Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Engenharia de telecomunicações

É o segmento da engenharia que se ocupa do projeto, da operação e da manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações. Esse engenheiro desenvolve e implanta redes de telecomunicações. Com sólida formação na área elétrica e eletrônica, ele cria, planeja e constrói aparelhos e equipamentos utilizados nas telecomunicações e dá manutenção aos sistemas e redes implantados. Cuida de cabeamentos aéreos e subterrâneos, satélites artificiais, centrais de transmissão, captação, codificação e retransmissão dos sinais que interligam o planeta. De seu trabalho depende toda a rede mundial de telefonia, transmissão de dados, redes de computadores, rádio e televisão.


Atuação do engenheiro de telecomunicações:
*Fazer medições e avaliações de campos elétricos, campos magnéticos e ondas eletromagnéticas geradas por sistemas de telecomunicações e industriais em ambientes ocupacionais e públicos.
*Criar modelagem matemática (numérica e analítica) de campos elétricos, campos magnéticos e ondas eletromagnéticas.
*Fazer análise de compatibilidade eletromagnética em sistemas de telecomunicações e de potência.
*Fazer o estudo dos efeitos biológicos dos campos elétricos, campos magnéticos e ondas eletromagnéticas nos seres vivos.
*Criar projetos de sistemas de energia para telecomunicações. Fazer estudo e projetos de sistemas de comunicações via telefone, celular e satélite.
*Fazer análise e projetos de redes de computadores e Internet.
*Fazer estudo e projetos de transmissão e recepção de sinais de dados e projeto de sistemas microprocessados.
*Fazer projetos de sistemas de irradiação de sinal em UHF.
*Fazer projetos de antenas e divisores de potência de UHF.
*Fazer projetos de sistemas de interfaceamento de telefonia celular para centrais PABX.
*Fazer projetos de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas.
*Fazer projetos de sistemas de monitoração e telecomando de redes geograficamente distribuídas.

O mercado de trabalho:
O mercado de trabalho para o engenheiro de telecomunicações está bastante aquecido, principalmente com o advento da TV Digital no Brasil. Outro ramo que pede por profissionais capazes é o de Telefonia Móvel e Fixa, que está em constante atualização de suas tecnologias. O engenheiro de telecomunicações pode optar também por trabalhar na área de pesquisa acadêmica (fazendo especialização e mestrado) ou no Serviço Público. A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – costuma abrir vagas por meio de concursos públicos para engenheiros de telecomunicações.

Instituições de Ensino:
Algumas das principais universidades do país que oferecem o curso de Engenharia de Telecomunicações são:
• Região Sudeste
São Paulo: Universidade São Marcos (SP), Unitau (Taubaté/SP), UFABC (Santo André/SP), Uniban (Osasco/SP), Unisanta (Santos/SP).
Minas Gerais: Uni-BH (MG), Uniminas (Uberlândia/MG).
Rio de Janeiro: UFF (Niterói/RJ), IME (RJ), UCP (Petrópolis/RJ).
• Região Norte
Amazonas: Ceulm-Ulbra, Cesf-AM (Manaus/AM).
Pará: Iesam (Belém/PA).
• Região Nordeste
Bahia: Unibahia (Lauro de Freitas/BA), FJA (Salvador/BA).
Ceará: UFC (Fortaleza/CE).
Pernambuco: Fac. Maurício de Nassau (Recife/PE).
• Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB (Brasília/DF).

• Região Sul
Paraná: FAG-Cascavel (Cascavel/PR).
Rio Grande do Sul: Unilasalle-RS (Canoas/RS).
Santa Catarina: Furb (Blumenau/SC), UnC (Canoinhas/SC).


quinta-feira, 29 de abril de 2010

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Você estuda!

Estatística aplicada à engenharia é um ramo da estatística que estuda as suas aplicações à engenharia, onde o maior uso seja talvez no controle de processos de produtos e serviços. Mas também é usada, por exemplo, no planejamento de novas estratégias de produção, vendas, etc. Existe uma preocupação da Estatística aplicada à Engenharia que se localiza no Controle de Processos e Manufatura, analisando distribuições e lotes para padrões de qualidade nos produtos. Por exemplo, para a Engenharia de Alimentos, há certa estatística na Análise Sensorial, para observar a aceitação de um produto manufaturado em relação ao público.


Química geral: A definição para a química é: ciência que estuda a estrutura das substâncias, correlacionado-a com as propriedades macroscópicas.




Através do estudo da Química Geral investigamos sobre composição e as propriedades das diferentes matérias, suas transformações e variações de energia. Este conteúdo se faz fundamental para posterior conhecimento sobre as outras ciências: Química Orgânica, Inorgânica, Físico-Química, etc.

