Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Torre de Hanoi

 A Torre de Hanoi é um quebra-cabeça que consiste em uma base contendo três pinos, onde em um deles, são dispostos sete discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. O número de discos pode variar sendo que o mais simples contém apenas três.

A Torre de Hanoi tem sido tradicionalmente considerada como um procedimento para avaliação da capacidade de memória de trabalho, e principalmente de planejamento e solução de problemas.
Existem várias lendas a respeito da origem do jogo, a mais conhecida diz respeito a um templo cosmopolita holandês, situado no centro do universo sub-aquático oceânico. Diz-se que Brahma supostamente havia criado uma torre com 64 discos de ouro e mais duas estacas equilibradas sobre uma plataforma. Brahma lhes ordenara que movessem todos os discos de uma estaca para outra segundo suas instruções, de que apenas um disco poderia ser movido por vez e nunca um disco maior deveria sobrepor um disco menor. Segundo a lenda, quando todos os discos fossem transferidos de uma estaca para a outra, o templo desmoronar-se-ia e o mundo desapareceria. Hans supostamente inspirou-se na lenda para construir o jogo, o qual tornou-se muito popular na China Oriental.

Jogue aqui

domingo, 28 de agosto de 2011

Engenharia Industrial

Esta é a área da engenharia que cuida dos recursos necessários à produção industrial. Esse profissional acompanha de perto a implantação e a manutenção da infraestrutura industrial, como redes de água e de gás, pontes e esteiras rolantes. É ele quem organiza e administra as instalações industriais, desde a chegada da matéria-prima à fábrica até o controle de qualidade do produto final, seguindo o cronograma estabelecido. Esse é o especialista encarregado de fazer a ligação entre o engenheiro responsável pelo projeto de máquinas e o engenheiro de produção, que cuida da organização do trabalho. O profissional de engenharia industrial analisa custos, gerencia a mão de obra e administra o uso de equipamentos e matérias-primas. Ele pode se dedicar a diversos ramos das engenharias, como mecânica, madeireira ou química. Ainda quando vai se inscrever no vestibular, o estudante deve escolher entre uma das habilitações da engenharia industrial, são elas: mecânica, elétrica, eletrônica, química, madeireira ou telecomunicações. Cada habilitação atua em um ramo específico, por exemplo, o engenheiro industrial mecânico realiza estudos, projetos e desenhos de máquinas e processos mecânicos, podendo trabalhar na área automobilística, metalúrgica, têxtil, eletrônica e siderúrgica. Já o engenheiro industrial elétrico trabalha com circuitos elétricos, eletrônica analógica e digital, controle, automação e supervisão de processos industriais.

O curso
Durante os 5 anos de curso, todas as habilitações dividem algumas disciplinas básicas do conhecimento de engenharia (ciências exatas como matemática, física, química e cálculo) e outras ligadas à atividade gerencial como psicologia do trabalho, economia e administração. O curso tem pelo menos metade de sua carga horária de aulas laboratoriais.

O Mercado de Trabalho
O setor da indústria tem uma relevante importância para a economia brasileira. Por isso mesmo, uma fábrica ou indústria necessita que todas as “peças” de sua “engrenagem” funcionem bem, pois uma falha em alguma parte do processo pode provocar prejuízos incalculáveis.
Em razão de ser um profissional generalista, o engenheiro industrial pode trabalhar nos setores petrolífero, cosmético, farmacêutico, de tecnologia e de autopeças, entre outros. As empresas costumam requisitar o engenheiro industrial para trabalhar na área de projetos e nas novas linhas de produção. Também existe boa possibilidade de demanda nos setores de telecomunicações e de geração de energia.
Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Você estuda!


