Páginas

Qual tipo de material você procura no site?

Pesquise neste blog

sábado, 30 de janeiro de 2010

Perfil - Edward A. Murphy

Se é para falarmos sobre engenheiros famosos, por que não citar Edward A. Murphy? Nunca ouviu falar dele? Mas com certeza já deve ter ouvido falar sobre a "Lei de Murphy".

Major Edward A. Murphy Jr. (11 de janeiro de 1918 — 17 de julho de 1990) foi um engenheiro aeroespacial panamenho que trabalhou em sistemas de segurança-críticas e é mais conhecido pela Lei de Murphy que diz que "Se há mais de um modo de se fazer um trabalho, e um desses modos resultará em desastre, então alguém o fará". Isto não deve ser confundido com a Lei de Finagle. O próprio Murphy disse que estava se sentindo infeliz com as notícias da má interpretação da lei dele. Murphy considerou a lei como esclarecimento de um princípio fundamental de desígnio defensivo, em qual deveriam assumir sempre a pior dos acontecimentos. Murphy foi dito pelo filho dele ter considerado as muitas versões patéticas da lei, sendo " ridícula, trivial e errônea ", as tentativas malsucedidas dele para ter a lei levadas a sério, fazendo-lhe assim mais seriamente como uma vítima da própria lei dele.


Veja as famosas Leis de Murphy em Frases Famosas
Fonte: Wikipedia

O mundo sem Engenheiros

Já pensou em como seria um mundo sem engenheiros? Pois é, alguém pensou e o resultado disso você curte nessas divertidas imagens.

1 - Engenheiro Aeronáutico:
2 - Engenheiro Eletrônico:
   
3 - Engenheiro Mecânico:
 
4 - Engenheiro Civil:
 
5 - Engenheiro de Telecomunicações:
 
6 - Engenheiro da Computação:
Fonte: Palosos

Como saber se você é um engenheiro?

VOCÊ É UM ENGENHEIRO SE...
Você sabe calculo vetorial, mas não lembra como fazer uma divisão com virgula.
Você tem uma calculadora cientifica e conhece TODAS as suas funções.
Você já usou o AutoCAD para projetar uma pipa para o seu filho.
Você passa horas realizando o relatório de um experimento que durou alguns minutos.
Você tem um bichinho de estimação com o nome de um grande cientista.
Você ri de piadas sobre matemáticos.
Você considera qualquer curso não-científico "fácil".
Você não entende como algumas pessoas podem achar difícil programar um DVD.
Você assistiu "Apollo 13" e achou que os verdadeiros heróis foram os caras no "Controle da Missão".
Você assume que um "cavalo" é equivalente a uma "esfera" para facilitar os cálculos.
Uma criança de quatro anos lhe pergunta por que o céu e azul e você tenta explicar toda a teoria da absorção atmosférica.
Você vai a uma loja de informática e os vendedores não conseguem responder suas perguntas.
O que você mais gosta no Natal é montar os brinquedos das crianças.
Você já tentou consertar alguma coisa usando elásticos, clipes de papel e fita adesiva.
Seu PC vale mais do que um carro.
Você pode lembrar de 7 senhas de computador, mas não da data do aniversario da sua mãe.
Você sabe qual será o sentido de rotação da água quando puxar a descarga.
Você esta sendo processado pela Sociedade Protetora dos Animais por realmente ter realizado o experimento do Gato de Schrodinger.
Você SABE o que é o experimento do Gato de Schrodinger.
Você consegue digitar 70 palavras por minuto, mas não entende sua própria caligrafia.
Você já abriu alguma coisa "só para ver como é por dentro".
Você guarda peças de eletrodomésticos estragados.
Você assiste filmes de ficção cientifica e fica procurando cenas que estão cientificamente incorretas.
Você tem o hábito de estragar coisas tentando descobrir como elas funcionam.