Algoritmos e programação: Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.

“Algoritmo é uma seqüência finita de instruções ou operações cuja execução, em tempo finito, resolve um problema computacional, qualquer que seja sua instância” (SALVETTI, 1998, p.5).

algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador, e sim os passos necessários para realizar uma tarefa. Sua implementação pode ser feita por um computador, por outro tipo de autômato ou mesmo por um ser humano. Diferentes algoritmos podem realizar a mesma tarefa usando um conjunto diferenciado de instruções em mais ou menos tempo, espaço ou esforço do que outros. Tal diferença pode ser reflexo da complexidade computacional aplicada, que depende de estruturas de dados adequadas ao algoritmo. Por exemplo, um algoritmo para se vestir pode especificar que você vista primeiro as meias e os sapatos antes de vestir a calça enquanto outro algoritmo especifica que você deve primeiro vestir a calça e depois as meias e os sapatos. Fica claro que o primeiro algoritmo é mais difícil de executar que o segundo apesar de ambos levarem ao mesmo resultado.

O conceito de um algoritmo foi formalizado em 1936 pela Máquina de Turing de Alan Turing e pelo cálculo lambda de Alonzo Church, que formaram as primeiras fundações da Ciência da computação.

Fonte: Wikipédia

sábado, 24 de abril de 2010

Desmotivadores!

Os posteres desmotivadores já se tornaram moda na Internet. Atualmente são muito utilizados seja em websites, fóruns, blogues ou via email e não há dúvida que nós gostamos de "desmotivar" os outros… Os demotivators são posteres negros com uma imagem engraçada e um comentário (geralmente irônico) e na verdade são uma paródia dos posteres motivacionais que trazem mensagens bonitas e motivadoras.

O blog do Engenheiro apresentará, a partir de hoje, posteres desmotivadores relacionados a assuntos que nos interessam! Divirtam-se!


Site oficial (Brasil): Desmotivado

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Matemática Interessante


Um viajante chega numa cidade e entra num pequeno hotel.
O mesmo saca duas notas de R$ 100,00, põe no balcão e pede para ver um quarto.
Enquanto o viajante inspeciona os quartos , o gerente do hotel sai correndo com as duas notas de R$ 100,00 e vai até o açougue pagar suas dívidas com o açougueiro.
Este, pega as duas notas e vai até um criador de suínos a quem deve e paga tudo.
O criador, por sua vez, pega também as duas notas e corre ao veterinário para liquidar sua dívida.
O veterinário, com a duas notas em mãos, vai até a zona pagar o que devia a uma prostituta (em tempos de crise essa classe também trabalha à crédito).
A prostituta sai com o dinheiro em direção ao hotel, lugar onde, as vezes, levava seus clientes e que ultimamente não havia pago pelas acomodações, avisa ao gerente que está pagando a conta, e coloca as notas em cima do balcão
Nesse momento, o gringo retorna dos quartos , pega as duas notas de volta, agradece e diz não ser o que esperava e sai do hotel e da cidade.
Ninguém ganhou nenhum vintém, porém agora toda a cidade vive sem dívidas e com o crédito restaurado, e começa a ver o futuro com confiança!

MORAL DA HISTÓRIA
*
*
*
*
*
*
*
*
*
" NÃO QUEIRA ENTENDER ECONOMIA "

15 invenções estúpidas

A revista Time recuperou de seu arquivo uma bela coleção de 30 invenções estranhas e (praticamente) inúteis:

- Uma metralhadora de cano curvo, perfeita para esquinas (1953)

- Maleta anti-furtos com fundo que deixa todo conteúdo cair no chão… só não sabem como evitar que o bandido junte o que caiu (1963)

- O escritor de ficção-científica e fundador da Igreja da Cientologia inventou um eletrômetro para detectar se tomates sentem dor. Aviso que não posso fazer piadas com a Igreja da Cientologia e suas bobag… por receio de ser processado. Eles processam todo mundo.

- Charles L. Langs inventou sutiãs sem suportes ou fios. E sua esposa não parece muito confiante com o sucesso.

- Uma sauna portátil também faz parte da lista. Tem até buracos para as mãos, permitindo que você leia um livro enquanto derrete.

- Estranhas gaiolas para bebês foram inventadas em 1937, e essas gaiolas eram para ser penduradas para fora de uma janela em um prédio. Segurança?! Ná.

- Um laringofone que evita barulhos exteriores transmite o som diretamente de sua garganta. Só não sei se você ficaria com uma voz de arroto.