Cartografia: A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. Na cartografia, as representações de área podem ser acompanhadas de diversas informações, como símbolos, cores, entre outros elementos. A cartografia é essencial para o ensino da Geografia e tornou-se muito importante na educação contemporânea, tanto para as pessoas atenderem às necessidades do seu cotidiano quanto para estudarem o ambiente em que vivem. Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O mais antigo mapa já encontrado foi confeccionado na Suméria, em uma pequena tábua de argila, representando um Estado. A confecção de um mapa normalmente começa a partir da redução da superfície da Terra em seu tamanho. Em mapas que figuram a Terra por inteiro em pequena escala, o globo se apresenta como a única maneira de representação exata. A transformação de uma superfície esférica em uma superfície plana recebe a denominação de projeção cartográfica.

Geodésia: Geodésia é a ciência que se ocupa da determinação da forma, das dimensões e do campo de gravidade da Terra. Seus dados e informações são necessários porque servem como referências precisas a diversos projetos de engenharia - construção de estradas, pontes, barragens, etc. -, mapeamento, geofísica, pesquisas científicas, dentre outros. Quem coordena as atividades geodésicas no Brasil é o IBGE, instituição responsável no país por essas atividades. Suas ações caracterizam-se pela implantação e manutenção do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB). As atividades geodésicas têm experimentado uma verdadeira revolução com o advento do Sistema de Posicionamento Global (GPS). A capacidade que este sistema possui de permitir a determinação de posições, estáticas ou cinemáticas, aliando rapidez e precisão muito superiores aos métodos clássicos de levantamento, provocou a necessidade de revisão das características do SGB. A implantação da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) representa a conseqüência desta rediscussão. Com o seu funcionamento, os usuários de informações do IBGE passarão a contar com uma infra-estrutura ativa e compatível com os métodos atuais de posicionamento baseados no GPS. Entretanto, a componente altimétrica do SGB ainda não está totalmente contemplada, em virtude de desconhecermos com suficiente precisão a forma real da Terra (geóide). Com isto, há a necessidade de concentrar-se esforços nas atividades de nivelamento geodésico, de maregrafia e de gravimetria, que levarão a um maior conhecimento do geóide, com todas as suas anomalias, segundo a escala dos geodesistas. Será possível, então, o uso da ferramenta GPS em um espectro mais amplo de aplicações onde se busca preferencialmente a determinação dos valores de altitude.


Bioengenharia: A bioengenharia é considerada uma ciência que adapta equipamentos elétricos, eletrônicos e mecânicos em seres vivos. É uma área de conhecimento interdisciplinar apoiada na Medicina, Biologia, Fisioterapia, Matemática, Física, Química e na própria Engenharia.
Tem por objetivo oferecer sustento e suporte à vida, por meio da construção de órgãos artificiais, instrumentos médicos e biomateriais. A bioengenharia se expande conforme o aumento por equipamentos para a saúde de pacientes.
A Engenharia Biomédica desenvolve dispositivos, softwares e instrumentações em tratamentos e pesquisas. A Bioengenharia desenvolve modelos quantitativos de fenômenos biológicos, como por exemplo, protótipos que dão assistência à circulação sanguínea.
No Brasil, a bioengenharia atua mais em hospitais, em laboratórios de análises clínicas e na indústria que produz para a instrumentação hospitalar, biológica e na área da engenharia biológica. Esta indústria aparelha os hospitais com centros cirúrgicos com toda aparelhagem avançada e dispositivos que substituem por um tempo ou permanentemente um órgão.

Fonte: Só Geografia
GeoMundo
InfoEscola

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Alguns desafios de matemática

1)Observe as multiplicações a seguir:
12 345 679 x 18 = 222 222 222
12 345 679 x 27 = 333 333 333
12 345 679 x 54 = 666 666 666
Para obter 999 999 999 devemos multiplicar 12 345 679 por quantos?


2)Divisão salomônica
Simeon Poisson foi um dos matemáticos mais geniais do século XIX. Tornou-se membro da Academia de Ciências da França em 1812 e em 1837 passou a integrar o Conselho Real da Universidade, com a função de dirigir o ensino da matemática em todos os colégios franceses.
Um dos motivos porque ficou famoso, foi por conseguir resolver um problema aparentemente simples. O desafio:

Divida entre dois amigos um jarro de vinho com 8 litros usando apenas outros dois jarros - um com 5 litros e outro com 3 litros - nenhum deles com marcas ou divisões.


