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quarta-feira, 31 de março de 2010

Porque o engenheiro tem prestígio?

Por que o engenheiro tem prestígio?
O que executivos de áreas tão distintas como Henrique Meirelles, do Bank-Boston, Paulo Zotollo, da Nívea, Fernando Terni, da Intelig, e Maurício Botelho, da Embraer, têm em comum? Além de terem alcançado o topo mais alto de suas carreiras, os quatro são engenheiros. Coincidência? Longe disso. Competência eles, sem dúvida, já mostraram que têm de sobra, mas a formação em engenharia os ajudou a chegar aonde eles estão e lhes deu habilidades que muitos administradores sonham ter. "Eles sabem resolver problemas como ninguém", diz o headhunter Luis Carlos Cabrera, diretor da Panelli Mota Cabrera. "Na prática, isso quer dizer que não desistem de encontrar uma solução, não se contentam com os dados aparentes, têm uma ordem lógica para trabalhar".
Não é de hoje que os engenheiros estão fazendo carreira em grandes empresas. Trata-se de um fenômeno parcialmente explicado pelo fato de as faculdades de administração brasileiras serem relativamente recentes. "Por causa da disciplina e da visão de planejamento, eles sempre se saíram bem na alta cúpula das empresas", diz Paulo Helene, coordenador dos cursos de pós-graduação da Escola Politécnica de Engenharia, da Universidade de São Paulo. Dos 600 engenheiros formados todo ano pela Poli, uma das escolas mais conceituadas do país, quase metade vai trabalhar em áreas que, aparentemente, nada têm a ver com que estudaram na faculdade. Não é difícil encontrá-los em consultorias ou em grandes bancos. O mesmo acontece com cerca de 40% dos formados de outra escola de primeira linha do país: o Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), em São Paulo. A Michel Page, uma empresa inglesa de recrutamento, ajudou a contratar, no ano passado*, 5000 desses profissionais para cargos de gerência no mundo todo. A procura tem sido tanta que a consultoria criou recentemente uma divisão especial para atender à demanda por engenheiros.

O que eles têm que os outros não têm?
Mesmo com o prestígio que as escolas de administração ganharam nas últimas duas décadas, os formados em engenharia não saíram de cena. A partir dos anos 80, eles começaram a disputar espaço com os administradores, mas nem por isso perderam a força. "Em industrias que têm a engenharia como core business, eles sempre estiveram em alta", diz Oliver Lemaitre, diretor da Michel Page. Nos outros segmentos, o espaço passou a ser mais disputado depois da ascensão dos administradores, mas o prestígio não. O mercado continua precisando de gente que raciocine de maneira estruturada - e isso os engenheiros fazem como ninguém. "Essa habilidade falta em muitos administradores, que geralmente recorrem ao feeling", diz Carlos da Costa, diretor do Ibmec, em São Paulo. Que ninguém duvide que a intuição é uma arma poderosa na hora de tomar decisões. "Até hoje, a única pessoa que ganhou dinheiro unicamente com feeling foi o Morris Albert, que cantava aquela música Feelings", brinca Costa. Algumas competências dos engenheiros são perfeitas para quem ocupa postos de comando:
*Exatidão - engenheiros não lidam com margem de erro, aquela possibilidade de dar tudo errado. Ao olhar um problema, identificam todas as variáveis e questionam os dados até achar a resposta certa. Com eles, chute não tem vez.

*Lógica - quantos táxis há em Nova York? Quantas bolinhas de pingue-pongue cabem em um Boeing 737? Um engenheiro dificilmente perde a cabeça diante de perguntas como essas, típicas de entrevistas de recrutamento. "Antes de chegar a alguma conclusão sobre o todo, você quebra em pedacinhos, analisa cada um e então monta tudo e resolve a questão", diz o headhunter Ricardo Rocco, diretor da Russell Reynolds. Ele sabe o que está falando: é formado em engenharia mecânica e aeronáutica.

*Raciocínio analítico - engenheiros aprendem a pensar de maneira estruturada e têm capacidade de abstrair e criar fórmulas para chegar a uma resposta, mesmo com informações incompletas.