- Prancha de surfe motorizada. Você pode fumar enquanto usa uma dessas em um lago calmo. Emoções 1000!

- Guarda-chuva para cigarros. Essa invenção maluca já existia em 1954!

- Dr. DeForest C. Jarvis inventou em 1959 uma mistura de mel e vinagre. Para aliviar dores, ele afirmava. Ou para nausear, dizem outros.

- Pneus iluminados! Em 1961 já existia o ´car tuning´. Será que patentearam? Faria sucesso hoje em dia!

- Capa para manter a maquiagem durante o banho. Vale pela foto sensual da modelo. Essa edição da revista deve ter sido um sucesso no banheiro…

- Gosta de fumar uma dezena de cigarros ao mesmo tempo? Inventaram algo como uma flauta para fumantes, isso em 1955

- Peitos artificiais com barulhos de batidas do coração… Japão, né?

- Em 1964 Claus Scholz inventou um robô que atende o telefone, mas não fala nada! Muito útil!
 
Fonte: Humor na Ciência

quinta-feira, 22 de abril de 2010

sábado, 17 de abril de 2010

Meio ambiente e desenvolvimento sustentável

A definição mais aceita para o conceito de desenvolvimento sustentável diz que desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer as futuras gerações, ou seja, é um desenvolvimento que não esgota os recursos disponíveis no meio ambiente.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos aparentemente distintos: o desenvolvimento econômico e a preservação da natureza. Esse conceito permitiu uma nova forma de desenvolvimento que leva em conta os impactos causados ao meio ambiente, tentando minimizá-los o máximo possível. Esse tipo de modelo econômico busca alternativas diferentes, priorizando a qualidade e não a quantidade, reduzindo o uso de matéria-prima e produto e buscando o aumento da reutilização e reciclagem.
Lembre-se que a sua participação é fundamental para que essa idéia dê certo! Colabore com o meio ambiente!


Fonte: WWF

terça-feira, 13 de abril de 2010

Você estuda!

Além de matérias como Cálculo Diferencial e Integral, Física Aplicada e Geometria Analítica o engenheiro precisa para sua formação, conhecimento em outras disciplinas básicas como veremos a seguir.


Álgebra Linear é um ramo da matemática que surgiu do estudo detalhado de sistemas de equações lineares, sejam elas algébricas ou diferenciais. A álgebra linear se utiliza de alguns conceitos e estruturas fundamentais da matemática como vetores, espaços vetoriais, transformações lineares, sistemas de equações lineares e matrizes.


Desenho Técnico engloba um conjunto de metodologias e procedimentos necessários ao desenvolvimento e comunicação de projectos, conceitos e ideias e, no seu contexto mais restrito, refere-se à especificação técnica de produtos e sistemas.






Fonte: Introdução ao Desenho Técnico
Wikipédia

Engenhocas!

Cientistas norte-americanos acreditam que tapete voador é possível...



Cientistas norte-americanos da Universidade de Harvard acreditam que, em teoria, um tapete poderia erguer-se do chão e voar por uma curta distância, tal como os tapetes voadores das histórias de Mil e Uma Noite. Num artigo publicado na revista científica Physical Review of Letters, a equipa de especialistas diz ter constatado que uma folha de papel do tamanho de uma nota de dinheiro pode manter-se a flutuar no ar se for mantida em movimento de vibração ondulatória de cerca de 10 vezes por segundo.
Segundo os cientistas, este mesmo princípio, semelhante ao que rege o movimento sobre as águas de animais marinhos que conseguem manter-se sobre a água por alguns segundos, como arraias, poderia ser aplicado a um tapete.
Esse tapete voador, no entanto, não poderia transportar pessoas, por causa do impacto das vibrações.
Para os pesquisadores, o tapete voador é possível, mas as leis do equilíbrio sugerem que (este tapete) vai permanecer na esfera mágica, mítica e virtual.

sábado, 10 de abril de 2010

Os três porquinhos narrado por um pai engenheiro

O filho quer dormir e pede ao pai (engenheiro) para contar uma história e ele conta a dos três Porquinhos. Meu Filho, era uma vez três porquinhos ( P1, P2 e P3) e um Lobo Mau, por definição, LM, que vivia os atormentando.