Dica do: Pega o nerd

Engenheiro Civil: Projetando o futuro

Engenharia civil é o ramo da engenharia que projeta e executa obras como edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens e outras obras da engenharia hidráulica fluvial e da Hidráulica Marítima, assim como da engenharia sanitária. Os termos Construção civil e Engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a Engenharia sendo elas Civil e Militar. Cujo conhecimento por exemplo de Engenharia militar era destinada apenas aos militares e a Engenharia civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo, a Engenharia civil, que englobava todos as áreas, foi se dividindo, e hoje conhecemos vários divisões, como a elétrica, mecânica, química, naval, entre outras. Exemplos como Engenharia naval dão origem a construção naval, mas ambas eram agrupadas apenas na grande área da civil.

O engenheiro civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construção e/ou reabilitação (reformas) . Deve estudar as características dos materiais, do solo, incidência do vento, destino (ou ocupação) da construção. Com base nesses dados, desenvolve o projeto, dimensionando e especificando as estruturas, hidro-sanitárias e gás, bem como os materiais a serem utilizados.

Por possibilitar uma ampla variedade de atuação profissional, a Engenharia civil oferece ainda grande oportunidade aos seus profissionais, possibilitando que estes que se dediquem à boa formação acadêmica tenham sucesso posteriormente, na sua carreira.

Métodos
A engenharia civil utiliza, como ferramentas mais usuais, a computação, a matemática, a física, a química, e um conjunto de técnicas no desenvolvimento de suas atividades, entre as quais os modelos matemáticos e os modelos físicos nos mais diversos laboratórios de engenharia civil das diferentes modalidades. Além destas, aplica contribuições da administração e da economia. Trata-se de ciência aplicada, que incorpora contribuições de diversas áreas de conhecimento, de ciência básica, para alcançar sucesso em projeto, acompanhamento, e gerência de empreendimentos.

Na solução de problemas complexos, como aqueles associados a problemas de hidráulica, hidrologia, mecânica dos solos, mecânica dos fluidos, mecânica estrutural, de estruturas esbeltas e nanoestruturas a engenharia civil utiliza a modelagem computacional e a modelagem física.

O Mercado de Trabalho 
O mercado da engenharia civil vive um bom momento. Uma das alavancas para a profissão é o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, que abriu milhares de postos de trabalho na construção de estradas, aeroportos, moradias, infraestrutura e planejamento urbano. E a previsão para os próximos anos, apesar da atual crise financeira, é boa: com a Copa do Mundo de2014 se aproximando, a consequência natural é a criação de ainda mais empregos.Além de botar a mão na massa, gerenciando canteiros de obras, o engenheiro civil é solicitado para desenvolver atividades no escritório, fazendo cálculo de estruturas, elaborando orçamentos e planejamentos e desenvolvendo projetos. Órgãos públicos e ONGs que atuam em áreas relacionadas a saneamento básico e à infraestrutura em geral também têm portas abertas.











Fonte: Guia do Estudante
Wikipedia

Vídeos da net

Nada melhor que aproveitar o final de semana para sair, curtir com os amigos e OUVIR MÚSICA!!

esse é um dos meus hobbies favoritos e foi pensando nisso que trouxe esses vídeos musicais. As músicas não são tão boas, pelo menos não para dançar. Mas se o objetivo é dar muita, MUITA risada os vídeos vão mostrar que a criatividade dos engenheiros está a mil por hora!

Hino da Engenharia


I will derive!



Já dizia um velho sábio: "Existem dois tipos de pessoas, os engenheiros e os meros mortais" ( e não me perguntem quem foi que disse isso )

Engenharia Química: Impossível viver sem ela

A engenharia química é um ramo da engenharia que combina conhecimentos de química, biologia , física e matemática para projetar, construir, e operar plantas químicas de matérias-primas em produtos finais através de processos químicos, biológicos ou físicos, chamados de Operações Unitárias.

Numa definição mais formal, dada pelo American Institute of Chemical Engineers (AIChe), “Engenharia Química é a área/profissão que dedica-se à concepção, desenvolvimento, dimensionamento, melhoramento e aplicação dos Processos e dos seus Produtos. Neste âmbito inclui-se a análise econômica, dimensionamento, construção, operação, controle e gestão das Unidades Industriais que concretizam esses Processos, assim como a investigação e formação nesses domínios"

Esta área da engenharia está voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, bem como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose. Desenvolve produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias mais eficientes. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais. Pesquisa e implanta processos industriais não poluentes, de acordo a normatização e o desenvolvimento sustentável.
O trabalho do engenheiro químico é absorvido por vários segmentos, seja nas indústrias química, petroquímica e alcooquímica, seja na área de química fina para farmacêutica, na biotecnologia, na engenharia genética e na tecnologia de polímeros e outros materiais. A indústria automobilística é outra opção para quem pretende trabalhar com combustíveis. Entre as maiores empresas empregadoras estão Petrobras, Sabesp, Comgás, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e até o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, no qual há uma divisão de Engenharia Química.
  