3)Qual o valor da expressão?
(x-a).(x-b).(x-c).(x-d)...(x-y).(x-z) = ?

Nota: (x-a).(x-b) = x² - ax - bx + ab

Fonte e respostas em: Exatas - Aqui não há icógnitas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Engenheiro Florestal: cuidando do nosso maior tesouro

É o ramo da engenharia voltado para o estudo e o uso sustentável de recursos florestais. O engenheiro florestal avalia o potencial de ecossistemas florestais e planeja seu aproveitamento de modo a preservar a flora e a fauna locais. Este profissional é responsável por pesquisar e selecionar sementes e mudas, identificar e classificar espécies vegetais e procurar melhorar suas características, analisando as condições necessárias a sua adaptação ao ambiente. Ele elabora e acompanha projetos de preservação de parques e de reservas naturais e cuida de fazendas de reflorestamento. Além disso, recupera áreas degradadas, cuida da arborização urbana e avalia o impacto ambiental de atividades humanas em uma área. Esse engenheiro também efetua vistoriais, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, visa a segurança e os impactos socioambientais.
Apesar da ação humana sobre o mundo, as florestas ainda ocupam aproximadamente 30% da área total dos continentes e são uma peça fundamental para o equilíbrio ambiental e econômico da nossa sociedade.
Ultimamente, devido ao aquecimento global, a poluição e a exploração florestal desenfreada por parte de alguns países, o tema de preservação e uso racional das florestas através da engenharia florestal vem vendo cada vez mais pensado e discutido pelos líderes mundiais. Tanto nos países subdesenvolvidos, quanto nos países em desenvolvimento há enormes áreas destruídas e que podem perfeitamente ser recuperadas. Sendo esse um dos objetivos da engenharia florestal.

O curso
No curso são estudadas disciplinas como zoologia, antropologia rural, topografia, climatologia, anatomia da madeira, ecologia florestal, bioquímica vegetal, legislação agrária, genética quantitativa e paisagismo. No entanto, o foco do curso é dado no estudo do uso racional do ecossistema.
Mercado de trabalho
O mercado para a engenharia florestal é promissor, já que a cada dia novos métodos e campos de atuação para este profissional têm surgido. Com o lema de responsabilidade social adotado por muitas empresas, cresce a procura por estes profissionais. Também existem muitas oportunidades de trabalho em ONGs com atuação na área sócio-ambiental.
Com o aumento da fiscalização e também da pressão de governos e opinião pública, o trabalho dos profissionais de engenharia florestal vem sendo cada vez mais requisitado pelas empresas, especialmente por aquelas que querem garantir selos de sustentabilidade tais como o FSC para os seus produtos.
As melhores oportunidades para o profissional de engenharia florestal estão nos estados das regiões Sul e Sudeste, principalmente em São Paulo forte pela sua indústria de celulose e papel e em Minas Gerais que tem demandado muito por áreas de reflorestamento ( muitas áreas de floresta foram destruídas pela mineração em Minas ).

Onde estudar?
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB.
Goiás: UEG, UFG.
Mato Grosso: UFMT, Unemat.
Mato Grosso do Sul: UEMS, UFMS

Região Nordeste
Bahia: UESB, UFRB.
Paraíba: UFCG.
Pernambuco: UFRPE.
Piauí: UFPI.
Rio Grande do Norte: UFRN, UFERSA
Sergipe: UFS.

Região Norte
Acre: UFAC.
Amapá: UEAP
Amazonas: UEA, UFAM.
Pará: UFPA, UFRA, UFOPA
Rondônia: Unir.
Roraima: UFRR, UERR.
Tocantins: UFT.

Região Sudeste
São Paulo: USP, UNESP, UFSCar.
Rio de Janeiro: UFRRJ.
Minas Gerais: UFV, UFLA, UFVJM, UFMG
Espírito Santo: UFES.