P1 era sabido e fazia Engenharia Elétrica e já era formado em Engenharia Civil. P2 era arquiteto e vivia em fúteis devaneios estéticos absolutamente desprovidos de cálculos rigorosos.P3 fazia Comunicação e Expressão Visual na ECA.
LM, na Escala Oficial da ABNT, para medição da Maldade (EOMM) era Mau nível 8,75 (arredondando a partir da 3ª casa decimal para cima). LM também era um mega investidor imobiliário sem escrúpulos e cobiçava a propriedade que pertencia aos Pn (onde "n" é um número natural e varia entre 1 e 3), visto que o terreno era de boa conformidade geológica e configuração topográfica, localizado próximo a Granja Viana. Mas nesse promissor perímetro P1 construiu uma casa de tijolos, sensata e logicamente planejada, toda protegida e com mecanismos automáticos. Já P2 montou uma casa de blocos articulados feitos de mogno que mais parecia um castelo lego tresloucado. Enquanto P3 planejou no Autocad e montou ele mesmo, com barbantes e isopor como fundamentos, uma cabana de palha com teto solar, e achava aquilo "o máximo".

Um dia, LM foi ate a propriedade dos suínos e disse, encontrando P3:-
"Uahahhahaha, corra, P3, porque vou gritar, e vou gritar e chamar o Conselho de Engenharia Civil para denunciar sua casa de palha projetada por um formando em Comunicação e Expressão Visual! "

Ao que P3 correu para sua amada cabana, mas quando chegou lá os fiscais do Conselho já haviam posto tudo abaixo. Então P3 correu para a casa de P2.

Mas quando chegou lá, encontrou LM à porta, batendo com força e gritando:- "Abra essa porta, P2, ou vou gritar, gritar e gritar e chamar o Greenpeace, para denunciar que você usou madeira nobre de áreas não-reflorestadas e areia de praia para misturar no cimento." Antes que P2 alcançasse a porta, esta foi posta a baixo por uma multidão ensandecida de ecos-chatos que invadiram o ambiente, vandalizaram tudo e ocuparam os destroços, pixando e entoando palavras de ordem.

Ao que segue P3 e P2 correm para a casa de P1.Quando chegaram na casa de P1, este os recebe, e os dois caem ofegantes na sala de entrada.

P1: O que houve?

P2: LM, lobo mau por definição, nível 8.75, destruiu nossas casas e desapropriou os terrenos.

P3: Não temos para onde ir. E agora, que eu farei? Sou apenas um formando em Comunicação e Expressão Visual!
Tum-tum-tum-tum-tuuummm!!!! (isto é somente uma simulação de batidas à porta, meu filho! o som correto não é esse.)

LM: P1, abra essa porta e assine este contrato de transferência de posse de imóvel, ou eu vou gritar e gritar e chamar os fiscais do Conselho de Engenharia em cima de você!!!, e se for preciso até aquele tal de Confea

Como P1 não abria (apesar da insistência covarde do porco arquiteto e do...do... comunicador e expressivo visual) LM chamou os fiscais, e estes fizeram testes de robustez do projeto, inspeções sanitárias, projeções geomorfológicas, exames de agentes físico-estressores, cálculos com muitas integrais, matrizes, e geometria analítica avançada, e nada acharam de errado. Então LM gritou e gritou pela segunda vez, e veio o Greenpeace, mas todo o projeto e implementação da casa de P1 era ecologicamente correta.
Cansado e esbaforido, o vilão lupino resolveu agir de forma irracional (porém super-comum nos contos de fada): ele pessoalmente escalou a casa de P1 pela parede, subiu ate a chaminé e resolveu entrar por esta, para invadir.
Mas quando ele pulou para dentro da chaminé, um dispositivo mecatrônico instalado por P1 captou sua presença por um sensor térmico e ativou uma catapulta que impulsionou com uma força de 33.300 N (Newtons) LM para cima.
Este subiu aos céus, numa trajetória parabólica estreita, alcançando o ápice, onde sua velocidade chegou a zero, a 200 metros do chão.
Agora, meu filho, antes que você pegue num repousar gostoso e o Papai te cubra com este edredom macio e quente, admitindo que a gravidade vale 9,8 m/s² e que um lobo adulto médio pese 60 kg, calcule:

a) o deslocamento no eixo "x", tomando como referencial a chaminé.

b) a velocidade de queda de LM quando este tocou o chão e

c) o susto que o Lobo Mau tomou, num gráfico lógico que varia do 0 (repouso) ao 9 (ataque histérico).

Testes vocacionais

Faça os testes e descubra com qual das engenharias você mais se identifica.

Engenharia Elétrica é o curso para você?
Você leva jeito para a Engenharia Civil?
Será que eu escolho engenharia de alimentos?
Engenharia ambiental é a escolha certa para você?
Você seria um bom engenheiro mecânico?
Você já pensou em engenharia de produção?


Fonte: Guia do Estudante

O Verdadeiro Engenheiro


Argumentação de um 'engenheiro' português que foi apanhado a 250 Km/h numa estrada onde o limite era de 70 Km/h.