*Autodidatismo - pergunte a um engenheiro formado em uma escola de primeira linha sobre apostilas que ele usou no curso. "Do que é que você está falando?", ele deve responder. Uma característica marcante das boas faculdades de engenharia, que aparece também em escolas de outras áreas, é que os alunos não recebem nada mastigado, condensado em apostilas. "Eles precisam correr atrás da matéria, conseguir as informações sozinhos. Essa é uma das maiores contribuições da faculdade, diz o professor Roberto Nasser, coordenador de orientação vocacional do Colégio Bandeirantes, em São Paulo.

*Familiaridade com números - com tantas informações e dados ao alcance de todos, a capacidade de lidar com matemática e com estatística tornou fundamental para um bom gestor. "E os cursos de administração não oferecem esse conhecimento matemático avançado", diz Costa.

Além da engenharia
Como nada é perfeito e nenhum profissional é completo - ao menos quando sai da faculdade, engenheiros também precisam preencher lacunas em sua formação. Para o professor Helene, a principal falha é a fraca base humanística. Por isso é que o profissional de que estamos falando não pode parar de estudar. Administração, economia e psicologia são áreas recomendadas para quem quer ir além. Nesses cursos, é possível aprender técnicas de negociação, liderança e conhecimentos de marketing. Claro que características pessoais também estão em jogo. Uma pessoa tímida dificilmente vai mudar sua postura em algumas aulas. Fica difícil para qualquer profissional, até para um engenheiro, chegar à cúpula de uma empresa sem vender bem seu próprio peixe ou conseguir conversar de igual para igual com quem está abaixo do organograma. Há quem diga que isso também se aprende. Mas os engenheiros já descobriram que não é na faculdade.



*Matéria "O engenheiro que virou CEO" da revista VOCÊs.a. de setembro de 2001.

Esta matéria além do citado acima, relata a história do vice-presidente de vendas corporativas da Intelig (na época), Carlos Alberto Ferreira, que tem em sua formação o curso de engenharia elétrica e que em sete meses de trabalho os clientes corporativos pularam de 3 para 450.

Como treinar inglês em casa?


Todo mundo sabe que um inglês fluente é essencial para aqueles que pretendem seguir a carreira de engenheiro. Eis então uma maneira divertida de aprender Ingles, o site Subingles contem videos com as letras das musicas em ingles. Uma forma facil de aprender, até porque por vezes gostamos de uma música e surge-nos o interesse para conhecer o significado da letra. Boa oportunidade para se divertir e aprender em simultâneo. Clique no link abaixo para acessar o site

Subingles





Fonte: Portalis.co.pt

Malhar o cérebro faz bem!

Os passatempos vêm conquistando cada vez mais espaço em todo o mundo, como sinônimo de diversão educativa. Hoje, eles já são vistos como ferramentas importantes para o desenvolvimento do raciocínio e da concentração.
Em sala de aula, o exercício entra como tarefa para estimular o aprendizado. ” Passatempos desenvolvem habilidades físicas , intelectuais e afetivas, despretensiosamente”, observa Lino de macedo, do Instituto de Psicologia do Desenvolvimento da USP.
Passatempos são ótimos para exercitar o cérebro. E o melhor: sem estresse!!
As Palavras Cruzadas, que no Brasil têm por sinônimo as revistas Coquetel, fazem parte, ainda, do que os cientistas chamam de bain fitness( ou “malhação cerebral “).
Elas prometem aumentar a capacidade de adquirir conhecimento e reter memória. Para os pequenos pode ser mais interessante do que o vídeogame ou o computador. ” Ao fazer passatempos, eles percebem e aproveitam melhor o passo a passodo troféu que estão por receber”, diz Yara Groterra, do Centro de Inteligência da Criança Bureau Kids.
Estudos sugerem que os passatempos retardam o surgimento de doenças, como o mal de Alzheimer.
No entanto , muito antes de essas doenças chegarem, ” brincar” com passatempos pode ser uma das melhores coisas a se fazer.
Todo ser humano nasce com cerca de 100 Bilhões de neurônios e não ganha mais nenhum ao logo da vida. A melhor forma de tornar a mente mais esperta é exercitando esses neurônios.
Cada nova descoberta é transformada pelo cérebro em descarga elétrica e transmitida neurônio a neurônio até ser aramazenada.
Exercícios como o passatempos incentivam o cérebro a fazer essas ligações, ” sinapses”, entre as células nervosas.
Com os caminhos de informações ativos, é mais rápido fazer associações e cruzar dados armazenados na mente.
Esse tipo de exercício estimula a criatividade, favorece a memória , retarda o envelhecimento e contribui para a inteligência.