Região Sul
Paraná: UFPR. PUC-PR, UTFPR, Unicentro.
Rio Grande do Sul: UFSM, Unipampa.

Santa Catarina: Udesc, Furb, Unoesc.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Você estuda!

Hidrometria: é um capítulo da Hidrologia que consiste na medição das grandezas que interessam ao estudo da água na natureza, como vazões (líquidas e sólidas) e níveis de água em rios, lagos e represas, índices pluviométricos (chuva) e outros parâmetros. Pode ser aplicada também em medições de água em estações de tratamento de água ou de esgotos. Diversos aparelhos podem ser usados para a hidrometria, sendo eles manuais ou automáticos.

Fotogrametria: é a técnica que permite efetuar medições rigorosas a partir de fotografias. Com fotografias aéreas verticais são obtidas medidas de posições de pontos que vão dar origem ao desenho de cartas topográficas. As fotografias aéreas são adquiridas com alguma sobreposição, o que origina, devido a diferentes perspectivas de um mesmo local, uma percepção das três dimensões do terreno, permitindo assim medir altitudes de forma rigorosa. A Fotogrametria recorre atualmente às tecnologias informáticas, fazendo todo o processamento sobre imagens digitais. Este fato permitiu uma grande evolução na aquisição de dados geográficos.

Eletrônica: é a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons têm papel fundamental.
Divide-se em Analógica e Digital porque suas coordenadas de trabalho optam por obedecer estas duas formas de apresentação dos sinais elétricos a serem tratados.
Numa definição mais abrangente, podemos dizer que a Eletrônica é o ramo da ciência que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de representar, armazenar, transmitir ou processar informações além do controle de processos e servo mecanismos. Sob esta ótica, também se pode afirmar que os circuitos internos dos computadores (que armazenam e processam informações), os sistemas de telecomunicações (que transmitem informações), os diversos tipos de sensores e transdutores (que representam grandezas físicas - informações - sob forma de sinais elétricos) estão, todos, dentro da área de interesse da Eletrônica.

Fonte: Wikipedia

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Engenharia Aeronáutica

É o ramo da engenharia que se ocupa do projeto e da manutenção de aeronaves e do gerenciamento de atividades aeroespaciais. Este profissional atua na projeção e na construção de todos os tipos de aeronave, como aviões, helicópteros, foguetes e satélites, tendo um papel fundamental para a segurança de qualquer voo. O engenheiro aeronáutico é o responsável pelo processo de manutenção, pela realização de reparos e pelas inspeções periódicas da estrutura e dos equipamentos, como asas, motores e fuselagem. Também é responsável por cuidar dos sensores e instrumentos de controle. Além de fabricar aviões, pode gerenciar obras e serviços ligados à infraestrutura aeronáutica, como a construção de aeroportos, o planejamento de linhas e o gerenciamento de tráfego aéreo. Especializado em todo tipo de veículo aéreo, desde pequenos aviões, até grandes naves espaciais, o profissional de Engenharia Aeronáutica também pode trabalhar em uma série de setores ligados a atividade aérea, tais como o projeto de novos aeroportos, ampliação de aeroportos já existentes e o gerenciamento do fluxo do tráfego aéreo controlando os aviões que pousam, decolam e voam.

O curso
O vestibular para Engenharia Aeronáutica é um dos mais concorridos do país. O curso de Engenharia Aeronáutica é um curso tem uma forte carga de matérias exatas. Nos dois primeiros anos, onde é feita a formação básica do engenheiro aeronáutico será estudado muito cálculo, desenho técnico e principalmente física ( resistência dos materiais, termodinâmica e aerodinâmica ). A partir do terceiro ano, começam as matérias específicas da Aeronáutica tais como tecnologia aérea, eletrônica, mecânica de vôo e dinâmica estrutural para aeronaves. Os dois anos de formação básica trazem bastante conteúdo das disciplinas física, química, matemática e computação. A partir do terceiro ano, começam as matérias tecnológicas, como eletrônica e dinâmica de sistemas de controle, além das específicas. Em aerodinâmica, o aluno estuda dinâmica de gases e fluidos. Em estruturas e materiais, ele passa a conhecer resistência de materiais, cálculo e dinâmica estrutural. E, em mecânica de voo, aprende dinâmica do voo, desempenho e estabilidade e controle. Em algumas escolas, o aluno pode optar por uma área de especialização, no terceiro ano. No fim do curso é obrigatório apresentar um trabalho de conclusão. O curso tem duração média de 5 anos.