Ex.mo Sr. Dr. Juiz,
Meritíssimo:



Confirmo que vi na estrada a marca de 70 em números negros inscritos num círculo vermelho, sem qualquer informação de unidades.
Ora, como sabe, a Lei de 4 de Julho de 1837 torna obrigatório em Portugal o sistema métrico, e o Decreto 65-501 de 3 de Maio de 1961, modificado de acordo com as directivas europeias, define, como unidade DE BASE LEGAL, as unidades do Sistema Internacional, SI. Poderá confirmar tudo no site do Governo.
Ora, no sistema SI, a unidade de comprimento é o 'Metro', e a unidades de Tempo é o 'Segundo'. Torna-se portanto evidente que a unidade de Velocidade é o 'Metro por Segundo'. Não me passaria pela cabeça que o Ministério aplicasse uma unidade diferente.
Assim sendo, os 70 Metros por Segundo correspondem, exactamente a 252 Km/h. Ora a Polícia afirma que me cronometrou a 250 Km/h o que eu não contesto. Circulava portanto 2 Km/h abaixo do limite permitido.
Esperando a aceitação dos meus argumentos, de V. Exa..



António Nogueira
Engº Civil, IST

NOTA: O ENGENHEIRO NÃO FOI CONDENADO!!!

Fonte: O quase engenheiro

Engenheiros...

BASTA ENTENDER OS ENGENHEIROS, AMÁ-LOS, ABENÇOÁ-LOS E DAR GRAÇAS A DEUS POR TÊ-LOS CRIADO!!

1. Um Engenheiro não é prepotente, é que está rodeado de inúteis.
2. Um Engenheiro não tem o ego muito grande, o quarto é que é muito pequeno.
3. Não é que eles queiram sempre ter a razão, os outros é que sempre cometem algum erro.
4. A um Engenheiro, não é que lhe faltam sentimentos, os outros é que são bebês chorões.
5. Um Engenheiro não tem vida desorganizada, ele só tem um ritmo de vida particular.
6. Um Engenheiro não vê o mundo, ele o muda.
7. Um Engenheiro não é um orgulhoso arrogante, os humanos é que simplesmente não entendem isto.
8. Um Engenheiro não é um ser frio e calculista, ele simplesmente acha divertido passar por cima de pessoas comuns.
9. Um Engenheiro não é um problemático, os usuários é que não entendem nada.
10. Um Engenheiro não é um crítico, os erros das pessoas é que são muito evidentes.
11. Um Engenheiro não é um inútil para fazer tarefas diárias, é que os demônios gastam a sua valiosa energia em coisas tolas, e um esfregão não necessita um planejamento muito complexo, e nem pode ser configurado.
12. Não é que o trabalho os absorva, é que... Do que é que eu estava falando mesmo?
13. Um Engenheiro não comete erros, apenas testa os outros para ver se estavam prestando atenção!!
14. Não é que eles se acham grande coisa, é QUE ELES O SÃO!


Mas, lembrem-se, ser assim tão perto da perfeição tem os seus problemas, de forma que os que não são engenheiros não entendam estas almas tristes e torturadas entre a genialidade e a incompreensão.

Fonte: Toca do Calango

ebaH!

O ebaH! é o primeiro site de relacionamento acadêmico do Brasil para troca de informações e conhecimento entre usuários.
Quantas vezes você, estudante universitário, sem dinheiro para tirar cópias de apostilas e textos da faculdade naquele momento, ou sem tempo – ou mesmo com preguiça – de ir até a xerox, não pensou “Se esses arquivos estivessem na internet a minha vida seria muito mais fácil…”? Pois foi desse pensamento que surgiu o ebaH!.
O ebaH! é uma rede social voltada, exclusivamente, para o campo acadêmico, e tem como principal objetivo o compartilhamento de informações e arquivos entre estudantes e professores universitários.

O que você está esperando? Faça o seu cadastro e compartilhe o seu conhecimento agora!

Calculadora científica

Se você não é um profissional ou estudante da área de exatas, dificilmente terá contato com uma dessas. As calculadoras científicas são equipamentos dedicados a facilitar a vida de quem lida com cálculos complexos, especialmente pessoas da área de matemática, ciência e engenharia.
Diferentemente da calculadora financeira, que é destinada a um público mais específico, a calculadora científica está habilitada a realizar as funções mais comuns da matemática avançada, podendo ainda simular os resultados em gráficos 2D ou 3D, de acordo com o modelo.
Comparando com calculadoras simples, há ainda o diferencial do armazenamento: enquanto os modelos mais comuns não costumam guardar resultados e operações mais utilizadas, a maioria das calculadoras científicas pode ser programada para realizar uma função macro, ou seja, uma determinada conta definida pelo usuário.
Além disso, conta com outras funções como trigonometria, conversões de medidas, gráficos booleanos e outros recursos ligados a matemática, ciência, estatística e programação.
Em suma: uma calculadora científica é indispensável para quem quer acertar sempre nos cálculos ou conferir trabalhos – escolha uma boa marca e melhore seu desempenho acadêmico e profissional.