Perfil do Engenheiro Químico:

O Engenheiro Químico deve ser um profissional apto a aperfeiçoar e elaborar novos métodos para fabricação de produtos químicos e outros produtos sujeitos a tratamento químico, projetar e controlar a construção, a montagem e o funcionamento de instalação e fábricas onde se realiza o preparo ou o tratamento químico, realizar investigações com o objetivo de verificar as diferentes etapas operacionais, as possibilidades de produção para fins comerciais e a maneira pela qual se podem reduzir os custos de produção e conseguir um melhor controle de qualidade, fiscalizar a montagem de instalações novas ou modificações de instalações já existentes, e inspecionar e coordenar atividades dos trabalhadores encarregados dos equipamentos e sistemas químicos.
Algumas da características de formação profissional são:
 *Formação abrangente, porém aprofundada. 
 *Sólida formação em ciências básicas (Matemática, Física e Química). 
 *Profundo conhecimento em Termodinâmica e Fenômenos de Transporte, que permita o domínio das Operações Unitárias, do Cálculo de Reatores, da Modelagem, da Simulação e do Controle de Processos (matérias que constituem o núcleo tradicional e fundamental da engenharia química e que fornecem a essência do conhecimento que não se torna obsoleto). 
 *Familiarização com as ferramentas de informática, inclusive linguagem de programação. 
 *Habilidade no trato das relações interpessoais, com atitude baseada na ética geral e profissional. 
 *Sólidos conhecimentos em Economia, Administração e Controle da Produção. 
 *Visão crítica e interdisciplinar, por intermédio de uma formação alicerçada nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

    Saiba mais sobre Engenharia Química no site da ABEQ - Associação Brasileira de Engenharia Química

    sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

    Perfil - Gustave Eiffel


    Alexandre Gustave Eiffel (Dijon, 15 de Dezembro de 1832 — Paris, 27 de Dezembro de 1923) foi um engenheiro francês que participou da construção da Estátua da Liberdade em Nova Iorque e da Torre Eiffel de Paris.

    De todos os projetos realizados por Eiffel destacam-se:

    * Galeria das Máquinas para a Exposição Universal de Paris (1867).
    * Viaduto de Garabit (1882), sobre o rio Truyère, no sul de França, considerada a ponte mais alta do mundo, na sua época, com 120m de altura.
    * O duomo do observatório de Nice.
    * A Ponte de D. Maria Pia na cidade do Porto.
    * Ponte dupla de Viana do Castelo em Portugal.
    * Ponte de Triana em Sevilha, Espanha.
    * O Palácio de Ferro em Luanda, Angola.

    Das suas construções mais conhecidas, salienta-se a estrutura metálica da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque (1886) e a Torre Eiffel.













    Fonte: Wikipedia

    O Engenheiro da computação



    A engenharia de computação, engenharia de sistemas de computação ou engenharia de computadores é um ramo da engenharia que combina a engenharia eletrônica e a ciência da computação. Focado no desenvolvimento e construção de computadores e seus periféricos, além de construir computadores, o engenheiro da computação é apto a desenvolver sistemas que interligam hardware e software, fabrica novas máquinas e equipamentos computacionais com a tecnologia necessária para cada setor.
    Esse novo tipo de profissional passou a ser exigido pelos avanços da informática e da ciência computacional. O profissional de engenharia da computação apresenta o seguinte perfil (de acordo com a Comissão de Especialistas de Ensino de Engenharia – CEEEng/SESU/MEC):

    "O Engenheiro de Computação é um profissional com formação plena em Engenharia, preparado em assuntos de Computação para especificar, conceber, desenvolver, implementar, adaptar, produzir, industrializar, instalar e manter sistemas computacionais, bem como perfazer a integração de recursos físicos e lógicos necessários para o atendimento das necessidades informacionais, computacionais e da automação de organizações em geral."