O mercado de trabalho
Por se tratar de um curso de engenharia avançado e complexo, a Engenharia Aeronáutica está entre as carreiras de engenharia mais valorizadas do mercado. Uma boa oportunidade para os Engenheiros Aeronáuticos está na cidade de São Paulo, onde temos a maior frota de helicópteros do mundo.


sábado, 13 de agosto de 2011

Você estuda!

Automação: Automação , é um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem.Também pode ser definida como um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas sobre um processo objetivando torná-lo mais eficiente, ou seja maximizando a produção com menor consumo de energia, menor emissão de resíduos e melhores condições de segurança, tanto humana e material quanto das informações inerentes ao processo.
Automação é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão-de-obra em qualquer processo, especialmente o uso de robôs nas linhas de produção. A automação diminui os custos e aumenta a velocidade da produção.
A automação pode ser dividida em alguns ramos principais: automação industrial, automação comercial e automação residencial.

Metrologia: A Metrologia é a ciência das medições, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida no processo produtivo, procurando garantir a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumentos de medição, sejam eles analógicos ou eletrônicos (digitais), e da realização de ensaios, sendo a base fundamental para a competitividade das empresas. Metrologia também diz respeito ao conhecimento dos pesos e medidas e dos sistemas de unidades de todos os povos, antigos e modernos.

Topografia: Topografia é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a situação e a localização deles que podem ficar em qualquer área. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, etc e ainda representá-las graficamente em cartas (ou plantas) topográficas.
A topografia é também instrumento fundamental para a implantação (chamadas locações) e acompanhamentos de obras como: projeto viário, edificações, urbanizações (loteamentos), movimento de terra (cubagem de terra), etc.
O termo só se aplica a áreas relativamente pequenas, sendo utilizado o termo geodésia quando se fala de áreas maiores. Para isso são usadas coordenadas que podem ser duas distâncias e uma elevação, ou uma distância, uma elevação e uma direção.
É também muitas vezes utilizado como ciência necessária à caracterização da intensidade sísmica num dado local, visto que só em locais onde a topografia é conhecida, é que são possíveis identificações de intensidade.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Engenharia de pesca e Aquicultura

Pouco conhecida do grande público, a engenharia da pesca é uma profissão para quem gosta de trabalhar em equipe e aprecia atividades ao ar livre. É o setor da engenharia voltado para o cultivo, a captura e a industrialização de organismos aquáticos. O engenheiro de pesca estuda e aplica métodos e tecnologias para localizar, capturar, beneficiar e conservar peixes, crustáceos e frutos do mar. Entre as atividades de um engenheiro de pesca estão o planejamento e o gerenciamento das atividades pesqueiras voltadas para a industrialização e para a comercialização do pescado. Em aquicultura, atua na criação e na reprodução de peixes, crustáceos e moluscos em cativeiro. Dimensiona e implanta fazendas aquáticas em lagos, rios, barragens e no oceano.
A formação em engenharia de pesca é uma habilitação que integra a área das ciências agrárias e qualifica, em nível superior, profissionais para a intervenção técnico-científica em aqüicultura, pesca e tecnologia do pescado, bem como em atividades de pesquisa e extensão na área de biotecnologia e demais serviços voltados à aquicultura e pesca, constituindo-se, desta maneira, em uma área do saber que intervém na realidade com base científica própria.
Desta maneira, o engenheiro de pesca deve ser um profissional capaz de entender com clareza a dinâmica da realidade em que atua, para que possa propor efetivamente atividades que transformem o quadro atual dos produtores, industriais e pesquisadores envolvidos com atividades de pesca da região.