Para aqueles que ainda não sabem utilizar a calculadora científica um pequeno manual em pdf
E também uma calculadora científica para você utilizar do seu computador


Fonte: Lu explica

Você estuda!

Cálculo Diferencial e Integral também chamado de cálculo infinitesimal, ou simplesmente Cálculo, é um ramo importante da matemática, desenvolvido a partir da Álgebra e da Geometria, que se dedica ao estudo de taxas de variação de grandezas (como a inclinação de uma reta) e a acumulação de quantidades (como a área debaixo de uma curva ou o volume de um sólido). Onde há movimento ou crescimento e onde forças variáveis agem produzindo aceleração, o cálculo é a matemática a ser empregada. O cálculo foi criado como uma ferramenta auxiliar em várias áreas das ciências exactas. Desenvolvido por Isaac Newton (1643-1727) e Gottfried Leibniz (1646-1716), em trabalhos independentes. O Cálculo auxilia em vários conceitos e definições na matemática, química, física clássica, física moderna e economia. O estudante de cálculo deve ter um conhecimento em certas áreas da matemática, como funções, geometria e trigonometria, pois são a base do cálculo. O cálculo tem inicialmente três "operações-base", ou seja, possui áreas iniciais como o cálculo de limites, o cálculo de derivadas de funções e a integral de diferenciais.


Física aplicada é a Física entendida como suporte para uma tecnologia ou uso prático particular, como por exemplo em engenharia, ao contrário da investigação básica. Esta aproximação é semelhante a dada a matemática aplicada. A Física aplicada está enraizada nas verdades fundamentais e nos conceitos básicos das ciências físicas, mas está relacionada com uso de princípios científicos em aparelhos e sistemas práticos, e na aplicação da física em outras áreas da ciência. A "Física Aplicada" distingue-se da "Física Pura" por uma combinação de fatores como a motivação e a atitude dos investigadores e a natureza das relações para com a tecnologia ou a ciência que pode ser afetada pelo seu trabalho.

Geometria Analítica é uma parte da Matemática , que através de processos particulares , estabelece as relações existentes entre a Álgebra e a Geometria. Desse modo , uma reta , uma circunferência ou uma figura podem ter suas propriedades estudadas através de métodos algébricos .
Os estudos iniciais da Geometria Analítica se deram no século XVII , e devem-se ao filósofo e matemático francês René Descartes (1596 - 1650), inventor das coordenadas cartesianas (assim chamadas em sua homenagem), que permitiram a representação numérica de propriedades geométricas. No seu livro Discurso sobre o Método, escrito em 1637, aparece a célebre frase em latim "Cogito ergo sum" , ou seja: "Penso, logo existo".


Fonte: Wikipédia Cálculo e Física Aplicada

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Engenharia Mecânica. Você usa e nem sabe!

Considerado o curso mais antigo do país – foi criado há mais de cem anos –, a Engenharia Mecânica é um dos ramos da engenharia que mais empregam e oferecem possibilidades de ascensão tanto na indústria quanto na pesquisa. O engenheiro mecânico está sempre ligado a uma empresa, quer desenvolvendo projetos, quer trabalhando no planejamento, no desenho ou na execução de processos e equipamentos mecânicos e eletromecânicos, veículos automotores, eletrodomésticos, brinquedos, sistemas de produção e instalações industriais. Esta é a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos.

A engenharia mecânica é a aplicação de matemática e ciências básicas, principalmente física, na concepção, construção, análise, manutenção e operação de sistemas mecânicos. Sistemas mecânicos são constituidos por elementos físicos, construídos pelo homem ou presentes na natureza.

O profissinal de engenharia mecânica pode atuar de várias formas, tais como:
Máquinas e equipamentos:
Projetar e coordenar a fabricação de moldes para ferramentas, máquinas e dispositivos para testes de resistência mecânica.
Pesquisa e desenvolvimento:
Fazer protótipos de máquinas e realizar testes de produtos, para determinar modificações necessárias. Processos:
Pesquisar e desenvolver produtos e gerenciar as diversas etapas de sua fabricação.
Projeto:
Planejar e instalar linhas de produção e fazer adaptações nas já existentes.
Vendas técnicas:
Acompanhar a comercialização da produção e dar suporte técnico aos clientes.