    No Brasil a maioria dos cursos de Engenharia de Computação surgiu como uma especialização do curso de Engenharia Elétrica, dando essa diferença do curso de Ciência da Computação. Enquanto em Ciência da Computação existe um foco mais específico em matemática computacional, desenvolvimento de software, complexidade de algorítmos, e bancos de dados, a Engenharia de Computação foca mais em hardware, e tecnologia das ferramentas base da computação, processos, automação, software embarcado, sistemas operacionais e compiladores.

    O engenheiro de computação deve desenvolver, durante sua formação, as seguintes competências e habilidades gerais:

    * capacidade de leitura, interpretação e expressão gráfica;
    * capacidade de síntese, aliada à capacidade de compreensão e expressão oral e escrita em língua portuguesa;
    * capacidade de conduzir e interpretar resultados de atividades práticas e experimentais.
    * capacidade de compreender os problemas administrativos, legais, sócio-econômicos, culturais e do meio ambiente.

    Além disso, o engenheiro de computação deve desenvolver, no decorrer do curso, as seguintes competências e habilidades específicas:

    * capacidade de conceber, analisar e desenvolver sistemas, produtos e processos nas áreas de software e hardware, utilizando modelos adequados;
    * capacidade de gerenciamento, operação e manutenção de sistemas e processos da Engenharia de Computação;
    * capacidade de planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos na área de Engenharia de Computação;
    * domínio de conceitos, tecnologias e ferramentas necessárias ao exercício da prática da Engenharia de Computação.


    O mercado de Trabalho
    A oferta de vagas para o profissional da engenharia da computação se encontra estável, e as perspectivas é de que se mantenham assim nos próximos anos. Na maioria dos casos o primeiro emprego surge através do estágio em uma grande empresa. As regiões Sul e Sudeste, principalmente o estado de São Paulo, são responsáveis pelo maior número de empregos, mas há vagas por diversos estados. Fora do eixo Rio - São Paulo, todos os estados necessitam de professores universitários na área. Para atuar no ensino superior, no entanto, é preciso ter pós-graduação.

    Fonte: Wikipedia

    A história das coisas

    História das coisas é um vídeo que fala de todo o processo existente desde a extração e produção até a venda, consumo e descarte dos produtos e de que forma o consumismo exagerado afeta a vida no planeta. É um documentário de 20 minutos que revela os problemas sociais e ambientais escondidos por trás dos nossos padrões de consumo. Além da crítica que o vídeo traz, que com certeza mudará sua forma de ver as coisas, esse pequeno documentário é uma boa dica para aqueles que apreciam um humor irônico e inteligente.


    Piadas para Engenheiros

    Em uma festa dos triângulos no prédio da matemática da USP estavam presentes o Cateto Adjacente, a Hipotenusa, o Ângulo Reto, o Seno, Cosseno, a Tangente, e quando chega o Cateto Oposto ele diz:

    — Nossa, Cotangente !


    Fonte: Os Vigaristas

    Desafio

    Desafio:
    Com base na figura abaixo, você consegue descobrir qual o desenho “A“, o valor “B” e o conjunto “C” ?



    Para ver a resposta clique aqui!
    Fonte: Sedentário e Hiperativo

    AutoCAD


    AutoCAD é um software do tipo CAD — computer aided design ou desenho auxiliado por computador - criado e comercializado pela Autodesk, Inc. desde 1982. É utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D). Além dos desenhos técnicos, o software vem disponibilizando, em suas versões mais recentes, vários recursos para visualização em diversos formatos. É amplamente utilizado em arquitetura, design de interiores, engenharia mecânica, engenharia geográfica e em vários outros ramos da indústria. O AutoCAD é atualmente disponibilizado apenas em versões para o sistema operacional Microsoft Windows, embora já tenham sido comercializadas versões para UNIX e Mac OS.