Mercado de Trabalho
Como a profissão ainda não é muito conhecida, as empresas acabam absorvendo a grande maioria dos profissionais logo no início da carreira. No Brasil, o grande pólo pesqueiro está no Nordeste, Norte e Sul. É importante saber que a mão-de-obra não se localiza somente no litoral, porque nosso país tem o maior potencial de água doce do mundo" As perspectivas do mercado são otimistas visto que o Brasil é um país muito jovem nesse tipo de atividade. Há opções de trabalho também no exterior e a maior dificuldade que os engenheiros de pesca encontram é a falta de reconhecimento da profissão, o que acaba dando espaço para biólogos, zoólogos e oceanólogos dentro da área. O salário inicial de um engenheiro de pesca varia entre R$ 1.700 a R$ 2.400.


O curso
O ensino da profissão é composto por disciplinas como cálculo, estatística, física e também com aulas de biologia, ecologia, bioquímica e biologia aquática. As aulas práticas, em laboratório e a bordo de barcos, ocupam boa parte da carga horária. Nelas, o aluno aprende técnicas de navegação, métodos de processamento do pescado e cultivo de peixes, moluscos e crustáceos. Para se formar é preciso fazer estágio e apresentar uma monografia. Sua graduação dura, em média, cinco anos.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

domingo, 7 de agosto de 2011

Engenharia de Minas

Esse é o ramo da engenharia que se ocupa da pesquisa, da prospecção, da extração e do aproveitamento de recursos minerais. O engenheiro de minas atua na área de tecnologia mineral, desde a prospecção (busca de depósitos minerais), a lavra (extração do minério) até o beneficiamento (processamento, separação e concentração do material extraído) para adequá-lo às especificações produtivas. Além de localizar jazidas, ele analisa o tamanho das reservas e a qualidade do minério no local. Estuda as possibilidades técnicas e econômicas da exploração do depósito mineral. Caso esta seja viável, elabora e executa o projeto de extração, escolhendo os equipamentos adequados e determinando os recursos humanos e materiais necessários ao trabalho. Em geral, o engenheiro de minas atua em companhias mineradoras, mas pode trabalhar também em pedreiras, construtoras de estradas e empresas de demolição. Lida com tecnologias de última geração e com reciclagem de produtos industriais ou com a prospecção de jazidas. A legislação ambiental exige que esse profissional tenha como objetivo minimizar o impacto da extração sobre o meio ambiente. A engenharia de minas é um dos mais antigos ramos da engenharia, mas, hoje em dia, é apenas uma das vertentes da engenharia geotécnica a qual tem um âmbito mais abrangente, atuando em todos os aspetos da interação da geologia com a engenharia e não apenas nos aspetos relativos à extração de minérios.
O Brasil devido ao seu tamanho tamanho continental e tipo de solo (rochas metamórficas, ígneas e sedimentares) é um país que tem um enorme potencial mineral. As maiores reservas minerais do Brasil são Ferro, Alumínio e Ouro. As regiões onde há mais potencial para descoberta e abertura de novas minas atualmente no Brasil são o Centro-Oeste e Amazônia, propiciando um vasto campo potencial para o trabalho de engenharia de minas.


O profissional
Pode atuar na abertura de vias subterrâneas, definindo a melhor técnica para extração de minerais, inclusive de água subterrânea; no beneficiamento e processamento, definindo os processos físico-químicos adequados à separação das substâncias que compõem o minério; na lavra, planejando e supervisionando a exploração de minas subterrâneas ou a céu aberto. Definir os métodos de remoção, transporte e estocagem do material extraído; na prospecção, trabalhando em atividades de localização de depósitos minerais com o uso, inclusive, de imagens colhidas por satélites, entre outras atividades.
Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).


O curso
Tem duração média de 5 anos. Nos primeiros anos, o aluno cursa as disciplinas básicas de engenharia. Nos anos finais, aprofunda-se o estudo das rochas e seu beneficiamento, com disciplinas de física, química, mineralogia, topografia, geologia e reciclagem de rejeitos e resíduos. Também são realizadas visitas a empresas de mineração. Durante todo o curso, é intensa a atividade em laboratórios de ensaios e em projetos de engenharia. O estágio supervisionado é obrigatório, assim como a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.



