Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

terça-feira, 31 de maio de 2011

Fontes de energia renováveis

A energia eólica é um tipo de energia alternativa
No início do século XX o mundo começou a sofrer com a exploração de seus recursos naturais, bem como com a poluição da atmosfera e com a degradação do solo. Um exemplo da exploração desenfreada do homem é o petróleo que se antes era considerado uma fonte tradicional de energia, foi tão continuamente extraído que seus poços já começam a se esgotar, pouco menos de 100 anos após o início de sua utilização efetiva. Não só o petróleo, mas o carvão também é considerado um recurso esgotável, enquanto que a energia nuclear apresenta perigos resultantes de seus resíduos radioativos. Por esses motivos o uso das fontes tradicionais de energia tem entrado em declínio não só pelo fato de serem esgotáveis, mas por que estas são uma ameaça ao meio ambiente.
Frente a tudo isso surgiu as chamadas “fontes alternativas de energia”. Estas outras além de não prejudicarem a natureza, são renováveis, e, portanto inesgotáveis. Por essa razão ganham um espaço cada vez maior numa sociedade em que as pessoas já começam a pensar em questões relacionadas ao meio ambiente e a sua preservação. Exemplos de fontes renováveis incluem a energia solar, a energia eólica, a energia hídrica e a biomassa.
Muitos acreditam que a utilização da energia por fontes renováveis será incapaz de atender à grande demanda de um país continental. Mas é importante entendermos que a utilização desses tipos de energias alternativas não pressupõe o abandono imediato dos recursos tradicionais, o que não muda o fato de que sua utilização minimiza os impactos causados pelas fontes de energia tradicionais e, portanto a sua capacidade não deve ser subestimada. A Alemanha, por exemplo, provou como o uso das fontes renováveis pode ser útil ao Estado, à população e ao meio-ambiente. O país é responsável por cerca de um terço de toda a energia eólica instalada no mundo, representando metade da potência gerada em toda a Europa.
Painel solar fotovoltáico

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Calouros x Veteranos

Um meme, termo cunhado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller O Gene Egoísta, é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros) e outros locais de armazenamento ou cérebros. No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autônoma. O estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação é conhecido como memética.
Quando usado num contexto coloquial e não especializado, o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra. Este uso aproxima o termo da analogia da "linguagem como vírus", afastando-o do propósito original de Dawkins, que procurava definir os memes como replicadores de comportamentos.
Na internet, memes é qualquer brincadeira que é repetida e se propaga rapidamente ficando conhecida entre seus usuários.
Um dos memes de sucesso na internet são as tirinhas que  brincam com as diferenças no comportamento de alunos calouros e veteranos.

Que fique claro que esta é apenas uma brincadeira que surgiu na internet e a nossa intenção não é incentivar nenhum tipo de comportamento nos leitores.
Divirta-se!

sábado, 28 de maio de 2011

Máquina de escrever

Embora ultrapassada, por muito tempo a máquina de escrever foi utilizada por pessoas que precisavam digitar textos. Hoje a sua utilização é rara, sendo comum o uso de computadores em seu lugar. É um instrumento mecânico, electromecânico ou eletrônico com teclas que, quando premidas, causam a impressão de caracteres num documento, em geral de papel.
Pouca gente sabe mas a idéia original foi do Padre Francisco João de Azevedo que criou uma máquina, mais parecida com um piano de 24 teclas que imprimiam letras num papel, no ano de 1861.
Infelizmente sua invenção foi roubada em 1868 por Christopher Latham Sholes e readaptada para o atualmente reconhecido padrão QWERTY, que ele apresentou como se fosse seu próprio.

Francisco João de Azevedo morreu em 1880 e foi enterrado no cemitério de João Pessoa. Falece sem completar o seu sonho que era patentear sua invenção. "O invento do brasileiro porém já era bastante conhecido no Brasil, tanto que os primeiros cursos de datilografia no Brasil exibiam na parede retratos do padre e tornou-se o patrono nacional da máquina de escrever."


quinta-feira, 26 de maio de 2011

LinkedIn: Uma rede de contatos profissionais

LinkedIn é uma rede de negócios fundada em Dezembro de 2002 e lançada em Maio de 2003. É comparável a redes de relacionamentos, e é principalmente utilizada por profissionais. Em Novembro de 2007, tinha mais de 16 milhões de usuários registrados, abrangendo 150 indústrias e mais de 400 regiões econômicas (como classificado pelo serviço).
O atual diretor da LinkedIn é Dan Nye, enquanto o seu antigo diretor e também Fundador da empresa, Reid Hoffman, que já foi Vice Presidente Executivo da PayPal, permanece como Presidente de Produto e Presidente do Conselho. A LinkedIn está sediada em Mountain View, no Estado da Califórnia, e é financiada por Greylock, Sequoia Capital, Bessemer Venture Partners, e European Founders Fund . A LinkedIn passou a ser rentável em Março de 2006.


Existem muitos websites que oferecem redes de negócios on-line, incluindo Ziggs, ryze, Doostang, XING, Salesconx, Plaxo, Yahoo! Kickstart e, ultimamente crescendo exponencialmente o Facebook. O LinkedIn answers é comparável ao Yahoo Answers. Vários websites tais como CareerBuilder.com e Monster.com tem funções para busca de empregos. Vários websites tem sistemas de reputação e redes de relacionamento social.

Acesse o LinkedIn: http://www.linkedin.com/
Fonte: Wikipedia