    A partir da versão R14 (publicada em 1997) potencializa a expansão de sua funcionalidade por meio da adição de módulos específicos para desenho arquitetônico, SIG, controle de materiais, etc. Outra característica marcante do AutoCAD é o uso de uma linguagem consolidada de scripts, conhecida como AutoLISP (derivado da linguagem LISP) ou uma variação do Visual Basic.

    Fonte: Wikipedia

    Experimente gratuitamente durante 30 dias o software de desenho e detalhe mais utilizado a nível mundial. - Só disponível para 32-bits.

    Aula AutoCAD 2D - Parte 1

    quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

    Winplot


    [gráficos feitos no winplot]

    O Winplot é um programa gráfico de propósito geral, inteiramente gratuito que foi desenvolvido pelo professor Richard Parris (ver foto), da Philips Exeter Academy, por volta de 1985.
    Escrito em C, chamava-se PLOT e rodava no antigo DOS. Com o lançamento do Windows 3.1, o programa foi rebatizado de "Winplot". A versão para o Windows 98 surgiu em 2001 e está escrita em linguagem C++.

    Comparado a outros softwares o Winplot tem as suas vantagens: fácil de usar, excelente para prototipações (permite montagens rápidas nas áreas em que pode atuar) e cabe num disquete!
    Além da versão original, em inglês, o winplot já possui versões em mais seis idiomas, entre elas o português, cujo trabalho de tradução ficou a cargo de Adelmo Ribeiro de Jesus (ver foto)
    Diferentemente de outros softwares gratuitos, o Winplot se encontra em permanente EVOLUÇÃO e os seus usuários podem contar com a assistência direta do seu criador.


    Fonte: Texto de Carlos César de Araújo, disponível em Matemática para Gregos e Troianos
    Para saber mais: Usando o Winplot de Sérgio Albuquerque
    Download no Baixaki

    Engenheiro de Produção: o engenheiro interdisciplinar


    A Engenharia de Produção se dedica ao projeto e gerência de sistemas que envolvem pessoas, materiais, equipamentos e o ambiente. Ela esta associada as engenharias tradicionais e vem ganhando preferência na escolha dos candidatos à engenharia, por ser a mais abrangente e genérica, englobando um maior número de conhecimentos e habilidades. É importante não confundir a engenharia de produção com administração de empresas, pois o aluno cursa as disciplinas básicas de química, física e matemática complementadas por um conjunto de matérias de engenharia, tais como materiais, desenho técnico, eletrotécnica, automação industrial, entre outros. A diferença está na profundidade em que esses assuntos são abordados. Na engenharia de produção as matérias estão mais voltadas para a realidade das indústrias. É o único profissional do mercado que consegue pensar nos problemas de uma forma global, não fragmentada (vide habilidades), pois conhece os diversos problemas industriais e a tecnologia necessária para resolvê-los.O engenheiro de produção tem como area específica de conhecimento os métodos gerenciais, a implantação de sistemas informatizados para a gerência de empresas, o uso de métodos para melhoria da eficiência das empresas e a utilização de sistemas de controle dos processos da empresa. Tudo o que se refere as atividades básicas de uma empresa tais como planejar as compras, planejar e programar a produção e planejar e programar a distribuição dos produtos faz parte das atribuições tipicas do engenheiro de produção. É por isso que o engenheiro de produção pode trabalhar em praticamente qualquer tipo de indústria.

    O mercado de trabalho
    As perspectivas são boas para o engenheiro de produção.Cerca de 70% das contratações são feitas por bancos, administradoras de cartão de crédito e empresas multinacionais. As 30% restantes partem de indústrias. No primeiro caso, o engenheiro de produção atua na gestão de carteiras e análise de investimentos de clientes bancários. No segundo, trabalha com logística, coordenação de produção e sistemas produtivos. Engenheiros com uma formação sólida também têm boas chances de seguir carreira no exterior.A maioria das vagas concentra-se no Sudeste, mais precisamente em São Paulo e no Sul. No Nordeste, o destaque é o pólo têxtil do Ceará.

    O que faz um engenheiro de produção?
    Pode atuar em várias áreas tais como:

    *Área de operações: execução da distribuição dos produtos, controle de suprimentos, ...
    *Área de planejamento: estratégico, produtivo, financeiro, ...
    *Área financeira: controle financeiro, controle dos custos, análise de investimentos.
    *Área de logística: planejamento da produção e da distribuição de produtos, ...
    *Área de marketing: planejamento do produto, mercados a serem atendidos, ...

