mim estar aberto para mudanças.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

#11 Não desista não véi!

"A esperança de entender é a última que morre!"

Segundo um de meus professores, os primeiros 4 semestres de engenharia são aqueles onde a maior parte dos estudantes desistem. Funcionam como uma espécie de peneira onde só passam os melhores, os mais aptos, ou pelo menos os mais perseverantes.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

#10 Telecurso 2000

"Era melhor eu ter ficado em casa"

Todo semestre, nós alunos, somos convidados pela faculdade a fazer a avaliação das disciplinas e professores. É o momento ideal para fazer críticas, dar sugestões e colaborar para a melhoria do ensino.

Durante a avaliação dos professores, um dos critérios se refere ao uso de multimídias como instrumento de ensino. E qual é o aluno que não gosta de um filme de vez em quando? Mas também não precisa ser sempre e muito menos substituir o professor. Deveriam ter disto isto ao meu professor de Física III, Prof. Elvis.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

#9 Elevadores em manutenção

"Subir escada emagrece?"

[3º semestre]

O que vocês diriam de uma faculdade/universidade que oferece os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica e que passa o ano todo com os elevadores em manutenção? Mas que porra de engenheiros civis e mecânicos essa faculdade/universidade vai ser capaz de formar?

sábado, 12 de novembro de 2011

#8 Probabilidades

"Qual será a probabilidade de eu dormir nesta aula?"

Não importa quão bom professor você seja. Se você ensina uma matéria chata, sua aula será muito provavelmente chata e o melhor a fazer é se conformar com o fato pois não há nada a ser feito.
Deviam ter avisado isto ao meu professor Edimilson. Ele ensinava Estatística para nossa turma, e convenhamos... não há muitas outras matérias tão chatas quanto esta.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

#7 Saudades de Cibele

"Fiquei sabendo que ela foi esbanjar sua sabedoria em São Paulo"

Em nossa primeira aula de Física Aplicada com o professor Dênis, que também tinha nos ensinado no semestre anterior, o assunto da vez foi Cibele.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

#6 Tudo junto e misturado

"Oláááá!!! Nós também estamos aqui, porra!"

[2º semestre]

As aulas do segundo semestre começaram de um jeito bem diferente do que de costume. Pelo fato da nossa turma ser pequena, a coordenação das engenharias decidiu incorporá-la a outras duas turmas: Engenharia Civil e Engenharia Ambiental.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

#5 Pé esquerdo

"Alguém dá um banho se sal grosso nessa mulher, por favor!"

Nunca vi pessoa mais azarada que minha professora de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A prof. Marlene era super legal, eu gostava muito dela, mas sua matéria era muito chata e por esse motivo as aulas eram insuportáveis.

domingo, 6 de novembro de 2011

#4 Faz um oito e depois vira o caderno

"Ah bom, agora aprendi. E como é que faz esse enroladinho?"

Você encontrará todo o tipo de pessoa quando entrar numa faculdade/universidade. Na minha sala todos eram normais. Menos uma garota. O nome dela era Cibele e veio lá do Pará para estudar aqui na Bahia.

sábado, 5 de novembro de 2011

#3 Com um terço na mão...

"Porra, meu! É aula de Cálculo ou de catequese?"

Cá pra nós! Eu tenho quase certeza que o sonho do meu professor de Cálculo I, prof. Roberto, era ser pastor. E se fosse, estaria ganhando mais.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

#2 O trote!

"Mas que merda, voltei de cara limpa!"

Veterano que é veterano nunca deixa de dar as boas vindas a calourada. E é para isso que o trote existe! Tá certo que tem gente que exagera e passa dos limites. Mas 1º semestre sem trote, não é 1º semestre!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

#1 Esta é mesmo a minha sala?

"Mulheres... estão querendo tomar o nosso lugar"

[1º semestre]
Algumas pessoas dizem que engenharia não é para as mulheres. Se estas pessoas estão certas ou não, eu não faço a mínima idéia, embora eu pense que não. Mas de uma coisa todos temos que concordar, a maioria dominante nas salas de engenharia é masculina.
Exceto na minha! De homem lá, somente eu e meus dois colegas. Ah, é claro, eu esqueci de me apresentar. Meu nome é Jorge e eu sou estudante de engenharia de produção! Para ser sincero eu nem sabia o que um engenheiro de produção fazia antes de escolher o curso, mas esta é outra história.

#Vida de um estudante de engenharia#

Galera, esse mês resolvi fazer algo diferente!
Postarei a história de um estudante de engenharia em seus 5 primeiros semestres
Bom, qualquer semelhança com pessoas e fatos é mera coincidência... ou não!

Brincadeiras a parte, algumas histórias foram realmente vivenciadas por mim ou por amigos e os personagens são inspirados em pessoas reais, embora eu tenha trocado os nomes. Tudo com uma boa dose de exagero, é claro, que é para tornar as histórias mais interessantes.
Não sou nenhum escritor de contosmas espero que gostem!!!