O mercado de trabalho apresenta bastante oportunidades, principalmente nas montadoras de automóveis, fábricas de autopeças e de alumínio, assim como nas indústrias dos setores petroquímico, metalmecânico e de produção naval. Nesses casos, o profissional é empregado para trabalhos em projetos de linhas de produção, máquinas e equipamentos e em processos de manufatura. O bom do setor imobiliário, que tende a crescer entre 20 e 30% este ano, eleva a procura por especialistas em maquinário pesado, usado na construção de prédios e em obras em geral, e por equipamentos de refrigeração e energia, como geradores e turbinas hidráulicas. Outro ramo de atividade muito importante é o de manutenção de equipamentos de produção, no qual ingressam os especialistas em mecatrônica. O recém-formado também encontra oferta de emprego no setor aeronáutico.

Veja se você seria um bom engenheiro mecânico: Você seria um bom engenheiro mecânico?

Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Perfil - Leonel Brizola

Leonel de Moura Brizola nasceu em 22 de janeiro de 1922 no povoado de Cruzinha, que pertenceu a Passo Fundo (RS) até 1931, quando passou à jurisdição de Carazinho (RS). Seu pai, o lavrador José de Oliveira Brizola, morreu na Revolução Federalista de 1923, lutando nas tropas de Joaquim Francisco de Assis Brasil, que combatiam os republicanos de Borges de Medeiros.

Alfabetizado por sua mãe, Onívia de Moura Brizola, começou na escola primária em 1931, em Passo Fundo. Em 1936, matriculou-se no Instituto Agrícola de Viamão, perto de Porto Alegre, formando-se técnico rural em 1939. Nessa época, trabalhou como graxeiro numa refinaria em Gravataí (RS).
Em 1940, mudou-se para Porto Alegre e obteve emprego no serviço de parques e jardins da prefeitura. Para continuar seus estudos, matriculou-se no Colégio Júlio de Castilhos para fazer o curso supletivo. Em 1945, começou a cursar engenharia civil na Universidade do Rio Grande do Sul, formando-se em 1949.

Fonte: Folha OnLine

Imagem do Dia: Dilbert

Disponível em: Humor Corporativo

Newton brincando de esconde-esconde

NEWTON BRINCANDO DE ESCONDE-ESCONDE


Newton, Einstein, Pascal e Gauss estavam brincando de esconde-esconde. Einstein foi contar enquanto os outros se escondiam. Pascal saiu correndo e se escondeu atrás do sofá. Gauss se escondeu atrás da cortina. Newton demorou a ir se esconder. Olhou em volta, e decidiu tentar atrás do sofá.
Chegou lá, e lá já estava Pascal:
- Caí fora Newton, aqui já to eu!
Em seguida correu pra trás da cortina:
- Sai daqui Newton, já to aqui - disse Gauss.
Newton pensou: 'porra O que eu faço agora?'
Pensou um pouco e em seguida pegou um giz e desenhou um quadrado de 1x1 metro no centro da sala, e ficou em pé dentro dele.
Einstein terminou de contar e se virou. Logo viu Newton:
- 1,2,3 Newton pego!
Dai então Newton respondeu:
- Num to pego porra nenhuma, eu não sou Newton , sou Pascal!

Não entendeu? Clique aqui

Engenheiro elétrico NÃO! Engenheiro eletricista!

Engenheiro elétrico NÃO! Engenheiro eletricista! Afinal não é possível ligá-los na tomada! Brincadeiras a parte o engenheiro eletricista é aquele que está presente em todos os aspectos que envolvem a energia, desde a geração, a transmissão, o transporte e a distribuição até o uso nas residências e no comércio. Dessa forma o engenheiro eletricista pode atuar em áreas tais como:
Automação:
Projetar equipamentos eletrônicos destinados à automação de linhas de produção industrial.
Eletrônica:
Desenvolver circuitos eletrônicos para aquisição de dados (por exemplo, áudio, temperatura, umidade, pressão), transmissão de dados por rádiofreqüência, entre outros.
Eletrotécnica (potência e energia):
Planejar e operar sistemas elétricos, desde a geração até a transmissão e a distribuição de energia. Projetar e construir usinas, estações, subestações, redes de geração de energia e também máquinas elétricas. Ampliar e dar manutenção a redes de alta tensão.
Engenharia biomédica:
Especificar e gerenciar a utilização de equipamentos médico-assistenciais em hospitais, clínicas e laboratórios. Projetar, construir e fazer a manutenção de equipamentos.
Instrumentação:
Projetar e desenvolver equipamentos para realização de medidas, registro de dados e atuadores. Microeletrônica:
Projetar, fabricar e testar circuitos integrados (chips) para sistemas de computação, telecomunicações e de entretenimento, entre outros.
Telecomunicações:
Desenvolver serviços de expansão de telefonia e de transmissão de dados por imagem e som. Projetar e construir equipamentos para telefonia e comunicação em geral e de processamento digital de sinais.