    Competências do engenheiro de produção

    1. Ser capaz de dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de produzir, com eficiência e ao menor custo, considerando a possibilidade de melhorias contínuas;
    2. Ser capaz de utilizar ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões;
    3. Ser capaz de projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos, levando em consideração os limites e as características das comunidades envolvidas;
    4. Ser capaz de prever e analisar demandas, selecionar tecnologias e know-how, projetando produtos ou melhorando suas características e funcionalidade;
    5. Ser capaz de incorporar conceitos e técnicas da qualidade em todo o sistema produtivo, tanto nos seus aspectos tecnológicos quanto organizacionais, aprimorando produtos e processos, e produzindo normas e procedimentos de controle e auditoria;
    6. Ser capaz de prever a evolução dos cenários produtivos, percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competitividade;
    7. Ser capaz de acompanhar os avanços tecnológicos, organizando-os e colocando-os a serviço da demanda das empresas e da sociedade;
    8. Ser capaz de compreender a interrelação dos sistemas de produção com o meio ambiente, tanto no que se refere a utilização de recursos escassos quanto à disposição final de resíduos e rejeitos, atentando para a exigência de sustentabilidade;
    9. Ser capaz de utilizar indicadores de desempenho, sistemas de custeio, bem como avaliar a viabilidade econômica e financeira de projetos;
    10. Ser capaz de gerenciar e otimizar o fluxo de informação nas empresas utilizando tecnologias adequadas.

    Habilidades
    · Compromisso com a ética profissional;
    · Iniciativa empreendedora;
    · Disposição para auto-aprendizado e educação continuada;
    · Comunicação oral e escrita;
    · Leitura, interpretação e expressão por meios gráficos;
    · Visão crítica de ordens de grandeza;
    · Domínio de técnicas computacionais;
    · Domínio de língua estrangeira;
    · Conhecimento da legislação pertinente;
    · Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;
    · Capacidade de identificar, modelar e resolver problemas.
    · Compreensão dos problemas administrativos, sócio-econômicos e do meio ambiente;
    · Responsabilidade social e ambiental;
    · "Pensar globalmente, agir localmente";

    E para terminar um pequeno texto:
    "Para um motor fundido -> Engenheiro mecânico
    Para combustível alterado -> Engenheiro químico
    Para baterias descarregadas -> Engenheiro elétrico
    Para defeitos em softwares -> Engenheiro da computação

    Para todos os outros problemas -> Engenheiro de Produção..."


    Fonte: Texto de Ricardo Naveiro, Professor da UFRJ e Diretor Técnico da ABEPRO - GESTÃO 2004/ 2005, disponível no site da ABEPRO

    Imagem do dia: Erro de Engenharia

    Nada tão grave assim!




    Fonte:PandJango

    Engenheiro no inferno

    Um engenheiro morreu e foi aos portões do céu. São Pedro analisou sua ficha e disse:
    - Ah, mas você está no lugar errado. Aqui não pode ficar!
    E o engenheiro, então, desceu aos portões do inferno e lá foi admitido. Mal havia chegado, o engenheiro já estava insatisfeito com o nivel de conforto no inferno. Logo comecou a fazer projetos e várias obras e benfeitorias tomaram início. Pouco tempo depois, já havia no inferno ar-condicionado, banheiros reformados e escadas rolantes, e o engenheiro era um cara muito popular por lá.
    Um dia Deus chamou o Diabo ao telefone e disse ironicamente:
    - E então, como estao as coisas aí em baixo, no inferno?
    O Diabo respondeu:
    - Uma maravilha ! Tudo muito bem. Nós agora temos ar condicionado,
    banheiros reformados e escadas rolantes, e isso sem falar o que este engenheiro está planejando para breve.
    Do outro lado da linha, surpreso, Deus respondeu:
    - O que?!! Vocês tem um engenheiro ai? Isso é um engano, ele nunca deveria ter descido para o inferno. Mande-o subir aqui, imediatamente.
    O Diabo respondeu:
    - Sem possibilidade. Eu gostei de ter um engenheiro na equipe, e continuarei mantendo-o aqui.
    Deus, ja mais irritado, e em tom de ameaça:
    - Mande-o voltar aqui, ou Eu tomarei as medidas legais.
    O Diabo soltou uma gargalhada, e respondeu:
    - Tudo bem. E onde você irá conseguir um advogado?