Fonte: Blog Insoonia - via: Revista 7 dias com você
Siga os passos:
1. Abra a calculadora do windows
2. Clique no menu da calculadora na opção Exibir
3. Mude para opção Científica
4. Agora digite 12237514
5. No canto superior esquerdo está selecionado Decimal (Dec)
6. Clique na opção Hexadecimal (Hex) e veja o que aparece escrito…

Alguém explica?





A explicação pode ser a mais simples do que se imagina!
Não tem nada a ver com algum tipo de bug na calculadora do windows. Se trata apenas do sistema hexadecimal. A calculadora do windowns trabalha com quatro sistemas de numeração. O sistema decimal (utilizado por nós e que compreende os algarismos de 0 à 9), o sistema binário (0, 1), o sistema octal (0, 1, ..., 7) e o sistema hexadecimal (0, 1, 2, ..., 9, A, B, C, D, E, F). Ao digitarmos o número 12237514 e selecionarmos a opção HEX, estamos convertendo o número do sistema decimal para o sistema hexadecimal.

Fonte: Blog Insoonia

segunda-feira, 8 de março de 2010

Imagem do Dia: Relógio do Engenheiro


Fonte: Fabio P.

Habilidades, atributos e qualidades de um Engenheiro

Dentre as várias habilidades, atributos e qualidades de um Engenheiro, podemos citar:
Conhecimento e compreensão:
» Conhecimento específicos (cálculo, física, química, etc.);

» Técnicas de Negócios e Gestão;
» Compreensão das responsabilidades profissionais e éticas;
» Compreensão do impacto das soluções de engenharia na sociedade;
» A consciência de relevantes questões contemporâneas;

Habilidades intelectuais/ O engenheiro deve ser capaz de apresentar:
» A capacidade de resolver problemas de engenharia, etc projeto de sistemas através do pensamento criativo e inovador;

» A capacidade de aplicar ferramentas matemáticas, científicas e tecnológicas;
» A capacidade de analisar e interpretar dados;
» A capacidade de manter uma abordagem teórica sólida para permitir a introdução de novas tecnologias;
» A capacidade de aplicar julgamento profissional, equilibrando as questões de custos, benefícios, segurança, qualidade, etc;
» A capacidade de avaliar e gerenciar riscos;

Habilidades práticas/ O engenheiro deve ser capaz de:
» Usar uma ampla variedade de ferramentas, técnicas e equipamentos (incluindo software) adequados à sua disciplina específica;

» Usar o laboratório e equipamentos de oficina para gerar dados valiosos;
» Promover, desenvolver e aplicar sistemas de segurança do trabalho;

Competências Gerais/ O engenheiro deve ser capaz de:
» Utilizar métodos de comunicão (escrita e oral) eficazes;
» Usar as Tecnologias da Informação de forma eficaz ;
» Gerenciar recursos e tempo;
» Trabalhar em uma equipe multi-disciplinar;
» Realizar a aprendizagem ao longo da vida para o desenvolvimento profissional contínuo

Qualidades/ O Engenheiro deve ser:
» Criativo, particularmente no processo de design;
» Analítico na formulação e soluções de problemas;
» Inovador, na solução de problemas de engenharia;
» Auto-motivado;
» Independente da mente, com honestidade intelectual, particularmente em relação às questões éticas;
» Entusiasmado, na aplicação do seu conhecimento, compreensão e habilidades no exercício da prática da engenharia;


Disponível em: pble.ac.uk

Verdades sobre os Engenheiros

Engenheiros acham perfeitamente normal gostar de Física, utilizam algum sistema operacional originalmente desconhecido, editam constantemente artigos na Wikipédia, usam chaveiros infantis, como os de Pokemon, zoam o seu coleguinha ou aquele emo do orkut, verificam a caixa de e-mail a cada 17 minutos e são capazes de armazenar cerca de quarenta e duas constantes matemáticas mas esquecem o aniversário da própria mãe.