Fonte: Guia do Estudante
Wikipedia
Guia da carreira

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Número de engenheiros no Brasil precisa quadruplicar nos próximos seis anos

O Brasil precisa quadruplicar o número de doutores na área de engenharia, nos próximos seis anos, para expandir o desempenho industrial e empresarial. Esta foi uma das conclusões do Fórum Brafitec, que reúne pesquisadores brasileiros e franceses em Fortaleza. O programa Brafitec é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) com a Conferência de Diretores de Escolas e Formação de Engenheiros da França (Cdefi), que financia o intercâmbio de estudantes de engenharia entre os dois países.

“O número de doutores na área das engenharias é insuficiente para atender a demanda. O que formamos mal substitui as aposentadorias dos núcleos de pesquisa das universidades”, disse o presidente da Capes, Jorge Guimarães. Em 2005, o Brasil formou 1.114 doutores em engenharias de um total de 8.989 titulados no mesmo ano. Terá de formar pelo menos quatro mil em 2010.


Segundo Guimarães, a velocidade do desenvolvimento de empresas e indústrias de um país depende da disponibilidade de engenheiros altamente qualificados. “Não temos falta de qualidade, mas de quantidade”, salientou. O País tem 4.894 professores nas engenharias. São 139 cursos de doutorado, 98% dos quais em instituições públicas. “Há enorme demanda de pessoal qualificado nas áreas de energia, petróleo e gás, minas e metalurgia, automação industrial, bens de capital e muitas outras.”

A demanda é manifestada à Capes por diversas empresas e se estende a pessoal técnico de nível médio.
No Brasil, há pelo menos 13 centros de alto nível apoiados pela Capes para a formação de recursos humanos pós-graduados em engenharias nas universidades e em outras instituições. Também há a preocupação de investir em iniciativas de qualidade em várias regiões do país. “Precisamos, de forma urgente, reforçar as ações que qualificam o ensino de matemática e ciências nos níveis fundamental e médio porque isso é decisivo na hora da formação do estudante”, constatou Guimarães.

Fonte: MEC

terça-feira, 2 de agosto de 2011

As 10 principais razões para se namorar um(a) engenheiro(a)

10. O mundo, de fato, gira ao nosso redor... nós escolhemos o sistema de coordenadas.
9. Nenhum “par” aprecia um “impulso” melhor.
8. Sabemos como lidar com a pressão e a tensão num relacionamento.
7. Possuímos valores significativos.
6. Compreendemos o movimento de corpos rígidos.
5. Movimento projétil: Precisamos dizer algo mais?
4. Engenheiros fazem de acordo com a especificação.
3. Segundo Newton, se dois corpos interagem, suas forças são iguais e opostas.
2. Sabemos que o que importa não é a extensão do vetor, mas sim como aplicar a força.
1. CONHECEMOS A REGRA DA MÃO DIREITA!


Fonte: BLOG DA ENGENHARIA

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Já aconteceu comigo!

Médicos, engenheiros e professores com doutorado ganham os maioreas salários da Região Nordeste

Pesquisa divulgada pela Catho Online aponta que médicos, engenheiros e professores de ensino superior com doutorado são as profissões com maiores remunerações.
De acordo com a recrutora de pessoal Gleide Lima, em matéria publicada pelo jornal A Tarde "a relação entre oferta e demanda é deficitária". Gleide afirma ainda que é muito difícil preencher as vagas de engenharia.
Segundo o Crea-BA, o piso salarial da categoria é de 8,5 salários mínimos, o equivalente a R$ 4,6 mil reais. Mas este valor pode chegar a bem mais, como no caso dos engenheiros de petróleo que chegam a receber em média R$ 7,5 mil.

Fonte: Jornal A Tarde, caderno Empregos e Negócios, 31/07/2010.