    Fonte: Piadas do dia
    PS: ADOREI O FINAL!! HEHE

    O Jeito ENGENHEIRO

    Os dois vídeos a seguir contam a história de Dilbert, um personagem de tiras diárias criado por Scott Adams, que também teve um desenho animado, apresentado pela extinta Fox Kids.Dilbert tem 30 anos, é engenheiro e trabalha numa empresa californiana de alta tecnologia. Prefere os computadores às pessoas. Trabalha fechado em cubículos, veste roupas sem graça e a sua barriguinha revela as longas horas de trabalho sedentário. O primeiro vídeo mostra Dilbert ainda criança. Sua mãe preocupada com o comportamento "estranho" do filho decide levá-lo ao médico, descobrindo então que seu filho é portador do "jeito". Para aqueles que querem dar boas risadas vale a pena conferir.

    O Jeito Engenheiro


    O Engenheiro


    Fonte: Intercontinental Press

    quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

    O que faz um ENGENHEIRO?

    "Uma das carreiras mais procuradas em todos os vestibulares, o curso de engenharia exige sólida formação em exatas (matemática, física e química). É por meio dessa 'bagagem' que o profissional transforma recursos naturais em bens e serviços.

    Independentemente da área, a principal atividade do engenheiro é criar novas alternativas de desenvolvimento. Devido aos avanços tecnológicos, o curso passou a se fragmentar e estima-se existir pelo menos 30 tipos diferentes de especialidades em todo o país."

    A matéria de Fernando Tadeu Santas, da qual foram retirados os trechos acima e publicada na Folha Online em 10/10/2000 define o profissional de engenharia como o faz-tudo da área de ciências exatas.

    Nos próximos posts o blog do engenheiro trará informações sobre as principais áreas de atuação das engenharias.

    Charada do barco


    Um barco estava atracado a um cais, com a maré baixa e tinha uma escada com varios degraus, separados entre si por 10 cm, e a água estava ao nível do terceiro degrau a contar de baixo.

    Sabendo que eram 9 da manhã e que a maré subia à ordem de 30 cm por hora.

    A que degrau estaria a água às 16 horas quando atingisse a maré cheia?

    Imagem do dia: Prova de engenharia

    Bem sabem os estudantes de engenharia o quão difícil é resolver determinadas provas. A dificuldade na resolução de uma questão acabou virando um divertidíssimo e-mail que caiu no gosto popular e circulou pela internet durante todo o ano de 2003.

    Veja abaixo a tentativa de resolver a questão.



    Dica da:Folha Online

    Engenharia


    "Engenharia é tão-somente aplicação da física aliada ao bom-senso" [LUZ, Antônio Máximo Ribeiro da, Professor Emérito da UFMG (Belo Horizonte, MG, Brasil]

    Engenharia (do latim ingeniu = "faculdade inventiva, talento") pode ser definida como a ciência e a técnica que tem por objetivo aplicar os conhecimentos técnicos de uma determinada área do saber para produzir novas utilidades e/ou transformar a natureza.

    Várias são as áreas de atuação da engenharia e a cada dia que se passa novos ramos da engenharia vão surgindo. Em 29/06/09 o MEC anunciou uma mudança nos nomes dos cursos de graduação, entre eles, os cursos de Engenharia. De 258 nomenclaturas diferentes o nome dos cursos atuais serão reduzidos a 22.