A engenharia elétrica é o ramo da engenharia que lida com o estudo e a aplicação da energia elétrica e do eletromagnetismo e no que diz respeito à energia elétrica temos basicamente:
*Geração (usinas/fábricas geradoras hidrelétricas, termoelétricas, nucleares);

*A Transmissão ou o Transporte (linhas de transmissão de alta tensão) (AT) e extra alta tensão (EAT);
*A Distribuição e utilização nas residências, nas indústrias (controle e automação, máquinas elétricas, motores elétricos);
*Telecomunicações (telefonia fixa e celular, rádio, televisão, internet);
*Informática;
*Eletrônica.

O engenheiro eletricista é o profissional dedicado ao desenvolvimento e à aplicação de um conjunto de conhecimentos científicos necessários à pesquisa, ao projeto e à implementação de sistemas diversos utilizados para efetuar o processamento da energia elétrica e da informação na forma de sinais elétricos digitais e analógicos. Nesta prática, são considerados os aspectos de qualidade, confiabilidade, custo e segurança, bem como os de natureza ecológica e ética profissional.
O campo de trabalho é vasto e inclui empresas de energia elétrica e telecomunicações, escritórios de projetos e consultoria, firmas de montagem e manutenção de instalações elétricas e de telecomunicações, indústrias diversas e empresas comerciais de pequeno e grande porte, manutenção de equipamentos e componentes eletro-eletrônicos, hospitais, empresas de radiodifusão, informática etc.
As perspectivas quanto ao progresso do curso são boas e tendem a uma melhoria das oportunidades de trabalho, dada a grande demanda por serviços nessas áreas e aos grandes investimentos, públicos e privados, que serão feitos nos próximos anos, no campo da Engenharia Elétrica.

Outra coisa importante a se falar é que desde 2003, com a implatação do programa Luz para Todos pelo Ministério de Minas e Energia, cujo objetivo é iluminar áreas rurais de todo o Brasil, levar energia elétrica para 15 milhões de brasileiros, privados dessa comodidade, se tornou uma meta a ser cumprida e o engenheiro eletricista está diretamente ligado a isso.

O curso:
Prepare-se para enfrentar muito cálculo. O currículo começa com disciplinas básicas, como matemática, física e informática. As contas acompanham o aluno também nas aulas de economia e administração. A parte mais interessante fica por conta das aulas práticas e dos experimentos em laboratório, que costumam aparecer desde o início da graduação. A formação profissionalizante tem início no terceiro ano, com aulas de projetos de sistemas elétricos, materiais elétricos, sistemas digitais e eletromagnetismo, entre outras. O estágio é obrigatório e, geralmente, feito a partir do quarto ano. Duração média de 5 anos.




Outros nomes: Eng. de Prod. Eletromec.; Eng. de Prod. em Contr.e Autom.; Eng. Eletrôn.; Eng. Eletrôn. (com ênf. em autom. ind.);Eng. Eletrôn. (ênf. em autom. e contr.); Eng. Eletrôn. (ênf. em autom.e telecom.); Eng. Eletrôn. (ênf. em autom. ind.); Eng. Eletrôn.(ênf. em telecom.); Eng. Eletrôn. e de Comput.; Eng. Eletrôn. e deTelecom.; Eng. Eletrot.; Eng. Ind. Elétr.; Eng. Ind. Elétr. (autom.);Eng. Ind. Elétr. (eletrôn.); Eng. Ind. Elétr. (eletrôn./telecom.);Eng. Ind. Elétr. (eletrot.); Eng. Ind. Elétr. (telecom.)


Fonte: Wikipédia


Notícia bizarra!

A notícia é antiga, mas interessante o suficiente para ser postada. Estudantes de engenharia criam máquina que identifica e analida pum. Isso mesmo, uma máquina que analisa puns. Os estudantes da Universidade de Cornell nos Estados Unidos, Robert Clain e Miguel Salas, tiveram a ideia de criar a máquina depois de uma aula sobre como funcionam os bafômetros. Segundo eles a nota do pum, que vai de uma escala de zero a 10, é baseada em três critérios: cheiro, temperatura e som, sendo a temperatura a mais importante. A repostagem na integra pode ser encontrada no site da G1