    1. Engenharia Aeronáutica
    2. Engenharia Agrícola
    3. Engenharia de Agrimensura
    4. Engenharia de Alimentos
    5. Engenharia Ambiental
    6. Engenharia Civil
    7. Engenharia de Computação
    8. Engenharia de Controle e Automação
    9. Engenharia Elétrica
    10. Engenharia Eletrônica
    11. Engenharia Florestal
    12. Engenharia de Fortificação e Construção
    13. Engenharia Mecânica
    14. Engenharia Mecânica e de Armamento
    15. Engenharia de Materiais
    16. Engenharia de Minas
    17. Engenharia Metalúrgica
    18. Engenharia Naval
    19. Engenharia de Pesca
    20. Engenharia de Produção
    21. Engenharia Química
    22. Engenharia de Telecomunicações

    Fonte: Wikipédia

    terça-feira, 26 de janeiro de 2010

    Vídeos interessantes da net

    Você já deve ter se perguntado o que um engenheiro faz nas horas vagas. A resposta é simples. Como todo bom brasileiro, o engenheiro gosta mesmo é de uma cervejinha. A diferença está mesmo no jeito em que ele se serve... e é isso que o primeiro vídeo (1'32'') mostra. O segundo vídeo também é muito interessante. Aprenda em 1 min e 16 s como dobrar camisas de uma maneira bem prática.


    O que um engenheiro faz nas horas vagas?




    Aprenda a dobrar camisa com engenheiro

    Quiz: Que tipo de engenheiro você é?

    A Instituição Mauá fez um QUIZ focado nos estudantes de engenharia ou aos FUTUROS estudantes, o teste se chama: “Que tipo de engenheiro você é?”, respondendo algumas perguntas alternativas bem simples o QUIZ te retorna que tipo de profissional de engenharia você mais se enquadra.

    Para fazer o teste é simples. Basta acessar o link abaixo
    Que tipo de engenheiro você é?


    Dica do blog:
    Não Salvo!

    segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

    COISA DE ENGENHEIRO (ENGENHARIA)

    Como é bela a engenharia
    Como é linda essa ciência
    Que aumenta a inteligência
    Daquele que a desafia
    Quem nesse meio se cria
    Só mastigando equação
    Desenvolve aptidão
    Pra escapar de dilema
    E o buraco do problema
    Tapa com a solução!

    Nada é incompreensível
    Aos olhos dum engenheiro
    Desmonta e monta ligeiro
    Por increça que parível
    Se queimar, troca o fusível
    Se esquentar, baixa a pressão
    Se vazar, faz vedação
    Se travar, troca o sistema
    E o buraco do problema
    Tapa com a solução!

    Com uma calculadora
    Que já sabe até falar
    Só lhes falta inventar
    Uma invenção inventora
    Não há melhor professora
    Nas artes da inovação
    Do que essa profissão
    Que encara qualquer tema
    E o buraco do problema
    Tapa com a solução! Créditos: Jessé Costa e arrepare.blogspot.com

    Disponível em:Recanto das letras

    Post de inauguração


    No último domingo, 24 de Janeiro de 2010, tive um ideia. Lembrei de uma das aulas do professor de OLE (eu não lembro o nome dele), 1° semestre do curso de eng. de produção. Nessa aula ele comentou com a minha turma que não existia nenhuma revista no mercado específica da área de engenharia. Bom, não sei se isso é verdade, mas me ocorreu a ideia de fazer uma revista voltada para esse público. Não demorou muito para que a "revista" virasse na verdade um "blog". Afinal eu gosto de blogs e um blog é muito mais fácil de divulgar do que uma revista. É aquela velha história de juntar o útil ao agradável. Quando não estou estudando passo boa parte do meu tempo na internet e seria muito mais proveitoso se eu dedicasse esse meu tempo a uma atividade que além de me proporcionar prazer, contribuísse para meu desenvolvimento profissional.

    Gostaria que ficasse bem claro que no momento estou no 2° semestre do curso de Engenharia de Produção. Ainda não sei muita coisa sobre engenharia e acredito que seja justamente isso que faz a proposta desse blog interessante. Ele me forçará a estar sempre buscando coisas interessantes para nós, alunos de engenharia, aos quais eu dedico este blog.

    Também não quero, nem de longe, que esse blog se torne algo chato ou monótono. Por esse motivo é que além dos posts informativos, estarei sempre trazendo outras coisas que eu julgar interessantes.

    Desde já agradeço a todos que colaborarem com suas opiniões e sugestões e espero desenvolver um trabalho que agrade a maioria dos leitores.